O que você precisa saber antes de visitar Sarajevo no inverno

Sarajevo é um lugar com muita história para contar –já sediou as Olimpíadas de Inverno e esteve sitiado por anos durante a Guerra da Bósnia. Hoje é uma cidade vibrante, culturalmente ativa e com muito a oferecer aos visitantes. Em plena recuperação pós-guerra, Sarajevo é considerada o principal centro econômico e cultural da Bósnia e Herzegovina, e todo mundo que viaja por essa região da Europa deveria separar uns dias para conhecer esse lugar. Minha passagem pela Bósnia fez parte do roteiro de uma viagem pela Europa Central, no inverno de 2015.

Apesar dos verões quentes, os invernos são rigorosos e cobertos de neve, por isso, aqui vai uma lista com tudo o que você precisa saber antes de visitar a cidade durante a estação:

1 – A paisagem vai te encantar. A neve, que cobre todos os cantos da cidade, é uma ótima chance para tirar fotos em preto e branco.

 

 2 – Você vai passar frio, e muito! Esteja preparado.

 

 3 – Ao invés de visitar as ruínas das olimpíadas (que estarão cobertas de neve), essa é sua chance para curtir os cafés mais interessantes e curiosos da Europa.

 4 – Aproveite para provar o prato tradicional da Bósnia, o Cevapi, também conhecido como cevapicici – uma variação do Kebab, com linguiças dentro de um pão sírio com cebola e iogurte.

 5 – Tenha sempre dinheiro em espécie, pois muitos estabelecimentos não aceitam cartão.

6 – Prepare-se para cair. A neve deixa as calçadas muito lisas. Eu caí e vi muitas pessoas indo para o chão também.

7 – Sua operadora de celular certamente ficará fora de serviço.

8 – Não conte em achar o endereço de seu hostel (ou qualquer outro) no Google Maps, já que o serviço possui apenas algumas ruas mapeadas.

9 – Vale lembrar que as pessoas fumam em todos os lugares fechados. Se isso te incomoda, esteja preparado. Com o frio, abrir as portas não é uma opção.

10 – Sarajevo tem menos marcas de guerra que Mostar, mas ainda assim, dá para ver muitas marcas de tiros nas paredes. Aliás, é perigoso andar por algumas áreas que podem conter minas terrestres. Fique ligado nas placas.

Texto por Ana Putka via DPB Intercâmbio

Em parceria com DPB Intercâmbio

O portal do intercambista brasileiro no exterior

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário DPB Intercâmbio

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.