Movimento Punk é homenageado em exposição no Sesc

Se prepara, porque o Sesc Consolação recebe uma exposição bem punk (perdão o trocadilho)!

Até 05 de março de 2019

Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado

De segunda a sexta, das 10h30 às 21h30;

Aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30

Grátis

Com curadoria de Alexandre Cruz “Sesper”, artista plástico e vocalista da banda Garage Fuzz, o Sesc Consolação recebe a mostra “Não Temos Condições de Responder a Todos”, que reúne diversos materiais gráficos originais dos anos 1980 e 1990.

Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no Sesc
Créditos: Alexandre Cruz
Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no Sesc

No período, a comunicação entre bandas, gravadoras e fãs acontecia por meio de cartas e fanzines, o que era vital para a divulgação de muitos artistas.

A frase que dá nome à exposição punk foi escrita por Marcilio Lopes, publicada no fanzine “Crude Reality”, que remete à realidade vivida no final dos anos 1980, quando o volume de cartas recebidas era absurdamente alto e impossível de ser respondido.

Sem os canais e as tecnologias atuais, todo conteúdo produzido pelas “bandas de quartos e garagens” como fitas, discos, adesivos, pôsteres, VHS, fotos, fanzines e camisetas, circulavam por meio de correspondência. Para muitos, essa foi a primeira “rede social” existente, além de um rico intercambio de conteúdo audiovisual.

Neste contexto, durante as décadas de 1980 e início de 1990, as cartas (e todos os outros volumes enviados, que estarão expostos) desempenharam o papel do atual “door to door”, onde uma transportadora retira o produto no fornecedor e entrega ao consumidor final.

Dá até pra dizer que elas foram a versão física e original de plataformas como YouTube, Facebook e Spotify, responsáveis por reescreverem nossa história de como consumir música e informação.

DIY Punk

Na exposição, o público vai poder “colocar a mão na massa” e produzir itens semelhantes aos da época, orientados por profissionais, criando uma interação visitante/exposição. Palestras e shows de bandas reconhecidas no cenário punk nacional e internacional também estão programados, mas nenhum nome foi divulgado pelo Sesc Consolação.

A mostra “Não Temos Condições de Responder a Todos” fica em cartaz de 25 de janeiro a 5 de março, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30. A entrada é gratuita.