Museu do Bixiga serve nhoque da sorte com jazz ao vivo

Dizem que quem come desse nhoque tem muita sorte!

Por: Redação
29
de setembro 2019
A partir das 12h

Mangia che te fa bene, bambini! Se você não perde a oportunidade de saborear um tradicional nhoque no Bixiga e muito menos curtir uma boa música ao vivo, não pode deixar de participar do evento Nhoque da Sorte, que acontece todo dia 29 no MUMBI – Museu Memória do Bixiga.

As refeições custam entre R$15 (prato de nhoque com 250g) e R$25 (nhoque com porpeta). A próxima edição acontece no sábado, 29 de setembro, a partir das 12h, com apresentação de jazz para acompanhar!

Nhoque no Bixiga
Crédito: Istock - ElvisFernandes85Nhoque da Sorte é inspirado em uma tradição italiana em homenagem a São Pantaleão

O dinheiro arrecadado será revertido para o fundo de obras de restauração da casa onde funciona a instituição e para catalogação e preservação do acervo.

Um pouco de história…

O evento é inspirado na tradição italiana de se colocar uma cédula de dinheiro embaixo do prato de nhoque no dia 29 de cada mês. Esse ritual surgiu na Itália, no século 4, graças à história de um santo cristão chamado São Pantaleão, que, disfarçado de andarilho, passava de porta em porta em um vilarejo pedindo comida.

Um casal muito pobre de idosos acolheu o pedinte em sua mesa e dividiu com ele as 21 bolinhas de nhoque que tinha para comer naquele dia. Em agradecimento pela gentileza, o santo teria deixado algumas moedas de ouro debaixo do prato.

Fachada do MUMBI
Crédito: Bruno Motta MelloMUMBI – Museu Memória do Bixiga foi fundado pelo pelo agitador cultural Armando Puglisi (1931-1994) e pelo fotógrafo Paulo Santiago

O Nhoque da sorte é tradição, feito com massa artesanal das mamas das cantinas do Bixiga, com acompanhamentos de porpetas de carne e vinho ou opção vegetariana. Outros quitutes e bebidas, ainda não divulgados, também fazem parte do menu.

DICA DE OURO: 9 cafés no centro e região que todo mundo precisa conhecer 

Além da comilança, o visitante tem acesso a parte do acervo do MUMBI, como fotos, documentos, maquetes e objetos que contam a história do bairro e seus moradores.

MUMBI, o Museu Memória do Bixiga

Inaugurado em 1981 pelo agitador cultural Armando Puglisi (1931-1994) e pelo fotógrafo Paulo Santiago, o Museu Memória do Bixiga tem o objetivo de preservar a história do bairro e de seus moradores, além de criar um espaço de convivência acolhedor.

O acervo tem cerca de 2 mil objetos pessoais, documentos, recortes de jornais, fotos, relatos de história oral e outros itens que foram doados pelos próprios moradores. Com a morte de Puglisi e sem recursos financeiros, o espaço ficou fechado entre 2000 e 2016. Em 2017, graças a um grupo de admiradores do bairro, o museu foi reaberto e agora luta pela restauração de seu acervo.

Saiba tudo sobre o MUMBI:

1
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
2
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
3
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
4
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
5
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …
6
03:09
O que você precisa saber sobre o incrível Cine Passeio em Curitiba
Inaugurado em março de 2019, o cinema de rua vem pra resgatar aquela coisinha gostosa de poder assistir um cinema …
7
03:49
Exposição de Leonardo da Vinci no novo MIS Experience em SP
São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o MIS Experience, que inaugura com a mega exposição …
8
03:51
Os melhores lugares para ver Porto Alegre do alto
Se Porto Alegre já é uma cidade linda num passeio por suas ruas e calçadas, imagina vendo toda a beleza …