Mostra Reconto celebra histórias e tradições indígenas

Contadores de histórias compartilham lendas e mitos dos povos originários do Brasil e do Peru. Saiba tudinho:

25 de abril de 2021

Das 16h às 19h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Não vão faltar belas histórias para os pequenos conhecerem melhor as tradições orais dos povos indígenas do Brasil e do Peru. Isso porque a mostra Reconto – Cada qual no seu recanto reúne cinco contadores desses dois países para um encontro online no dia 25 de abril, das 16h às 19h. Os ingressos custam R$20 e são vendidos aqui.

Nova edição da Reconto – Cada qual no seu Recanto acontece no dia 25 de abril
Créditos: @recontocadaqualnoseurecanto/ Facebook
Nova edição da Reconto – Cada qual no seu Recanto acontece no dia 25 de abril

Idealizado pelo carioca José Mauro Brant e pela portuguesa Benita Prieto, o projeto é composto por rodas de histórias temáticas que promovem o encontro entre quatro contadores nacionais e um estrangeiro. Desta vez, a mostra tem um subtítulo: “Trilhas Indígenas”.

A convidada internacional da edição é a peruana Cucha del Águila. Nascida em Tingo María, ela já viveu em diferentes cidades da Amazônia peruana, sempre atenta às histórias contadas pela família e pelas pessoas ao seu redor. Além de participar de importantes encontros de contação de histórias, ela tem uma série de livros infantis publicados.

Ela faz uma parceria com Rosana Reátegui, peruana radicada no Rio de Janeiro e integrante do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. Desde o ano 2000, a artista pesquisa as narrativas femininas e manifestações das oralidades indígenas latino-americanas, o que resultou nos solos “Divinas y Humanas”, “Malinche” “Era uma vez lá no fundo do rio” e “Temperos de Frida”.

Ainda participam do encontro os cariocas Lucia Morais e Adilson Dias, além da goiana Ciça Fittipaldi. Não perca!

Essa edição do Reconto – Cada qual no seu recanto foi guiada pela história do “Caminho Peabiru”, o trajeto responsável por unir os povos indígenas desde a cidade de São Vicente (SP), até Cusco, no Peru.

Cada convidado conta três histórias, intercaladas com canções, parlendas e poemas. E, ao final, eles participam de um bate-papo e respondem perguntas do público.

Quer mais programinhas para curtir com a criançada? Olha estas dicas: