Ocupação Conceição Evaristo leva literatura ao Itaú Cultural

A literária descreve em poesia toda a luta das mulheres negras

Entre 4 de maio e 18 de junho, o Itaú Cultural é sede da 34ª Mostra Ocupação, que desta vez, organiza uma exposição em homenagem a uma das maiores literárias brasileiras contemporâneas, a escritora mineira Conceição Araújo. A ação reúne manuscritos, fotos, correspondências, objetos pessoais e conteúdos audiovisuais sobre uma das vozes mais importantes da literatura nacional.

A mostra abre ao púbico de terça-feira a sexta, a partir das 9h; e nos finais de semana, a partir das 11h. A entrada é totalmente Catraca Livre.

Nascida na cidade de Belo Horizonte, no ano de 1946, Conceição traz a tona obras nomeadas de “escrevivência”, que compõe uma escrita retirada de seu cotidiano e experiências pessoais.

A artista escreve desde nova, porém só se tornou reconhecida atualmente. Seus poemas, romances e contos contemplam a complexidade e a realidade da mulher negra.

Um das criações da literária é o romance “Becos da Memória“, onde a autora descreve fatos vividos e observador dentro da favela do Pindura Saia, em BH, onde passou a infância e a adolescência. A obra foi concluída no ano de 1980 e publicada somente em 2006, após o lançamento de seu livro de estreia, “Ponciá Vicêncio” (2003).

Confira o teaser da ocupação:

Mais literatura: