Museu de Arte do Rio oferece entrada gratuita durante um mês

Exposições, espaço imersivo, shows e mais atrações podem ser vistos de graça no MAR até 25 de junho

Por: Redação Comunicar erro
Até
25
de junho 2019
Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo
Terça, das 10h às 19h
Quarta a domingo, das 10h às 17h

Olha a boa, galera: de 25 de maio a 25 de junho, o MAR (Museu de Arte do Rio) abre suas portas sem cobrar ingresso! A entrada é totalmente gratuita para você visitar os dois prédios da Praça Mauá, conferir as exposições “O Rio dos Navegantes”, “Mulheres na Coleção MAR” e “Rosana Paulino: a costura da memória”, a instalação audiovisual “FLUXO” e outras atrações que acontecem durante todo o mês.

No dia 25 de maio, o museu funciona em horário especial, das 16h às 20h, e promove diversas atrações: abertura da mostra principal de 2019 e do seu primeiro espaço de imersão (16h), Show “Pra Gira Girar: uma homenagem aOs Tincoãs”, com participação especial de Mateus Aleluia (19h); e um pocket show da diva Teresa Cristina, que canta Paulinho da Viola (20h).

MAR - Museu de Arte do Rio
Crédito: DivulgaçãoExposições, sala imersiva e mais atrações podem ser conferidas no MAR de graça até o dia 25 de junho!

A Catraca Livre te conta mais um pouco do que rola por lá até o fim de junho:

Principal exposição do MAR em 2019, “O Rio dos Navegantes” traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e por aqui viveram. Estão reunidas 550 peças históricas e contemporâneas, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações, objetos, documentos, esculturas…

Exposição O- RIO DOS NAVEGANTES - Obra de Pierre Verger Sem título [Morro Copacabana Rio de Janeiro 1946
Crédito: Daniela Paoliello/Divulgação‘O Rio dos Navegantes’ apresenta obras históricas e contemporâneas
A mostra convida o público a refletir sobre os modos de vida que formaram o Rio, a relação entre cariocas e visitantes, a miscigenação, as formas de uso e democratização do espaço público, e os conflitos geográficos, linguísticos, culturais, econômicos e políticos que estão presentes na cidade desde o século XVI.

A maior individual de Rosana Paulino já realizada no Brasil chega ao Rio com 140 obras, produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery,  a mostra reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira.

Os trabalhos, feitos entre 1993 e 2018, mostram que sua produção tem abordado situações decorrentes do racismo e dos estigmas deixados pela escravidão.

A mostra apresenta um recorte de obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras  que integram o acervo do museu. Estão presentes nomes como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Regina Silveira, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.

A curadoria foi realizada a partir de um processo colaborativo que envolveu mulheres de todos os setores do MAR, entre seguranças, recepcionistas, produtoras, auxiliares administrativas e de serviços gerais, advogadas, jornalistas, designers, museólogas e gestoras.

No dia 25, também é inaugurado o primeiro espaço imersivo do MAR. A instalação de estreia, “FLUXO”, é uma experiência sensorial que explora o movimento contínuo, fluido, espontâneo. Ao entrar na sala escura, o visitante percebe que suas pegadas criam rastros que o conectam a um núcleo onde imagens e sons inspirados na exuberante natureza do Rio surgem de todos os lados. Constelações, águas, tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para outro espaço-tempo, fora da história, livre de começos, meios e fins.

Não para por aí: visita guiada, cursos, oficinas, seminários e outros encontros também estão na programação do mês. Confira tudinho!