CCBB SP projeta clássicos do cinema com trilha sonora de John Williams

Assista a filmões como "Indiana Jones", "Esqueceram de Mim", "Super Man", "Tubarão", "E.T." e muitos outros. Dá uma olhada nesse rolê:

Por: Redação

Até 15 de novembro de 2021

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Consulte a programação

Grátis

Sabe o que as icônicas trilhas sonoras de “Tubarão”, “Guerra nas Estrelas”, “Harry Potter” e “Superman: o Filme” têm em comum? A primeira coisa é que todas foram criadas por John Williams, um dos maiores compositores do cinema! E a segunda é que você vai poder assistir a esses e outros clássicos na mostra Sonora: John Williams.

Em cartaz no CCBB SP, a mostra conta com 27 filmões, que são exibidos entre 20 de outubro e 15 de novembro, de quarta a segunda-feira, com duas sessões por dia (consulte aqui a programação). Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria, com uma hora de antecedência.

“Jurassic Park” é uma das preciosidades exibidas na mostra Sonora John Williams
Créditos: divulgação - Sinny Assessoria e Comunicação
“Jurassic Park” é uma das preciosidades exibidas na mostra Sonora John Williams

#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Para quem ama um belo clássico popular a dica é aproveitar para rever “Esqueceram de Mim”, “Indiana Jones”, “Jurassic Park”, “E.T. – O Extraterrestre”, “Star Wars – O Império Contra-ataca”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, além das outras pérolas já mencionadas acima.

Agora, se sua pegada é um filminho mais raro, a pedida é o drama  “O Massacre de Rosewood”, que trata de um atentado racista em 1923 na comunidade de Rosewood, na Flórida. Parte da população negra foi assassinada por homens brancos da cidade vizinha, por conta de uma falsa alegação de uma mulher que foi espancada pelo marido e disse ter sido agredida por um homem negro.

“O Massacre de Rosewood” é a triste história de um atentado racista nos EUA
Créditos: divulgação - Sinny Assessoria e Comunicação
“O Massacre de Rosewood” é a triste história de um atentado racista nos EUA

Outra dessas preciosidades é o romance policial “Como Roubar Um Milhão de Dólares”, no qual Nicole Bonnet, filha de um falsificador de obras de arte, pede ajuda de um desconhecido para roubar uma estátua de um museu. Ela faz isso para impedir que seu pai vá para a cadeia por ter emprestado a obra de arte à instituição sem saber que ela teria sua autenticidade verificada.

Já o drama “As Cinzas de Ângela” acompanha uma família que decide se mudar de Nova York para Cork, na Irlanda. Angela, seu marido beberrão e os filhos sabem apenas que a cidade onde está seu novo lar é conhecida como um lugar onde não há trabalho e as pessoas morrem de fome.

John Williams também criou o tema clássico de Super-Homem!
Créditos: divulgação - Sinny Assessoria e Comunicação
John Williams também criou o tema clássico de Super-Homem!

Se você ficou a fim de se deixar embalar pelas composições de John Williams em aventuras, suspenses e óperas espaciais, basta se programar aqui no site e curtir o rolê. Depois de passar por SP, a mostra migra para as unidades do CCBB no Rio de Janeiro e Brasília.

Colecionador de Oscar

A carreira de John Williams merece mesmo homenagem! Com quase 90 anos de idade e sete décadas dedicadas à composição para cinema, ele é o artista vivo com mais indicações ao Oscar: são 52 no total – e em seis delas ele levou o troféu pra casa.

Nascido em Nova York (EUA),  em 8 de fevereiro de 1932, Williams começou seus estudos musicais ainda criança. Ele frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e estudou com o compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco. Depois de servir a Força Aérea americana, ele se matriculou na conceituada Juilliard School.

O filme de Harry Potter, o bruxo mais amado do mundo, também ganhou trilha sonora de John Williams
Créditos: reprodução
O filme de Harry Potter, o bruxo mais amado do mundo, também ganhou trilha sonora de John Williams

E o mais impressionante é que ele está em atividade até hoje! Seus trabalhos mais recentes são composições para as séries de animação “Jurassic World: Acampamento Jurássico” (2020) e “Star Wars: The Bad Batch” (2021).

Além da seleção de filmes, a mostra conta com atividades complementares. A primeira delas é um debate, no dia 4 de novembro, transmitido pelas redes do CCBB, que discute a relação entre música e cinema. Já nos dias 10 e 11, acontece uma oficina via Zoom sobre a obra de John Williams (inscreva-se aqui). Ambos os eventos contam com interpretação em LIBRAS.

Quer mais sessão pipoca? Olha esta dica: