Mostra reúne fotos inéditas de Lampião, Maria Bonita e seu bando

A imagem acima compõe a mostra “Cangaceiros”, em cartaz na Mira Galeria de Artes

Cenas do dia a dia dos cangaceiros e de suas mulheres ganham uma exposição inédita na Mira Galeria de Arte, com 100 imagens e um registro audiovisual de 14 minutos do maior líder do cangaço, o Lampião. A mostra “Cangaceiros” pode ser visitada até dia 13 de fevereiro, de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 12h às 17h, com entrada Catraca Livre.

Com destaque para fotos de Benjamin Abrahão, o único fotógrafo autorizado por Lampião para fazer registros de imagens dele e de seu bando, a coleção apresenta ainda fotos feitas por Pedro Maia e Lauro Cabral de Oliveira, que fotografaram uma viagem de Lampião a Juazeiro do Norte em 1927, além de registros de fotógrafos anônimos.

Conhecidos por terem dominado o nordeste entre os séculos 19 e 20, os cangaceiros eram muito falados e temidos por seus feitos, porém, poucas imagens deles foram captadas. As fotos de Lampião e seu grupo, que compõem a exposição, foram feitas entre 1936 e 1937, e registram os dois últimos anos do bando.

Durante a mostra, os visitantes podem conferir e conhecer os costumes dos cangaceiros e de suas mulheres, como a alimentação, o vestuário, as danças, os esconderijos, e até a clássica imagem das cabeças cortadas dos sete líderes do bando, após sua dissolução pelas forças policiais.

Veja abaixo algumas fotos que integram a exposição:

Vai conferir a mostra? Então, tire uma foto, publique no seu Facebook ou Instagram, e marque a hashtag #ViNoCatraca.