Obras de Tunga ganham exposição no MAR

Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga, é escultor, desenhista e artista performático
Até
30
de novembro 2018
Terça-feira a domingo, das 10h às 17h

MAR - Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro, 20081-240, Brasil

Museu

site: www.museudeartedorio.org.br

telefone: (21) 3031 2741

Publicidade

'Tunga – O Rigor da Distração' reúne cerca de 200 trabalhos, entre desenhos, filmes, fotografias, esculturas e textos

Os artistas (infelizmente) se vão, mas as obras ficam. Dois anos após o falecimento de Tunga, o MAR (Museu de Arte do Rio) apresenta cerca de 200 de suas obras na exposição-homenagem “Tunga – O Rigor da Distração”, até novembro de 2018.

A produção em desenhos do artista é o foco da mostra, que acontece 12 anos depois da última individual no Rio de Janeiro e reúne trabalhos — muitos inéditos — feitos entre 1975 e 2015. Como não era especialista em uma só linguagem, filmes, fotografias, textos e esculturas também estão expostos, além de diversos fragmentos do seu pensamento por meio de entrevistas em vídeo e trechos de falas inscritos nas paredes.

Artistas Tunga
Crédito: Daniela PaolielloAntônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido como Tunga, é escultor, desenhista e artista performático

O acervo está organizado cronologicamente: inclui desde trabalhos dos anos 1970, quando já se anunciava o forte vínculo de Tunga com a psicanálise, passando por núcleos que apresentam momentos marcantes, como as séries “Xifópagas Capilares” (1984) e “Semeando Sereias” (1987), e obras mais recentes, como as aquarelas “Quase Auroras” (2009). Estão ainda em exibição uma série de estudos – desenhos que se relacionam com obras escultóricas.

Obra "Infinito", de Tunga
Crédito: TungaObra “Infinito”, de Tunga

O projeto foi realizado por Luisa Duarte e Evandro Salles (diretor cultural do MAR), em parceria com o Instituto Tunga, guardião do conjunto da obra do artista. Segundo a curadora, o título da exposição, retirado de um escrito de Tunga, reflete seu interesse pela aliança entre inconsciente e programa poético.

“Tunga – O Rigor da Distração”pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o MAR custa R$ 20. Pessoas com até 21 anos, estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas com deficiência, servidores públicos e moradores da cidade do Rio têm direito à meia (R$ 10). Às terças-feiras, a entrada é gratuita para o público geral.

Veja também:

Publicidade

Compartilhe:

Autor: Por: Redação
Publicidade

Museu de Anatomia Humana da USP exibe peças que ensina como o seu corpo funciona

Cereja Flor: O lugar das taças de sorvetes gigantes em São Paulo

Fondue taiwanês é a próxima delícia que você tem de provar

Médica tira dúvidas sobre anticoncepcional

Refugiados se tornaram microempreendedores em um lava-rápido em São Paulo

Publicidade