Live musical apresenta Frida Kahlo para os pequeninos

Espetáculo online “A Princesa Frida” celebra a trajetória de uma das maiores pintoras do século XX!

09 de maio de 2021

Às 16h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Ícone da luta feminista e uma das pintoras mais conhecidas do século XX, a mexicana Frida Kahlo é a inspiração para o musical infanto-juvenil “A Princesa Frida”, da Cyntilante Poduções, que faz apresentação grátis no projeto Diversão em Cena.

Para conferir o espetáculo, basta acessar o canal da Fundação ArcelorMittal no Youtube ou a página do projeto no Facebook, neste domingo, dia 9 de maio, às 16h. Bora curtir com a criançada?

“A Princesa Frida” transforma a trajetória de Frida Kahlo em um conto de fadas
Créditos: Guto Muniz
“A Princesa Frida” transforma a trajetória de Frida Kahlo em um conto de fadas

O musical narra a trajetória da pintora de maneira livre, transformando-a em uma espécie de contos de fadas. A ideia não criar um relato biográfico sobre Frida, mas fazer apenas alusão aos acontecimentos marcantes da vida dela.

Na trama, a Princesa Frida vive no reino colorido de Coyoacán com a Rainha Kahlo e seus amigos animais, Esfuminho, Aguada e Aquarelita. A paz desse lugar criativo está ameaçada pelo General Mucha Dolor, que está de volta depois vagar durante muitos anos nas Terras Opacas.

O vilão General Mucha Dolor quer transformar o mundo em tons de cinza com a ajuda da pedra de aguarrás
Créditos: Guto Muniz
O vilão General Mucha Dolor quer transformar o mundo em tons de cinza com a ajuda da pedra de aguarrás

Esse vilão quer dominar o reino com seu exército de caveiras e a pedra de aguarrás, transformando tudo em uma sombria natureza morta. Depois de viver durante vários anos escondida no meio do povoado para escapar das tropas de Dolor, Frida conhece o sapo Diego.

O novo amigo consegue pegar tintas escondidas no palácio e os dois juntos vão pintar os muros como forma de protesto. Eles se juntam ao movimento dos “Cachuchas Muralistas”, e a princesa descobre que tem poderes mágicos.

O musical “A Princesa Frida” conta para a criançada alguns acontecimentos marcantes na vida de Frida Kahlo
Créditos: Guto Muniz
O musical “A Princesa Frida” conta para a criançada alguns acontecimentos marcantes na vida de Frida Kahlo

Os personagens principais da peça – a rainha, a princesa e o general – são todos desdobramentos da personalidade de Frida Kahlo. E em alguns momentos do musical, são evocados trechos do diário da artista, que foi usado pelo grupo como a maior fonte de pesquisa sobre ela.

A montagem tem direção de Fernando Bustamante e Polyana Horta, dramaturgia e direção musical de Leo Mendonza e elenco formado por Vivian Germano, Maria Tereza Costa, Igor Penna, Matheus Dias, Chris Geburah, Ana Beatriz Tavares e Melina Cattoni.

Para ter um gostinho:

Um pouquinho de história…

Considerada uma das artistas contemporâneas mais expressivas e intrigantes, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón (1907-1954) ficou conhecida por retratar em suas telas elementos da cultura popular, da natureza e símbolos do México, criando uma estética extremamente autêntica.

Entre os temas que marcaram bastante seus retratos e autorretratos estão questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe social e etnia.

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo
Créditos: reprodução
Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo

Embora tivesse exemplos artísticos na família, já que seu pai pintava como passatempo, Frida não começou a pintar na infância e e não estava particularmente interessada em seguir a carreira artística. Entre 1922 e 1925, teve contato com desenho e modelagem na Escola Nacional Preparatória do Distrito Federal do México e, só aos 18 anos, aprendeu a técnica de gravura.

Ela sofreu um acidente grave com essa mesma idade, quando o ônibus no qual viajava colidiu com um trem. Ela teve as costas perfuradas pelo para-choque de um dos veículos, o que a obrigou a passar por várias cirurgias e usar coletes ortopédicos.

Esse acontecimento trágico marcou a carreira artística dela, sendo transformado em uma de suas obras mais famosas, intitulada “A Coluna Partida” (1944).

“A Coluna Partida”, de 1944, é um dos quadros mais famosos de Frida Kahlo
Créditos: reprodução
“A Coluna Partida”, de 1944, é um dos quadros mais famosos de Frida Kahlo

Outro fator que influenciou a artista foi o casamento com o muralista Diego Rivera, que já tinha uma carreira de destaque no universo das artes plásticas. Eles se conheceram em 1928, quando ela ingressou no Partido Comunista mexicano. E o trabalho dele serviu como inspiração para que ela pudesse aprimorar ainda mais seu estilo único.

Frida também é bastante conhecida pelos quadros “As Duas Fridas” (1939), “Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija-flor” (1940), “O Veado Ferido” (1946) e “Meus Avós, Meus Pais e Eu” (1936).

Curtiu o musical “A Princesa Frida”? Então, dá uma olhada nestas outras dicas de espetáculos online: