Museu Virtual Itamar Assumpção ocupa o CCSP com raridades e muita história

Público confere a expo 'Afro Brasileiro Puro', o orquidário' concebido por Zena Assumpção e o documentário Daquele instante em diante'

Até 04 de setembro de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Grátis

Sucesso absoluto, o Museu Virtual Itamar Assumpção ganhou espaço também no mundo presencial. Até o dia 4 de setembro, quem for ao CCSP – Centro Cultural São Paulo pode conhecer detalhes saborosos da vida desse importante artista.

Itamar Assumpção ganha museu online que também ocupa espaços na cidade
Créditos: Museu Itamar Assumpção/ reprodução
Itamar Assumpção ganha museu online que também ocupa espaços na cidade

No piso Flávio de Carvalho, o público encontra a exposição “Afro Brasileiro Puro”, com a exibição, em primeira mão, das telas de Dalton Paula, “Itamar Assumpção” e “Serena Assumpção”.

A mostra também discorre sobre a relação de Itamar com a cultura preta brasileira e, em especial, com a cidade de São Paulo, onde ele morou. Está tudo organizado em cinco módulos, como uma grande linha do tempo que engloba tanto a carreira quanto a vida do artista, dos anos 50 até 2000.

Ao mesmo tempo, todos os itens expostos – entre figurinos, cartas e discos – dialogam com as culturas e cosmogonias de origem africana, além de abordarem a questão da perseguição aos ritmos negros, do samba ao funk.

Mas não é só isso! A ocupação do Museu Virtual Itamar Assumpção no CCSP também envolve um orquidário concebido por por Zena Assumpção, sua ex-mulher e mãe da cantora Anelis Assumpção. Ele era apaixonado por orquídeas e um profundo conhecedor da flor. Sua adoração foi grande ao ponto dele batizar uma de suas bandas como Orquídeas do Brasil.

O bonito espaço está localizado na entrada do piso Flávio de Carvalho, como um belo convite à exposição. Você pode conferir tudo isso de terça a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita e não é preciso reservar ingresso.

Estão programadas exibições do documentário “Daquele instante em diante” (2011), de Rogério Velloso. A obra retrata a trajetória musical de Itamar, desde a década de 1980 até a sua morte, aos 53 anos.

Para isso, o cineasta entrevistou pessoas que conviverem muito com o artista e fez uma seleção de imagens raras, garimpadas de arquivos particulares.

Os espectadores entram em contato com momentos de intimidade entre o músico, seus amigos e familiares, e contemplam sua forte presença nos palcos. Gostou? As sessões são gratuitas e acontecem nos dias 11 de agosto, às 19h, e 4 de setembro, às 18h.

Para quem não sabe, o Museu Itamar Assumpção ( MU.ITA) é uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2020 pela família desse grande mestre. A instituição reúne mais de 2 mil obras, configurando-se como o mais importante acervo de um músico e artista da palavra do Brasil.

Ao navegar pelo site, você encontra pinturas, músicas, objetos, teses acadêmicas, fotografias, textos, vídeos, figurinos e acessórios originais, das mais diversas fases da vida e da carreira de Itamar.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Está demais esse evento, não? Que tal aproveitar para curtir outras atrações em SP?