Theatro Municipal divulga as nove sinfonias de Beethoven online

Uma maratona com a Orquestra Sinfônica Municipal para curtir boa música sem sair de casa!

Por: Redação

Em 2020 o mestre Beethoven completaria 250 anos, e para celebrar esse marco da música erudita mundial, o Theatro Municipal de São Paulo disponibiliza gravações das nove sinfonias do compositor alemão!

Executada em 2019 pela Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), a maratona Beethoven é publicada no Youtube do Theatro Municipal às segundas e quartas-feiras, com exceção da “Sinfonia n.º 1”, que fecha a programação online no dia 1º de maio, uma sexta-feira.

beethoven total vai para o youtube do theatro municipal

Crédito: DivulgaçãoQue tal maratonar com a Orquestra Sinfônica Municipal e curtir boa música sem sair de casa?

Sob regência do diretor musical e do maestro titular Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Municipal gravou todas as sinfonias em um único final de semana!

Foram três dias de concertos, com participações do Coro Lírico e do Coral Paulistano, outros dois corpos artísticos ligados ao Municipal, e de solistas convidados, como Fernando Portari, Lina Mendes e Savio Sperandio.

A iniciativa de oferecer conteúdos no canal do Theatro Municipal no YouTube tem o intuito de levar cultura e entretenimento ao público neste momento de afastamento social, e também é uma oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre o Municipal e seus grupos estáveis.

fachada do theatro municipal iluminada a noite

Crédito: Alffoto | IStockOs maiores nomes da música e do teatro mundial já passaram pelo Municipal!

QUE TAL CURTIR A BIENAL DE SÃO PAULO DE CASA NESSA QUARENTENA?

  • As nove sinfonias de Beethoven

Em 1800, aos 29 anos, Beethoven estreia sua “Sinfonia nº 1” em Viena. Apesar de sua reputação estar crescendo, uma sinfonia era um outro tipo de afirmação artística, e esta peça exala o frescor e a imaginação de alguém que começava sua trajetória.

Já a “Sinfonia nº 2”, considerada impecável por muitos críticos musicais, é uma de suas obras mais subestimadas por seu caráter lírico e nostálgico não ser exatamente o que se espera da imagem angustiada do compositor. Estreada em 1803, a obra tem sua cota de volatilidade dramática, mas é predominantemente alegre e espirituosa.

Ainda em 1803, Beethoven estreia a “Sinfonia nº 3”, apelidada de “Eroica”. Esta obra rasga o livro de regras da sinfonia do período clássico.

A “Sinfonia nº 4” é o patinho feio das obras do compositor alemão. Escrita poucos anos depois da terceira e durante o trabalho na grandiosa quinta, a quarta é vivaz e genial, repleto de ritmos ousados.

Em resumo, a “Sinfonia nº 5” é a mais famosa de todos os tempos! Ela foi estreada em 1808, junto com a “Sinfonia nº 6” , apelidada de “Pastoral”, que costuma surgir como uma paisagem bela mais inofensiva – ou, pior, como um tedioso passeio pelo campo.

Em 1813 é tocada pela primeira a “Sinfonia nº 7” , que mistura poder, precisão e selvageria, temperada com muita sensibilidade… Coisa fina!

No ano seguinte, a “Sinfonia nº 8” nasce. Uma obra que, quando ouvida de perto, revela enigmas que valem a audição contínua. Se liga na apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal:

Por fim, a “Sinfonia nº 9” é a última composta por Beethoven, que morreria três anos depois da execução da obra, em 1927. a OSM também já disponibilizou essa gravação em seu Youtube. Olha só:

Quer mais dicas culturais pra sua quarentena? Vem cá que a Agenda Catraca Livre tá cheia de coisa boa: