Noitão Belas Artes exibe clássicos do cinema noir na madruga

O Caixa Belas Artes é um dos espaços culturais mais tradicionais de SP!

Cinema

site: www.cinebelasartes.com.br

email: contato@cinebelasartes.com.br

telefone: (11) 2894 5781

Por: Redação | Comunicar erro

"O Destino Bate À Sua Porta", "Veludo Azul", "Sin City: A Cidade do Pecado" e "Los Angeles: A Cidade Proibida" são os clássicos da vez

As madrugadas paulistanas tem um programa cult para chamar de seu: o Noitão do Caixa Belas Artes!

E a edição de abril celebra o cinema noir, um subgênero cinematográfico que ganhou esse nome do crítico francês Nino Frank, em 1940, e que tinha como influência principal a literatura policial e de suspense, produzida por escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain.

View this post on Instagram

?? O Noitão de abril homenageará o cinema noir, com cinco grandes suspenses que remetem a esse estilo! Na noite de 26 de abril (sexta-feira), a partir das 23h30, o Belas Artes brindará o público com cinco filmes que fazem claras referências ao cinema noir, um subgênero cinematográfico que ganhou esse nome do crítico francês Nino Frank, nos anos 1940, e que tinha como influência principal a literatura policial e de suspense, produzida por escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain. A proposta deste Noitão é apresentar cult-movies modernos, mas que reúnem elementos próprios desse estilo. Cinéfilos, preparem os corações para esta impecável seleção: “O Destino Bate à Sua Porta” (1981), de Bob Rafelson, com Jack Nicholson e Jessica Lange, refilmagem do clássico de 1946, estrelado por Lana Turner e John Garfield; Veludo Azul (1986), obra-prima de David Lynch, indicado ao Oscar de Melhor Diretor; “Los Angeles: Cidade Proibida” (1997), de Curtis Hanson, que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e deu a Kim Basinger o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante; “Sin City: A Cidade do Pecado” (2005), de Frank Miller e Robert Rodriguez, com a colaboração de Quentin Tarantino; e mais um espetacular filme-surpresa para encerrar a maratona. Seria esse filme-surpresa um autêntico clássico noir? As possibilidades são inúmeras. Programação: Sala 3 – 23h30 – O Destino bate à sua porta (THE POST MAN ALWAYS RING TWICE – Dir. Bob Rafelson, 1981, 122min) – Termina às 1h30 Intervalo 30 min 2h00 – Sin City: A cidade do pecado (SIN CITY – Dir. Frank Miller|Robert Rodriguez, 2005, 124min) – Terminas às 4h05 Intervalo 20 min 4h25 – SURPRESA – 100min – Termina às 6h05 – FILME SURPRESA Sala 4 – 23h50 – Veludo Azul (BLUE VELVET – Dir. David Lynch, 1986, 120min) – Termina as 1h50 Intervalo 30 min 2h20 – Los Angeles: Cidade Proibida (L.A CONFIDENTIAL – Dir. Curtis Hanson, 1997, 138min) – terminas às 4h40 Intervalo 20 min 5h00 –SURPRESA – 100min – Termina às 7h00 – FILME SURPRESA Vendas abertas! #VemProBelas #Noitão #NoitãoCinemaNoir

A post shared by Cine Belas Artes (@cinebelasartesoficial) on

Cinéfilos, preparem os corações para esta impecável seleção: “O Destino Bate à Sua Porta” (1981), de Bob Rafelson, com Jack Nicholson e Jessica Lange, refilmagem do clássico de 1946, estrelado por Lana Turner e John Garfield; “Veludo Azul” (1986), obra-prima de David Lynch, indicado ao Oscar de Melhor Diretor; “Los Angeles: Cidade Proibida” (1997), de Curtis Hanson, que levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e deu a Kim Basinger o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante; “Sin City: A Cidade do Pecado” (2005), de Frank Miller e Robert Rodriguez, com a colaboração de Quentin Tarantino; e mais um filme-surpresa para encerrar a maratona.

Mas, o que é cinema noir?

No início dos anos 1940 nasceram os primeiros filmes americanos com características que se enquadram nesse estilo – mesmo que os diretores e produtores não imaginassem que estavam lançando uma nova estética de sucessp, que durou até o final de 1950.

O estilo noir é fortemente influenciado pelo expressionismo alemão da época do nazismo, quando diversos diretores alemães, entre eles Fritz Lang, emigraram para os Estados Unidos levando as suas técnicas de filmagem. Nas captações, eram trabalhados jogos de luz para ressaltar traços psicológicos dos personagens, criar sombras e aumentar o dramatismo. Inclusive, o termo “noir” (preto, em francês), faz referência direta a essa tendência sombria predominante na linguagem estética desses filmes.

Outros elementos comuns do cinema noir são personagens ambíguos ou com segredos do passado, crimes passionais, detetives, mulheres malvadas, ambição, desconfiança e traição.

Saca só a programação:

  • Sala 3 – Oscar Niemeyer | A partir das 23h30

“O Destino Bate À Sua Porta” (The Postman Always Ring Twice – Dir. Bob Rafelson, 1981, 122min)
“Sin City: A Cidade do Pecado” (Sin City – Dir. Frank Miller|Robert Rodriguez, 2005, 124min)
+ Filme-Surpresa

  • Sala 4 – Aleijadinho | A partir das 23h50

“Veludo Azul” (Blue Velvet – Dir. David Lynch, 1986, 120min)
“Los Angeles: Cidade Proibida” (L.A Confidential – Dir. Curtis Hanson, 1997, 138min)
+ Filme-Surpresa

O Noitão

O Noitão movimenta a esquina da Av. Paulista com a Consolação com sessões mensais, com programações diferentes a cada edição. São três longas exibidos em sequência, com sorteios de prêmios, filmes-supresa, música nos intervalos das sessões e café da manhã para os “sobreviventes” da maratona, que encerra na manhã de sábado.


Compartilhe:

Tags: #Agenda São Paulo #Belas Artes #Caixa Belas Artes #noitão
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
2
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
3
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
4
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
5
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
6
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
7
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
8
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …