Imagem do Topo

MUMBI realiza evento para homenagear o samba paulista

Dia especial tem exibição do documentário “Batuque Paulista”, bate-papo com os diretores Thaís Lopes e Lucas Pena e festa

Por: Redação Comunicar erro

Os amantes de um bom samba têm um encontro marcado no MUMBI – Museu de Memória do Bixiga no dia 11 de agosto, a partir das 17h: o evento Novas Memórias: narrativas do samba paulista. E o melhor de tudo: a entrada é no esquema pague quanto puder e a renda é revertida para a manutenção e preservação do espaço.

Fachada do MUMBI
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaO MUMBI - Museu Memória do Bixiga foi inaugurado em 1981 em uma casa que pertenceu a um imigrante italiano
Placa instalada na faixada, com as inscrições
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaA cantina que funcionava no MUMBI recebia parte da boemia do Bixiga
Foto de time de futebol
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaAcervo do MUMBI tem cerca de 10 mil fotos e documentos
bicicleta antiga
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaDepois do processo de reforma, MUMBI pretende renovar seu acervo com novas doações de objetos e fotos
Mesa e cadeira de estudantes
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaMesa escolar faz parte do acervo do Mumbi
conjunto de bules
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaAtrás do MUMBI também funcionava uma cantina
Projetor de vídeo antigo
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaAs peças do MUMBI foram doadas pelos moradores do Bixiga
Acervo do MUMBI tem cerca de 10 mil fotos e documentos
Crédito: Bruno Motta - Agência FáticaAcervo do MUMBI tem cerca de 10 mil fotos e documentos

A exibição do documentário “Batuque Paulista”, de Thaís Lopes e Lucas Pena, às 18h, dá início à festança. O longa apresenta a trajetória do samba paulista, do rural ao urbano. Após a projeção, a diretora Thaís e o historiador Bruno Baronetti conversam com o público.

Depois, às 20h, Bruno Baronetti realiza uma discotecagem temática: “Os Bambas no Samba de São Paulo”. Com originais em LP e 78 rpm, o DJ relembra clássicos de Henricão, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini, Noite Ilustrada, Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca, Talismã, Carlão do Peruche e Toniquinho Batuqueiro.

Para encerrar a celebração, às 22h, o som transita por Soul e Black Music Brasileira. Ao longo do evento, o público pode aproveitar os comes e bebes.

Sobre o MUMBI – Museu de Memória do Bixiga

Com o objetivo de ressaltar a diversidade no bairro do Bixiga e preservar sua história, o MUMBI – Museu Memória do Bixiga reabriu suas portas em 2017, depois de mais de uma década fechado, e começou um longo processo para restauração e renovação de seu acervo.

A instituição reúne 10 mil fotos e documentos dos antigos moradores do bairro e aproximadamente 1.900 objetos, como uma sapatilha que pertenceu a Carmen Miranda, um chapéu e uma gravata-borboleta de Adoniran Barbosa e itens da Vai-Vai.

Para visitar o espaço, é preciso agendar uma visita pelo e-mail contato@mumbi.org.br.