Música no Museu promove concertos gratuitos diariamente no Rio

'Música no Museu' realiza cerca de 500 concertos por ano no Rio, em outras cidades e até no exterior

site: Cidade

Projeto considerado a maior série de musica clássica do Brasil e uma das maiores do mundo realiza cerca de 500 shows por ano

A programação musical no Rio é sempre recheada! Só o projeto Música no Museu ocupa diariamente museus, centros culturais, igrejas, palácios, bibliotecas e até clubes com concertos gratuitos. Na Cidade Maravilhosa, 42 espaços são palco das apresentações, entre eles o CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil), o Museu da República, o MAM (Museu de Arte Moderna), a Casa França-Brasil e o Paço Imperial.

Música no Museu
Crédito: Site oficial/DivulgaçãoMúsica no Museu realiza por ano cerca de 500 concertos gratuitos no Rio, em outras cidades e até no exterior

Tem evento o ano todo! Eles são divididos em temporadas, que privilegiam temas ou naipes (cordas, sopros, piano, voz, metais): Concertos de Verão (de janeiro a março); Concertos de Outono (de abril a junho); Concertos de Inverno (de julho a setembro); Concertos de Primavera (de setembro a novembro); e Grandes Concertos de Natal (dezembro).

A programação já ultrapassou a fronteira carioca. Inaugurado em 1997 pelo violonista Turíbio Santos, o Música no Museu hoje também acontece em outras cidades do país e até no exterior e ocupa 80 espaços no total. Por ano, o projeto realiza cerca de 500 concertos, sendo considerado a maior série de musica clássica do Brasil e uma das maiores do mundo.

A ideia, ao oferecer espetáculos de alto nível a custo zero, é atingir públicos distintos e formar novas plateias, incentivar a visita aos museus, quebrar as barreiras entre eventos de música clássica e de outros gêneros, além de dar oportunidade a jovens músicos de se apresentarem em locais de prestígio.

As atrações e os locais são sempre divulgados no site. Vai lá conferir a programação!

Compartilhe:

Autor: Por: Redação