13 rolês maravilhosos (e grátis) para curtir o aniversário de SP

Da esquerda para direita: MASP, Theatro Municipal, Mercado Municipal e Fonte do Ibirapuera
25
de janeiro 2019
Diversos horários - veja tudo abaixo!

Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Tem shows de Ludmilla, Rael e Zezé Motta, espetáculo de dança no Municipal, concerto na Catedral da Sé e tributo a Adoniran Barbosa

Não vai sair da cidade durante o feriadão? Sem crise! A fim de facilitar seu rolê, selecionamos 13 opções culturais para aproveitar ao máximo os 465 anos de SP – tudo com entrada gratuita, 0800, na faixa, nada nada!

Prepare sua agenda e vamos lá:

  • 1. Ludmilla, Rael e mais no Anhangabaú

    Crédito: reproduçãoLegenda: Ludmilla, Rael e Pabllo Vittar comandam a festa no Anhangabaú

    A Prefeitura de São Paulo preparou uma grande comemoração para os 465 anos da capital paulista. A festa reflete a diversidade cultural da cidade nas atrações selecionadas para a programação artística do palco do Anhangabaú, no centro, e nos espaços culturais descentralizados.

    O grande destaque do palco é a volta do grupo Charlie Brown Jr, que ficou sem atividade desde as mortes do seu vocalista, Chorão, e do baixista, Champignon, em 2o13.

    A programação do Anhangabaú também está repleta de participações especiais. O grupo Art Popular é convidado para o show gospel do Ao Cubo; já a cantora drag queen, Pabllo Vittar, faz uma ponta junto com o rapper Rashid na apresentação de Rael.

    Wanderléa, ícone da Jovem Guarda, também é convidada para o show do RC na Veia, assim como a cantora Fabiana Cozza, na apresentação de Paulinho da Viola.

    A funkeira carioca Ludmilla é a responsável por fechar a programação do palco Anhangabaú.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 2. Museus vão ficar abertos até meia-noite no aniversário de SP

    Crédito: Rodrigo SoldonLegenda: Além dos museus, outros espaços recebem programação especial no aniversário de São Paulo; na foto: Pinacoteca do Estado de São Paulo

    Nos museus, o público conta com uma boa notícia: eles vão ampliar o horário de funcionamento no feriado e estarão abertos para visitação até meia-noite, com programação especial e atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade.

    Entre os que ficam abertos até mais tarde, estão o Museu da Imagem e do Som – MIS, que recebe um evento pré-Carnaval no dia 25, das 11h à meia-noite com três blocos de rua – um deles voltado para crianças – comandando a festa com muita música; o Museu Catavento recebe o “Espetáculo de Mágicas”, que mistura ilusionismo com química e física; e a Casa das Rosas, que vai convidar os visitantes para um café da manhã e conversa sobre a relação de Haroldo de Campos e o romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 3. Mercadão comemora 86 anos com programação cultural

    Crédito: divulgaçãoLegenda: Mercadão Municipal comemora seus 86 anos com muita cultura e um bolo de meia tonelada!

    No dia em que São Paulo completa 465 anos, o Mercadão Municipal comemora 86 anos com diversas atrações especiais para o visitante, que vão desde o bolo de meia tonelada e diversos tipos de frutas assinado pelo professor Ricardo Magalhães, até a apresentação do Grupo Forfé que leva muita alegria para as crianças.

    O parabéns fica sob a apresentação especial dos Trovadores Urbanos. Após cerimônia oficial, o bolo é servido para o público.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 4. MASP tem entrada gratuita no aniversário de São Paulo

    Crédito: Eduardo Ortega - divulgaçãoLegenda: Em 2019, programação do Masp será pautada pelo ciclo "Histórias das Mulheres, Histórias Feministas"

    A fim de facilitar seu rolê no feriado, o MASP conta com entrada gratuita e horário de visitação estendido, das 10h às 22h!

    No momento, o museu apresenta exposições do eixo temático “Histórias afro-atlânticas”, que pautou sua programação em 2018: “Rubem Valentim: construções afro-atlânticas”, “Sonia Gomes: Ainda assim me levanto”, “Lucia Laguna: vizinhança” e “Pedro Figari: Nostalgias africanas”.

    Outro destaque vai para a vídeo-instalação “Effects of wording – the Mozambique archives series (2014) [Efeito e redação – série arquivos moçambicanos]”, da portuguesa Catarina Simão.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 5. Concerto gratuito na Catedral da Sé

    Crédito: iStock | filipefrazaoLegenda: A Catedral da Sé é um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo! Como não amar?

    A partir das 10h30, a Orquestra Instituto GPA leva sua musicalidade a um dos endereços mais emblemáticos da cidade: a Catedral da Sé.

    O repertório traz clássicos como “Sampa” de Caetano Veloso, “Sinfonia Paulistana” de Billy Blanco, “Suite St. Paul’s” de Gustav Holst, entre outras obras inesquecíveis.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 6. Festival do pastel e do açaí recheia o Memorial

    Crédito: Agência BrasilLegenda: Memorial da América Latina recebe a 4ª edição do evento

    SP é a aniversariante mas quem ganha presente somos nós. Isso porque o centro cultural recebe dois festivais gastronômicos, shows, feira e exposição de artesanato popular e economia criativa, espaço para crianças, tudo em um autêntica celebração da diversidade que reúne famílias e amigos.

    Só nessa comemoração do Memorial, rolam duas feirinhas deliciosas: uma de açaí, frutinha específica lá do Norte, que vem ganhando fama e o gosto dos moradores da cidade; e a do pastel, que dispensa comentários, né? É o quitute de rua mais querido dos paulistanos, meô!

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 7. Tributo a Adoniran Barbosa no IMS Paulista

    Crédito: Merylin EsposiLegenda: Show apresenta músicas inéditas de Adoniran Barbosa; na foto, o Conjunto João Rubinato apresentando show em homenagem a Adoniran, no Theatro Municipal

    Duas atividades vão fazer o feriadão render no IMS Paulista, entre eles um show com músicas inéditas do Adoniran Barbosa, ícone do samba paulistano.

    O show “Adoniran em Partitura: 12 canções inéditas” acontece às 16h, no térreo do centro cultural. O Conjunto João Rubinato toca canções inéditas de Adoniran Barbosa, sambista que eternizou São Paulo em suas letras, retratando o cotidiano dos excluídos da cidade. Nunca gravadas antes, as músicas, que datam entre 1935 e 1970, foram compiladas pelo grupo a partir de um longo processo de pesquisa. Além das faixas inéditas, o grupo apresenta também clássicos do compositor como “Saudosa Maloca”, “Despejo na Favela” e “Trem das Onze”.

    Além disso, rola pelo IMS a projeção São Paulo: três ensaios visuais, em cartaz no Estúdio do IMS Paulista. O vídeo, que tem duração de aproximadamente 20 minutos, resgata os personagens da cidade, com fotografias feitas a partir de 1862, como as de Militão Augusto de Azevedo, passando pelo século XX, com imagens como as de Alice Brill, até chegar ao século XXI e às fotos de Mauro Restiffe, entre outros. A curadoria é de Guilherme Wisnik.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 8. Bolo do Bixiga celebra 465 anos de SP

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Comunidade do Bixiga enfeita o maior bolo comunitário do mundo!

    Para a celebração, o tradicional (e grande!) Bolo do Bixiga não pode faltar. Das das 9h às 15h, acontece a festa bairrista na Rua Rui Barbosa.

    Como a festa não tem mais patrocinadores (as empresas pararam de patrocinar após um programa “humorístico” de TV promover uma guerra de bolos, em 2008), a organização pede para que os convidados levem seu bolo simples para participar e ajudar aumentar a metragem, que hoje já não acompanha a idade de São Paulo.

    A única exigência dos organizadores é que o doce tenha, de preferência, cobertura branca por cima para padronizar.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 9. Balé da Cidade faz apresentação no Theatro Municipal de São Paulo

    Crédito: Arthur Costa - divulgaçãoLegenda: No aniversário de SP quem ganha esse presentão do Balé da Cidade é você!

    O Balé da Cidade e a Orquestra Sinfônica Musical comemoram o Aniversário de SP com uma nova apresentação gratuita de “Risco”, que mistura dança e arte urbana.

    Com direção de Sérgio Ferrara, a dança cria uma reflexão sobre a ocupação do espaço público pelo graffiti e outras manifestações de arte urbana – assim como sobre os obstáculos enfrentados por esses artistas para expor seu trabalho. No palco também são projetadas imagens aéreas de vários pontos da cidade feitas com drones.

    Em cena, os corpos dos próprios bailarinos vão sendo pintados enquanto eles dançam em frente a suas imagens filmadas. Ao final, os dançarinos são içados no palco e ficam dispostos como um grande painel de arte.

    Durante o espetáculo, a Orquestra Sinfônica Municipal é regida pelo maestro Roberto Minczuk e interpreta as composições “Os Planetas (Marte”), do inglês Gustav Holst, e “Feste Romane”, do italiano Ottorino Respighi.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 10. Fonte do Ibirapuera recebe espetáculo especial

    Crédito: Foto PerigoLegenda: Pela segunda vez após a reforma, Fonte do Ibirapuera tem show de luzes no aniversário de São Paulo

    A cidade de São Paulo comemora 465 anos em 2019 e a Fonte do Ibirapuera recebe pela segunda vez o espetáculo em homenagem à data. O espetáculo tem 20 minutos de duração e começa contando brevemente a história da cidade a partir de imagens do Pateo do Collegio e passa por momentos marcantes como a inauguração da Avenida Paulista, o Museu do Ipiranga, o Mercadão e muitos outros.

    O show das águas acontece de 25 de janeiro a 3 de fevereiro, em duas sessões: às 20h30 e às 21h. Todas as apresentações são gratuitas!

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 11. Reinauguração do auditório Pina convida Zezé Motta

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Zezé Motta leva seu show à Pinacoteca

    Atriz, cantora e ativista, Zezé Motta completa, este ano, cinquenta anos de carreira. São 14 discos, 35 novelas e mais de 40 filmes. Seu debut como cantora se deu em 1978 — um ano depois do sucesso internacional do filme “Xica da Silva”, de Cacá Diegues, no qual foi protagonista — quando lançou seu primeiro disco pela Warner Music, que incluía faixas como “Muito prazer, Zezé”, “Pecado original”, “Magrelinha”, “Crioula”, “Rita Baiana” e “Dores de amores”, compostas por nomes como Rita Lee e Roberto, Luiz Melodia, Moraes Moreira, entre outros, especialmente para a cantora.

    Ela acaba de lançar agora “O Samba Mandou me Chamar”, cujas faixas integram repertório a ser apresentado na Pinacoteca no dia 25, às 18h. A distribuição de ingressos ocorre com 30 minutos de antecedência.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 12. CCBB promove maratona de atividades

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: O CCBB São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 no coração histórico da cidade. Numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado em 1923 pelo Banco do Brasil

    O CCBB convida o público a reinventar instrumentos percussivos na contação de histórias “Ping Pong” com a artista visual Adriana Castelo Branco; interagir artisticamente em um mural cheio de referências arquitetônicas dos principais edifícios paulistanos no “Lugar de Criação”; e assistir o espetáculo “Navegar é Preciso” (Projeto História em Cena) que investiga a história das grandes navegações portuguesas, com seus grandes mistérios e desafios.

    Os visitantes também podem assistir ao espetáculo musical “Carmen, a grande pequena notável”, que conta a história de Carmen Miranda: no dia 25, a entrada é gratuita.

    Na área externa em frente ao prédio, Fábio Brazza recebe músicos e artistas atuantes na cena do rap e hip hop das periferias de São Paulo.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.

  • 13. Animação pré-indicada ao Oscar ganha lançamento em SP

    Crédito: Divulgação/ Tito e os PássarosLegenda: Filme estreia dia 25 de janeiro em Nova York e dia 14 de fevereiro no Brasil

    “Tito e os Pássaros”, que será oficialmente lançada em Nova York dia 25 de janeiro – data em que também se comemora o aniversário de São Paulo – ganha exibição gratuita, às 10h30, no Cinearte Petrobras, no Conjunto Nacional. Para participar, é necessário retirar senha no local.

    Para saber todos os detalhes, clique aqui.


Compartilhe:

Autor: Por: Redação