Movimento Punk é homenageado em exposição no Sesc

Se prepara, porque o Sesc Consolação recebe uma exposição bem punk (perdão o trocadilho)!

Por: Redação
Até
05
de março 2019
Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado
De segunda a sexta, das 10h30 às 21h30;
Aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30

Com curadoria de Alexandre Cruz “Sesper”, artista plástico e vocalista da banda Garage Fuzz, o Sesc Consolação recebe a mostra “Não Temos Condições de Responder a Todos”, que reúne diversos materiais gráficos originais dos anos 1980 e 1990.

cartaz Grude Reality
Crédito: Alexandre CruzFanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no Sesc

No período, a comunicação entre bandas, gravadoras e fãs acontecia por meio de cartas e fanzines, o que era vital para a divulgação de muitos artistas.

A frase que dá nome à exposição punk foi escrita por Marcilio Lopes, publicada no fanzine “Crude Reality”, que remete à realidade vivida no final dos anos 1980, quando o volume de cartas recebidas era absurdamente alto e impossível de ser respondido.

Sem os canais e as tecnologias atuais, todo conteúdo produzido pelas “bandas de quartos e garagens” como fitas, discos, adesivos, pôsteres, VHS, fotos, fanzines e camisetas, circulavam por meio de correspondência. Para muitos, essa foi a primeira “rede social” existente, além de um rico intercambio de conteúdo audiovisual.

rapaz confeccionando cartazes
Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no SescAlexandre Sesper
calvin, de calvin e haroldo, é destaque de um cartaz punk
Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no SescAlexandre Cruz
cartaz Grude Reality
Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no SescAlexandre Cruz
cartaz black flag
Fanzines, cartazes e outros materiais gráficos de bandas punk dos anos 1980 e 1990 são exibidos em mostra no SescAlexandre Cruz

Neste contexto, durante as décadas de 1980 e início de 1990, as cartas (e todos os outros volumes enviados, que estarão expostos) desempenharam o papel do atual “door to door”, onde uma transportadora retira o produto no fornecedor e entrega ao consumidor final.

Dá até pra dizer que elas foram a versão física e original de plataformas como YouTube, Facebook e Spotify, responsáveis por reescreverem nossa história de como consumir música e informação.

DIY Punk

Na exposição, o público vai poder “colocar a mão na massa” e produzir itens semelhantes aos da época, orientados por profissionais, criando uma interação visitante/exposição. Palestras e shows de bandas reconhecidas no cenário punk nacional e internacional também estão programados, mas nenhum nome foi divulgado pelo Sesc Consolação.

A mostra “Não Temos Condições de Responder a Todos” fica em cartaz de 25 de janeiro a 5 de março, de segunda a sexta, das 10h30 às 21h30; e aos sábados e feriados, das 10h30 às 18h30. A entrada é gratuita.

1
5 blocos incríveis para curtir o Carnaval de rua no Rio
Carnaval está aí e é chegada a hora da gente decidir quais blocos nós vamos arrasar as nossas fantasias, confetes, …
2
5 blocos incríveis para curtir o carnaval de rua de SP
O Carnaval está aí! É chegada a hora de escolher os blocos para arrasar na passarela das ruas, ostentando fantasias, …
3
BH: Jetiboca tem café incrível a R$ 3, pão de queijo e muito amor
Um dos lugares mais incríveis e inusitados no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é o Mercado Novo. Há …
4
3 trilhas no Rio com vistas de tirar o fôlego
Esse vídeo é para os amantes de ecoturismo, ou mesmo para quem quer começar a fazer trilhas e se conectar …
5
Parque da Pedra Branca no RJ: a maior floresta urbana do país
Pega um calçado confortável, passar protetor e repelente e Colaí nessa caminhada pelas trilhas do Parque da Pedra Branca, a …
6
Roteiro zen para fugir do caos de SP
Viver em SP é estar sempre ligadão no 220. Mas é legal dar uma freada no corre corre, né não?Colaí …
7
3 rolés pra curtir no Baixo Tijuca no Rio de Janeiro
A região do Baixo Tijuca tem muito o que oferecer quando o assunto é cerveja gelada!Colaí que eu tenho as …
8
Arena Digital de Curitiba: cinema e planetário no mesmo lugar
Ver as estrelas, mergulhar no fundo do mar, conhecer de pertinho todo o sistema solar. Tudo isso é possível em …