Últimas notícias:

Loading...

Museu do Amanhã em 2022 enaltece a ciência, a educação e a democracia

Instituição volta a ser grátis às terças-feiras e programação foi toda pensada com o tema "Sobre vivências: a vida que queremos"

Por: Redação

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h)

O ano de 2022 está prometendo no Museu do Amanhã! Todas as atividades são guiadas pelo tema “Sobre vivências: a vida que queremos”, e, por isso estão relacionadas à ciência, saúde, educação, meio ambiente e democracia.

Museu do Amanhã 2022
Crédito: Créditos ao longo do post | Foto da fachada do Museu do Amanhã é reprodução - site oficial Fique de olho na programação do Museu do Amanhã em 2022

A primeira boa notícia para os visitantes é a volta da gratuidade às terças-feiras. Os ingressos de quarta a domingo custam R$30 (inteira) e R$ 15(meia-entrada) e é possível comprar e/ou reservar o ticket por meio deste link aqui.

Preocupado com a construção de um futuro melhor, o Museu do Amanhã desenvolveu duas grandes exposições sobre regeneração. Uma delas é “Fruturos – Tempos Amazônicos”, em cartaz até 12 de junho.

Dividida em sete áreas, a mostra revela toda a grandeza, a biodiversidade e o conhecimento presentes nesse que é considerado o maior bioma tropical do mundo.

Fruturos - Tempos Amazônicos
Crédito: Reprodução - @museudoamanha/ InstagramMuseu do Amanhã em 2022 exibe a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos” até 12 de junho

Além do projeto reaproveitar peças de outras mostras que já ocuparam o museu, ainda há a presença de objetos confeccionados a partir do trabalho de artesãos indígenas de diferentes regiões do país. Tudo com a intenção de mostrar a importância de preservar a floresta.

A outra é “Amazônia”, com fotos espetaculares de Sebastião Salgado. Essa preciosidade chega ao Museu doa Amanhã em julho, após passar por Paris, Roma, Londres e São Paulo.

Os cliques foram feitos ao longo de sete anos de expedições fotográficas do artista pela Amazônia brasileira. O público tem a chance de ver rios, montanhas e povos de 12 comunidades indígenas presentes na região.

Sebastião Salgado, Amazônia
Crédito: Sebastião Salgado - Ilhas Anavilhanas. Estado do Amazonas, Brasil, 2009 Sebastião Salgado passou sete anos em expedições fotográficas pela Amazônia
  • Democracia

Com a missão de preparar as pessoas para as eleições presidenciais, o espaço realiza o evento “Amanhãs do Brasil”, a partir de abril. Serão cinco encontros presenciais sobre temas importantes para o futuro do país, sempre relacionados à democracia.

A programação é bem diversa! Envolve roda de conversas, oficinas, falas inspiradoras e até apresentações artísticas. Entre os especialistas confirmados estão a líder indígena Txai Suruí, a cientista Nina da Hora, o jornalista Marcos Luca Valentim, a biomédica Helena Nader e o advogado Cláudio Lins de Vasconcelos.

  • Saúde

De acordo com Leonardo Menezes, diretor de Conhecimento e Criação do museu, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil e no mundo. Por isso, a instituição preparou a exposição “Coração e Longevidade”, relacionada ao Congresso Mundial de Cardiologia, a ser realizado de 13 a 15 de outubro, no Rio de Janeiro, em conjunto com 77º Congresso brasileiro de Cardiologia.

A ideia é ter um olhar multidisciplinar para o coração. Todos os espaços do Museu do Amanhã em 2022 serão ocupados, algo inédito nesses seis anos de funcionamento. Entre os temas abordados pela mostra estão o coração como guardião das emoções e suas representações na arte, a anatomia do órgão, as inovações na saúde e a conexão da longevidade com uma maior qualidade de vida.

  • Meio Ambiente

Claro que a Semana do Meio Ambiente não poderia ficar de fora dos eventos de 2022. Entre 15 e 21 de junho, acontecem painéis, palestras, rodas de conversa e exibições de documentários sobre mudanças climáticas, preservação dos oceanos, Baía de Guanabara, metrópoles sustentáveis, regeneração florestal e ativos sustentáveis. Cada dia é dedicado a um assunto.

Também integra essa programação a Ocupação Antropoceno, cujo objetivo é gerar reflexões sobre o impacto do ser humano no planeta e de que maneira podemos viver em equilíbrio com a natureza. Para isso, estão previstas atividades em vários cantinhos do Rio de Janeiro, com a presença de cientistas, artistas, ambientalistas, gestores, agentes, governos, instituições e sociedade civil.

  • Ciência

Além das atrações novas, o Museu do Amanhã dá continuidade ao Inspira Ciência, programa de formação de professores da educação básica focado nos assuntos astronomia, geologia, biologia e ecologia; e o Mulheres na Ciência, dedicado a fortalecer a presença feminina nas áreas de Tecnologia, Engenharias e Matemática.

Viu quanta coisa está programada no Museu do Amanhã em 2022? E ainda tem muito mais! Para ficar por dentro de tudo, acompanhe as novidades no site oficial, no Instagram @museudoamanha, no Twitter @museudoamanha, no YouTube @museudoamanha e no Facebook @museudoamanha.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Veja outros programinhas no RJ:

 

?>