Museu de Réplicas: passeio baratinho e diferentão na zona oeste

Olha que maneiro esse rolé! Tem miniaturas do Vaticano, castelos, catedrais e vários outros monumentos históricos

Por: Redação

Você procura de um programa diferentão na Cidade Maravilhosa? Com cerca de 500 miniaturas, o Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro pode ser esse rolé.

O acervo pode ser visitado diariamente em um passeio completo pelo Sítio São Pedro de Guaratiba, também conhecido como Capela Magdalena, na zona oeste.

réplica da Catedral de Chartres
Crédito: Divulgação - site oficial do Sítio São Pedro de GuaratibaRéplica da Catedral de Notre-Dame de Chartres é um dos destaques do museu

A visita começa com um tour pelo sítio, guiado pelo maestro Roberto de Regina, um médico aposentado que cria as réplicas e mantém o lugar. Ele apresenta os jardins e as belas construções do terreno e realiza uma breve audição de música em um cravo que é cópia-fiel de um instrumento do século 18.

maestro Roberto de Regina
Crédito: Divulgação - site oficial do Sítio São Pedro de GuaratibaPasseio é conduzido pelo maestro Roberto de Regina

Depois de ouvir uma ou duas canções ao piano, você tem a chance de visitar o museu. Lá você encontra reproduções do Vaticano, Torre de Pisa, Coliseu, castelos (como Himeji no Japão), catedrais (como Notre Dame, Sacré Coeur, Chartres e Rennes, na França, e São Basílio e Igreja da Transfiguração, na Rússia), automóveis antigos, embarcações (como a Barca do Sol, usada no funeral do faraó Quéops em 4.500 a.C e a esquadra de Pedro Álvares Cabral) e aviões (como o 14 Bis de Santos Dumont e o Barão Vermelho).

10 CACHOEIRAS IMPERDÍVEIS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Divididas em alas temáticas, as peças são confeccionadas em materiais como papel, alumínio, madeira, metal, borracha e plástico, sempre em uma escala perfeita. Há ainda a maquete de uma cidade fictícia aos moldes europeus, com direito a teatro, cinema, bondinho e igrejas.

Curtiu? O passeio ao Sítio São Pedro de Guaratiba, com direito a tour no local e visita ao Museu de Réplicas, custa R$30 e é feito diariamente, às 10h ou às 14h. Mas é preciso agendar pelo telefone (21) 2410-7183 e pelo e-mail capelamagdalena@gmail.com.

Se você estiver dispost@ a gastar um pouco mais, aos domingos rola um almoço com tema do século 18, que também dá direito a visitar o museu. Neste caso, o pacote custa R$150, mas tem desconto para grupos com 10 pessoas.

Quer conhecer outros pontos da capital carioca? Olha só:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.