Mostra ‘O Lápis Mais Criativo do Mundo’ reúne obras criadas a partir de esboços feitos à mão

Com entrada gratuita, a exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa reúne 40 obras exclusivas para mostrar que toda ideia tem o lápis como começo

Até 03 de abril de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

9h às 16h30

Grátis

Qual o limite da sua imaginação? Para mostrar que todo mundo é capaz de expressar sua criatividade e fazer coisas incríveis, a exposição “O Lápis Mais Criativo do Mundo”, promovida pela Faber-Castell, convocou um time de personalidades brasileiras para mostrar que toda ideia tem o mesmo começo: o lápis.

A partir dos esboços, os projetos idealizados por esses talentos criativos foram transformados em criações exclusivas que você pode conferir na mostra do Museu da Língua Portuguesa. A visitação acontece até o dia 3 de abril*, de terça a domingo, das 9h às 16h30, com entrada grátis. (*No dia 24 de março a mostra não estará aberta ao público)

A exposição “O Lápis Mais Criativo do Mundo” convocou um time de personalidades brasileiras para mostrar que toda ideia tem o mesmo começo: o lápis
Créditos: Allan Hipólito | Catraca Livre
A exposição “O Lápis Mais Criativo do Mundo” convocou um time de personalidades brasileiras para mostrar que toda ideia tem o mesmo começo: o lápis

Entre as preciosidades que você encontra por lá, estão os primeiros esboços de Bidu e Franjinha, da Turma da Mônica, criados pelo cartunista Maurício de Souza; os originais da música “Aquarela”, de Toquinho; a “Prece da Criatividade”, escrita pelo Padre Fábio de Melo; e uma escultura de 1,70m de altura, feita pelo artista Eduardo Srur com mais de 35 mil lápis de cor reciclados, do programa de reciclagem da Faber-Castell em parceria com a TerraCycle.

Tem muitas outras criações!

A exposição reúne 40 obras, além de experiências sensoriais e multimídia. Os trabalhos estão divididos basicamente em cinco núcleos: no espaço “O Lápis Mais Criativo do Mundo”, oito artistas e personalidades de diferentes áreas apresentam suas criações inéditas feitas a partir dos esboços a lápis. E, como trilha sonora ambiente, em cada peça dá para ouvir os sons coletados nos ateliês dessas feras.

Você vai conferir um vestido projetado pelo famoso estilista Alexandre Herchcovitch e uma luminária feita pelo designer Paulo Biacchi. E ainda tem obras de Pe. Fábio de Mello, Sig Bergamin, Carlos Ruas, Hanna Lucatelli, Maddu Magalhães e Studio Dalzotto.

Os trabalhos de pessoas criativas que causaram grandes impactos na nossa sociedade podem ser conferidos na área “O Lápis e as Invenções”. Lá estão objetos como a mochila-filtro, do projeto Água Camelo; e o poste de garrafa pet, da organização Litro de Luz.

Em seguida, no núcleo “Os Lápis que Fizeram História”, você encontra uma instalação multimídia em formato de livro digital, com rascunhos de grandes invenções mundiais. Tem um esboço do avião 14 Bis, de Santos Dumont; o manuscrito de “Missões Folclóricas”, de Mário de Andrade; o projeto do orelhão, criado por Chu Ming Silveira; entre outras obras.

Já no espaço “Os Lápis Fazendo Arte”, há obras de outros expoentes da comunidade artística. Entre elas, estão as criações do cartunista Maurício de Sousa, da artista plástica Regina Silveira, da drag queen amazônica Uýra Sodoma e do VJ Suave, um duo de artistas multimídias formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta.

Por fim, no ambiente “O EcoLápis Faber-Castell”, as pessoas vão aprender de forma bem lúdica como são produzidos  os lápis da marca, fabricados com madeira de reflorestamento. Os mais de 10 mil hectares de florestas mantidas pela empresa ainda absorvem mais de 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera. Legal, né?

E, para fechar esse rolê incrível, a mostra “O Lápis Mais Criativo do Mundo” ainda termina em um elevador interativo e ambientado com a música e o esboço original de “Aquarela”, de Toquinho, que marcou a trajetória da Faber-Castell.

Curtiu? Agora é só visitar a mostra e soltar a criatividade com a ajuda dos EcoLápis da Faber-Castell. Clique aqui para saber mais sobre essas maravilhas!