Últimas notícias:

Loading...

O que realmente é importante em um creme dental?

A quantidade de pasta não deve ser maior do que um pingo, do tamanho de uma ervilha
A quantidade deve ser a  de um pingo, do tamanho de uma ervilha

Eles prometem remover placas e tártaro, branquear os dentes, reduzir a sensibilidade. Quem nunca ficou confuso na gôndola da farmácia escolhendo um creme dental. Mas, afinal, o que é essencial para garantir uma boa saúde bucal?

“Cada marca, é claro, vende a ideia de que os seus componentes são essenciais, mas o fundamental, mesmo, é que o creme dental contenha fluoreto estanho em sua composição”, conta o dr. Fabricio Sardinha, da equipe do Instituto Bibancos de Odontologia.

É esse mineral, que passou a ser obrigatório nos cremes dentais a partir de 1989, o responsável pela diminuição da incidência de cárie no Brasil. “Fez uma diferença e tanto. Uma pessoa de 20 anos, que usou na maior parte da sua vida pastas fluoretadas, tem muito menos propensão à cárie do que uma de 30 a 40 anos.”

As propagandas também induzem a um exagero na quantidade do creme dental, alerta o dr. Fabricio. “Um pingo mesmo, do tamanho de uma ervilha, é suficiente para a escovação, que deve ser cuidadosa e relativamente demorada. Quantidades maiores podem impedir o atrito da escova com os dentes, principal mecanismo de remoção da placa.”

Na dúvida sobre qual é melhor creme dental para o seu caso, pergunte ao seu dentista. “Para a equipe do Instituto Bibancos de Odontologia, dentro dos cremes dentais que existem no mercado, o melhor custo/benefício é o Oral B Pro Saúde.”

 

Em parceria com Instituto Bibancos

O Instituto Bibancos de Odontologia, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, é uma clínica que há 30 anos oferece serviço transdisciplinar em odontologia. Foi fundado por Fabio Bibancos, cirurgião-dentista graduado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), especialista em Odontopediatria e Ortodontia, mestre e doutor em Saúde Coletiva, coordenador da Escola do Pensamento em Saúde e presidente voluntário da OSCIP Turma do Bem, hoje a maior rede de voluntariado especializado do mundo, que já beneficiou 56 mil crianças e jovens carentes com graves problemas bucais.

Compartilhe:

?>