Orquestra Sinfônica de Heliópolis e Paula Lima fazem concerto online ♡

Essa apresentação imperdível é grátis e transmitida direto do Auditório do MASP!

Ouça este conteúdo

13 de setembro de 2020

Às 11h

Depois de muitos meses longe dos palcos por conta da pandemia, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis dá um presentão para os fãs de música: um concerto online e gratuito, com a participação especial da cantora Paula Lima.

Essa mistura incrível entre o swing da música popular e a classe da música erudita pode ser conferida no próximo domingo, dia 13 de setembro, às 11h, no YouTube do Instituto Bacarelli. Reserve aqui seu ingresso e receba o link do concerto por e-mail.

Orquestra Sinfônica de Heliópolis e Paula Lima - concerto online
Crédito: Rogério Mesquita | divulgação - Instituto BacarelliUm concertão desses não dá para perder!

A apresentação é transmitida direto do Auditório MASP, sem público, respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A orquestra sobe ao palco com apenas 45 instrumentistas, sem instrumentos de madeira (flauta, oboé, clarinete e fagote) e as cadeiras estarão dispostas no palco a pelo menos, 1,5 metros de distância umas das outras.

O programa desse concerto online é dividido em duas partes. Na primeira, a orquestra toca a “Serenata para Cordas”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Na sequência, Paula Lima canta vários sucessos que marcaram sua carreira, como “Meu Guarda Chuva”, de Jorge Ben Jor; “É isso aí”, de Sidney Miller; e “Tirou Onda”, de Acyr Marques, Arlindo Cruz e Maurição.

O concerto tem regência de Edilson Ventureli, e quem apresenta a live é a violinista Julliana Cavalcanti, professora do Instituto Baccarelli. Ela também comanda a interação entre a cantora, o maestro e o público por meio das redes sociais.

Um pouquinho de história…

Criado em 1996, o Instituto Baccarelli surgiu depois de um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, a favela mais populosa de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Sensibilizado com todas as famílias atingidas por esse acidente, o maestro Silvio Baccarelli começou a ensinar música para crianças e jovens da comunidade.

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis também surgiu nessa época e hoje é considerada um dos principais grupos de música clássica de São Paulo, responsável por formar gratuitamente dezenas de jovens instrumentistas.

O último concerto da orquestra aconteceu em novembro de 2019, pois, por conta da pandemia do novo coronavírus, o grupo teve sua temporada de 2020, que começaria em março, adiada.

Quer mais música boa? Então, olha estas dicas da nossa Agenda Online:

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.