Últimas notícias:

Loading...

Museu Itamar Assumpção celebra vida e obra do grande artista

Público navega por pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais...

Ouça este conteúdo

Todos os dias

24 horas

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Todos os grandes mestres merecem ter seu legado preservado! Com esse intuito nasceu o Museu Itamar Assumpção, que é online e reúne mais de 2 mil obras sobre esse importante artista “afro brasileiro puro”, como gostava de se definir.

Museu Itamar Assumpção
Crédito: Museu Itamar Assumpção/ reproduçãoItamar Assumpção ganha museu online

Esse espaço virtual é composto por exposições permanentes e temporárias. As mostras de curta duração envolvem artistas contemporâneos que tenham convergência de linguagem com a obra de Itamar, em um exercício constante de resgate e ressignificação da memória preta.

O público pode navegar por centenas de pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas sobre a obra do artista, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais. É muita coisa!

Saca só que bacana: na Sala Serena, que promove um mergulho nas culturas de matriz africana, o acervo tem tradução para iorubá, língua-mater nigero-congolesa. Trata-se de uma imersão no álbum “Ascensão”, de Serena Assumpção, filha de Itamar, que expressa sua dedicação aos orixás, reverenciados em todas as faixas.

O Museu Itamar Assumpção é uma iniciativa da família do artista, que busca aproximar sua obra dos mais diversos públicos, além de contribuir na construção de diálogos entre passado e presente, culturas, territórios e um afro futuro possível. A diretora geral é Anelis Assumpção, filha de Itamar, que assina a concepção e a direção ao lado de Frederico Teixeira e Juno.

Mais gente maravilhosa se uniu à iniciativa! Os textos encontrados no portal são de Alice Ruiz, Djamila Ribeiro, Gilberto Gil, Mano Brown, Monica Ventura e Tiganá Santana.

Acesse o site da instituição e navegue à vontade pela vida e obra de Itamar Assumpção (1943-2003), que se destacou como compositor, cantor, instrumentista, arranjador e produtor musical na cena independente e alternativa de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990.

Aproveite e curta outras programações culturais online:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.