CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Museu da Imigração convida você para uma viagem no tempo

Que tal conhecer um pouco mais sobre seus antepassados durante a quarentena?

Por: Redação
Crédito: Vanessa Canoso/ Governo do Estado de SPMuseu da Imigração de São Paulo

O Museu da Imigração de São Paulo liberou o acesso online de duas exposições e 250 mil imagens de seu acervo digital para você conhecer e aprender um pouco mais sobre o processo de imigração brasileiro. É um verdadeiro convite para fazer uma viagem no tempo sem sair de casa!

Entre as exposições online do Museu da Imigração, está “O Caminho das Coisas”, fruto do projeto “Encontros com o Acervo”, que desde 2011 promove o diálogo entre a equipe do museu com antigos doadores, representantes de comunidades e membros de instituições parceiras.

A mostra apresenta ao público a experiência de redescobrir as histórias de algumas peças da coleção da instituição e entender suas origens. Para conferir essa exposição, clique aqui.

Desembarque de imigrantes na estação da Hospedaria de Imigrantes do Brás acervo online museu da imigração
Crédito: Divulgação/Museu da ImigraçãoDesembarque de imigrantes na estação da Hospedaria de Imigrantes do Brás, atual Museu da Imigração de SP

PROGRAMAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES PARA DIVERTIR OS PEQUENOS NA QUARENTENA

A segunda mostra é “Viagem, sonho e destino”,  disponibilizada no Google Arts & Culture neste link. No passeio virtual, é possível conhecer histórias sobre aqueles que contribuíram para a construção de São Paulo e acompanhar o trajeto dos imigrantes que vieram pelo porto de Santos, os primeiros serviços de acolhida e os usos do edifício, antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás.

Por meio dos caminhos percorridos e registrados por coleções fotográficas e de histórias orais, a exposição mostra um pouco das experiências de vida ocorridas ali mesmo, no atual Museu da Imigração, e no trajeto até a chegada ao Brasil.

binóculo usado na primeira guerra mundial museu da imigração online
Crédito: Acervo Museu da ImigraçãoSegundo a doadora, Eva Maria Augusta Boeckh Haesbish, este binóculo é da época da Primeira Guerra Mundial

Se você está a fim de se debruçar sobre os detalhes dos registros daqueles que passaram pela Hospedaria de Imigrantes do Brás, vale a pena conferir o acervo digital do museu neste link, que conta com mais de 250 mil fotos, cartões postais, cartas e até a relação de imigrantes que chegaram no Brasil entre 1888 e 1965. Será que você vai encontrar algum parente?

Para entender como funciona a pesquisa do acervo, o Museu da Imigração disponibiliza neste link um e-book, com um passo a passo para auxiliar a busca.

Quer mais dicas culturais pra aproveitar na quarentena? Se liga na Agenda Catraca Livre:

Compartilhe: