Museu de Zoologia da USP: fósseis reais e dinossauro gigante!

O museu possui uma das maiores coleções de animais taxidermizados (empalhados) do MUNDO!

Por: Redação

Construído oficialmente na década de 1940, o Museu de Zoologia da USP é o detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global.

museu de zoologia da usp
Crédito: DivulgaçãoO Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo tem como principal atividade compreender padrões e processos da Biodiversidade brasileira

O andar térreo do museu é completamente ocupado com peças que vão de fósseis a animais empalhados (no processo tecnicamente conhecido como taxidermia), passando também por réplicas que lembram muito algumas criaturas cinematográficas.

PARQUE ECOLÓGICO IMIGRANTES: UMA IMERSÃO NO CORAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Além disso, o Museu de Zoologia possui uma biblioteca especializada com mais de 70 mil itens de acervo, entre títulos de periódicos, teses e mapas. É o lugar certo para aprender um pouco mais sobre a história da biodiversidade!

Entre os animais expostos – e empalhados – é possível ver bem de pertinho representantes da fauna brasileira divididos entre anfíbios, répteis, peixes, aves, mamíferos e também os invertebrados como crustáceos, corais e moluscos. Além dos bichos brasileiros, há também espécies vindas da gringa.

Um dos destaques é a réplica do dinossauro gigante Tapuiassauro, que tem nada mais, nada menos que onze metros de comprimento e sete de altura!

O Carnotauro é outro dino que impressiona o público do Museu de Zoologia. Nosso queridíssimo antepassado tem aproximadamente sete metros de comprimento e três metros de altura.

carnotauro museu de zoologia sp
Crédito: DivulgaçãoO Carnotauro faz parte de uma linhagem de dinossauros conhecida como Theropoda, que inclui animais como o tiranossauro, velociraptor e todas as espécies de aves

Por lá você também confere, por meio de painéis, a Teoria da Evolução de Charles Darwin com uma seleção de crânios desde os hominídeos até o homo sapiens, para vermos como foi nossa transformação ao longo de milhões e milhões de anos.

Bem legal, né? O Museu de Zoologia da USP fica aberto de quarta a domingo, das 10h às 16h30. A entrada é gratuita!

Curte ciência? Olha só que legal: