MUMBI realiza evento para homenagear o samba paulista

Dia especial tem exibição do documentário “Batuque Paulista”, bate-papo com os diretores Thaís Lopes e Lucas Pena e festa

11 de agosto de 2018

Das 17h às 23h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Pague quanto puder

Os amantes de um bom samba têm um encontro marcado no MUMBI – Museu de Memória do Bixiga no dia 11 de agosto, a partir das 17h: o evento Novas Memórias: narrativas do samba paulista. E o melhor de tudo: a entrada é no esquema pague quanto puder e a renda é revertida para a manutenção e preservação do espaço.

A exibição do documentário “Batuque Paulista”, de Thaís Lopes e Lucas Pena, às 18h, dá início à festança. O longa apresenta a trajetória do samba paulista, do rural ao urbano. Após a projeção, a diretora Thaís e o historiador Bruno Baronetti conversam com o público.

Depois, às 20h, Bruno Baronetti realiza uma discotecagem temática: “Os Bambas no Samba de São Paulo”. Com originais em LP e 78 rpm, o DJ relembra clássicos de Henricão, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Demônios da Garoa, Paulo Vanzolini, Noite Ilustrada, Geraldo Filme, Osvaldinho da Cuíca, Talismã, Carlão do Peruche e Toniquinho Batuqueiro.

Para encerrar a celebração, às 22h, o som transita por Soul e Black Music Brasileira. Ao longo do evento, o público pode aproveitar os comes e bebes.

Sobre o MUMBI – Museu de Memória do Bixiga

Com o objetivo de ressaltar a diversidade no bairro do Bixiga e preservar sua história, o MUMBI – Museu Memória do Bixiga reabriu suas portas em 2017, depois de mais de uma década fechado, e começou um longo processo para restauração e renovação de seu acervo.

A instituição reúne 10 mil fotos e documentos dos antigos moradores do bairro e aproximadamente 1.900 objetos, como uma sapatilha que pertenceu a Carmen Miranda, um chapéu e uma gravata-borboleta de Adoniran Barbosa e itens da Vai-Vai.

Para visitar o espaço, é preciso agendar uma visita pelo e-mail contato@mumbi.org.br.