Noitão Caixa Belas Artes tem maratona com veteranos do Oscar

Gleen Close, Spike Lee, Alfonso Cuarón e Viggo Mortensen, além da estreante Lady Gaga estão na programação digna de Oscar do Noitão Caixa Belas Artes

Por: Redação

Prepara o look digno de um red carpet! O próximo Noitão da Caixa Belas Artes tem como proposta destacar diversos veteranos do Oscar, vencedores ou não, que este ano concorrem novamente à mais prestigiada premiação do cinema, que tem data marcada para o dia 24 deste mesmo mês. Como de costume, no Noitão Caixa Belas Artes são três salas especiais para a programação. Nesta edição, as salas vão se chamar “Glen Gaga“, “Viggo Bale” e “Alfonso Lee“.

Na sala com programação batizada “Glenn Gaga”, estão Glenn Close e a estreante Lady Gaga, ambas indicadas como Melhor Atriz, por “A Esposa” e “Nasce Uma Estrela”, respectivamente. Glenn Close, sete vezes indicada e jamais premiada, é representada com a exibição de dois dos seus maiores trabalhos: “Atração Fatal” (1987) e “Ligações Perigosas” (1988), pelos quais ela disputou o Oscar. Lady Gaga, por sua vez, dá ao Noitão grandes doses de emoção com o seu surpreendente talento dramático em “Nasce Uma Estrela”.

Na sala “Viggo Bale” é a vez de Viggo Mortensen, este ano indicado pela terceira vez como Melhor Ator, e Christian Bale, indicado por quatro vezes e vitorioso em uma delas. O sempre ótimo Viggo Mortensen será o “motorista” da noite, função que coincidentemente ele exerce nos dois longas selecionados, “Senhores do Crime” (2007) e o novíssimo “Green Book: O Guia”. Na mesma sala, o camaleônico Christian Bale marca presença na maratona com “O Vencedor” (2010), em uma impressionante caracterização que fez dele, literalmente, o vencedor como Melhor Ator Coadjuvante no Oscar de 2011.

Por fim, mas não menos especial, a sala “Alfonso Lee” recebe os diretores Alfonso Cuarón e Spike Lee. Indicado como Melhor Diretor por “Roma”, o mexicano Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar de direção por “Gravidade” (2013), tem na maratona “E Sua Mãe Também” (2001) e “Filhos da Esperança” (2006), dois dos seus filmes mais aclamados pelo público e pela crítica.

Já Spike Lee, que até hoje recebeu apenas um Oscar Honorário, em 2016, estará representado por “Infiltrado na Klan”, pelo qual finalmente foi indicado como Melhor Diretor. Com grandes atuações, suspense e muito humor, este já é o maior sucesso de público de Spike Lee, um dos mais autorais e mais respeitados cineastas do cinema americano contemporâneo.

E por falar em coisa certa, quem são aqueles que realmente merecem ganhar o Oscar 2019? O Noitão propõe aos seus notívagos uma divertida análise na noite do dia 22 de fevereiro, a partir das 23h30. Os ingressos para o Noitão custam até R$ 36 e podem ser comprados pela internet.

Confira a sinopse dos filmes exibidos no Noitão:

  • 1. Atração Fatal

    Atração Fatal (Fatal Attraction), 1987, de Adrian Lyne
    Créditos: reprodução
    Atração Fatal (Fatal Attraction), 1987, de Adrian Lyne

    (Fatal Attraction)

    EUA, 1987, cor, 119 min., suspense, idioma: inglês (legendado), 18 anos.

    Direção: Adrian Lyne

    Elenco: Michael Douglas, Glenn Close e Anne Archer.

    A vida de Dan Gallagher não poderia estar melhor. Advogado de sucesso, ele vive um casamento feliz e tem uma linda filha. Até que um dia ele conhece a executiva Alex, com quem tem um caso. A amante começa a exibir um comportamento descontrolado e obsessivo, e logo Dan termina o breve relacionamento. Alex não aceita ser rejeitada e começa a fazer da vida de Dan um verdadeiro inferno.

  • 2. Ligações Perigosas

    Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons), 1988, de Stephen Frears
    Créditos: reprodução
    Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons), 1988, de Stephen Frears

    (Dangerous Liaisons)

    EUA/Reino Unido, 1988, cor, 119 min., drama, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

    Direção: Stephen Frears

    Elenco: Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer.

     

    A Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont passam o tempo brincando com as artimanhas mais sofisticadas e cruéis de sedução, na corte real francesa do século 18. Mas suas ações podem acabar arruinando a vida de uma jovem romântica.

  • 3. Nasce uma estrela

    Nasce uma Estrela (A Star Is Born), 2018, de Bradley Cooper
    Créditos: reprodução
    Nasce uma Estrela (A Star Is Born), 2018, de Bradley Cooper

    (A Star Is Born)

    EUA, 2018, cor, 136 min., drama, idioma: inglês (legendado), 16 anos.

    Direção: Bradley Cooper

    Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Andrew Dice Clay.

    O experiente músico Jackson Maine descobre a artista desconhecida Ally, por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso, até que Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar, à medida que Jack luta contra seus próprios demônios.

     

  • 4. Senhores do crime

    Senhores do Crime (Eastern Promises), 2007, David Cronenberg
    Créditos: reprodução
    Senhores do Crime (Eastern Promises), 2007, David Cronenberg

    (Eastern Promises)

    EUA/Canadá/Reino Unido, 2007, cor, 100 min., idiomas: inglês e russo (legendado), 16 anos.

    Direção: David Cronenberg

    Elenco: Viggo Mortensen, Naomi Watts e Vincent Cassel.

    Anna é uma parteira que trabalha em um hospital de Londres. Um dia ela testemunha a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal. Ela decide dar a notícia de seu falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre sua identidade e família. A busca acaba colocando-a em contato com o lucrativo tráfico do sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Logo Anna conhece Nikolai, um homem violento e misterioso que é mais do que aparenta.

  • 5. Green Book – O Guia

    Green Book – O Guia (Green Book), 2018, de Peter Farrelly
    Créditos: reprodução
    Green Book – O Guia (Green Book), 2018, de Peter Farrelly

    (Green Book)

    EUA, 2018, cor, 130 min., cinebiografia, idioma: inglês (legendado), 12 anos.

    Direção: Peter Farrelly

    Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali e Linda Cardellini.

    Tony Lip, um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca fechar. Ele conhece um pianista que o convida para uma turnê. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que eles viajam.

  • 6. O Vencedor

    O Vencedor (The Fighter), 2010, de David O. Russell
    Créditos: reprodução
    O Vencedor (The Fighter), 2010, de David O. Russell

    (The Fighter)

    EUA, 2010, cor, 113 min., drama, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
    Direção: David O. Russell
    Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale e Amy Adams.

    Dicky Ecklund é uma lenda do boxe que desperdiçou o seu talento e a sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward  tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão.

  • 7. E sua mãe também

    E tua mãe também (Y tu mamá También), 2001, de Alfonso Cuarón
    Créditos: reprodução
    E tua mãe também (Y tu mamá También), 2001, de Alfonso Cuarón

    (Y Tu Mamá También)

    México, 2001, cor, 105 min., idioma: espanhol (legendado), 18 anos.
    Direção: Alfonso Cuarón
    Elenco: Gael García Bernal, Diego Luna e Maribel Verdú.

    Tenoch e Julio são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa, uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade irão colidir.

  • 8. Filhos da Esperança

    Filhos da Esperança (Children of Men), 2006, de Alfonso Cuarón
    Créditos: reprodução
    Filhos da Esperança (Children of Men), 2006, de Alfonso Cuarón

    (Children of Men)

    EUA/Reino Unido, 2006, cor, 110 min., suspense, idioma: inglês (legendado), 16 anos.
    Direção: Alfonso Cuarón
    Elenco: Clive Owen, Julianne Moore e Clare-Hope Ashitey.

    2027. Não se sabe o motivo, mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian, Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade.

  • 9. Infiltrados na Klan

    Infiltrado na Klan, de Spike Lee
    Créditos: Divulgação
    Infiltrado na Klan, de Spike Lee

    (BlacKkKlansman)

    EUA, 2018, cor, 136 min., ação, idioma: inglês (legendado), 14 anos.

    Direção: Spike Lee

    Elenco: John David Washington, Adam Driver e Topher Grace.

     

    Em 1978, Ron Stallworth, um policial negro do Colorado, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron se tornou o líder da seita, sendo responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas.