Musical inspirado no livro ‘O Pequeno Príncipe’ ganha o palco do Tom Brasil

Espetáculo faz parte do projeto Do Singular ao Plural, que tem como objetivo a estima às diferenças a partir da inclusão e do convívio artístico

Nos dias

26/09 - 03/10

2021

Duas sessões especiais a cada dia: a primeira às 11h e a segunda a partir das 16h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Inspirado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o musical “O Pequeno Príncipe em Versão Brasileira” ganha o palco do Tom Brasil nos dias 26 de setembro e 3 de outubro, com duas sessões especiais a cada dia, a primeira às 11h e a segunda a partir das 16h. Com entrada Catraca Livre, o espetáculo exalta em sua narrativa a valorização da cultura, da história e das regiões brasileiras e segue em temporada com mais 26 apresentações até dezembro.

Além disso, a montagem faz parte da segunda edição do projeto Do Singular ao Plural, que teve início em outubro de 2020 e é uma afirmação à diversidade e equidade, juntas em uma mesma experiência.

Inspirado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o musical “O Pequeno Príncipe em Versão Brasileira” ganha o palco do Tom Brasil nos dias 26 de setembro e 3 de outubro
Créditos: Divulgação
Inspirado na obra de Antoine de Saint-Exupéry, o musical “O Pequeno Príncipe em Versão Brasileira” ganha o palco do Tom Brasil nos dias 26 de setembro e 3 de outubro

Dividido em dois atos, o musical apresenta 24 canções autorais que foram compostas pelo maestro Marco Aurêh, Nildo Hardman, Alex Sorlino e Tati Queiroz. As músicas privilegiam os ritmos brasileiros, nossa língua portuguesa e instrumentos musicais também nacionais.

Já o cenário criado pela Banda do Fuxico, é composto por paisagens brasileiras, e o figurino assinado por Néia Barbosa foi inspirado no livro “O Pequeno Príncipe”.

O elenco acompanha esse conceito de ser brasileiro e plural, unindo atores com experiência cênica e alunos das oficinas de teatro, canto e dança que aconteceram nas primeiras etapas do projeto.

Com direção geral de André Sampaio Hardman e direção artística e produção de Nildo Hardman, o espetáculo leva a plateia ao universo lúdico “multirregional” do Brasil, tendo como base a história do Pequeno Príncipe, que para o diretor André Sampaio Hardman “exalta a criança que todos temos adormecida dentro de nós”.

Do Singular ao Plural

A segunda edição Do Singular ao Plural teve início em outubro de 2020 e passou por quatro etapas: oficinas, audições, ensaios e montagem. Conduzido pela arte, inclusão e convívio, as oficinas contaram com inscrições de pessoas com deficiência (PCDs) e sem deficiência.

A fase preparatória, sob coordenação de Nildo Hardman Sampaio, proporcionou oficinas gratuitas no formato híbrido (online e presencial) durante 6 meses, oferecendo experiências de canto, dança e teatro a todos os interessados, a partir de práticas, aprendizados, convivência com a diversidade e quem sabe até, um despertar pelo ofício da arte.

“O Projeto Do Singular ao Plural, para o público que atende, às vezes se revela como única alternativa para a formação de um artista com deficiência”, destaca Nildo. “A importância do projeto independe do momento atual porque nossa busca é explorar as eficiências de cada um, colocando-os no ambiente em que tenham a sensação real de pertencimento, ainda que singulares (e jamais diferentes) dentro do mundo que é plural.”

Já as audições para integrar o elenco do espetáculo foram voltadas ao público experiente das artes cênicas, com ou sem deficiência, e não necessariamente com DRT. Tais atores estiveram em cena junto aos alunos das oficinas, que resultou neste encontro entre profissionais e amadores, que é um dos motes do projeto.

Foi a partir desta vivência, que todos foram convidados para integrar o projeto final, a montagem do espetáculo “O Pequeno Príncipe em Versão Brasileira”, com quatro apresentações.

O projeto é apoiado pela SKY através da área de Responsabilidade Social, que promove uma série de iniciativas que mobilizam e envolvem os colaboradores, parceiros, funcionários e clientes no desenvolvimento das novas gerações através da educação e da cultura.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤