Museu do Ipiranga comemora Aniversário de SP com música e graffiti!

'Tapume! Festival do Graffiti' é o primeiro evento do museu desde o início das obras de restauro

Por: Redação

Não é segredo pra ninguém que o Museu do Ipiranga ainda está em obras! Mas, felizmente, pintou uma boa notícia para animar os paulistanos: vai ter evento por lá no Aniversário de SP! Uhuuuu!

Para a comemoração dos 466 anos da cidade, o museu vai receber o “Tapume! Festival de Graffiti“, que reúne 35 grafiteiros com a missão de transformar em obra de arte os 219 metros de tapumes que protegem a fachada do novo Museu do Ipiranga.

aniversário de sp museu do ipiranga
Crédito: Divulgação‘Tapume! Festival do Graffiti’ é o primeiro evento do Museu desde o início das obras de restauro, que começaram em outubro do ano passado

O trabalho dos artistas vai poder ser acompanhado pelo público das 10h às 19h. Após ser concluído, o grande painel pode ser observado tanto pelos pedestres quanto por quem passa a bordo dos veículos que transitam pela movimentada avenida Nazaré.

Para a ação do Aniversário de SP, os artistas se inspiram no tema “o visível e o invisível na História”, uma menção ao potencial do que o museu deve apresentar em sua reabertura. Entre os grafiteiros convidados, estão nomes de destaque da arte urbana como Binho, Chivitz, Minhau, Vermelho, Salmos, Kueia, Pas, Ronah, Pardal e Tikka.

A programação conta ainda com a palestra “Arte Urbana no Século XXI“, ministrada no Auditório do Museu (próximo às obras), às 10h, por Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural e coordenador do programa USP_Urbana. Para a palestra, são oferecidas 50 vagas mediante inscrição prévia neste link aqui.

aniversário de sp museu do ipiranga
Crédito: DivulgaçãoGuilherme Matsumoto. o XguiX, vai ministrar a oficina de graffiti para adultos iniciantes

Às 11h30, começa a oficina com o grafiteiro Guilherme Matsumoto, que assina seus trabalhos como XguiX. Com 20 vagas disponíveis, ela é voltada para adultos iniciantes que devem se inscrever em neste link.

Às 15h, é realizada uma oficina com o grafiteiro Verde, voltada para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Para garantir uma das 20 vagas, a inscrição deve ser feita neste outro link aqui. Toda a programação é gratuita.

O festival em comemoração ao Aniversário de SP é embalado, ainda, com música a céu aberto. Entre às 10h e às 14h, o DJ Julio Torres, que já tocou em festivais como Rock in Rio, Tomorrowland e Skol Beats, fica no comando com um set pensado especialmente para o evento, que vai do hip-hop oldschool dos anos 1990 até o atual.

aniversário de sp museu do ipiranga
Crédito: DivulgaçãoPara selecionar os participantes do Festival Tapume!, foi levado em conta a diversidade de gênero e de estilos artísticos, abarcando representantes de várias escolas, como a grafiteira Tikki

A partir das 14h, o food park próximo ao Museu é tomado pela festa do Mad Riders LEMC, que reúne amantes de motocicletas e de rock, e traz quatro bandas para tocar ao vivo: Rockaholics, Hollywood Again, Maybe Mad e Ápice Rock.

De fato… o Aniversário é de SP, mas quem ganha o presente é a gente! Tá demais essa programação, né?

Só não perde tempo e vem ver o que mais vai rolar na programação do Aniversário de SP:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.