Últimas notícias:

Loading...

Orquestra Sinfônica de Heliópolis e Paula Lima fazem concerto online ♡

Essa apresentação imperdível é grátis e transmitida direto do Auditório do MASP!

Por: Redação
Ouça este conteúdo

13 de setembro de 2020

Às 11h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Depois de muitos meses longe dos palcos por conta da pandemia, a Orquestra Sinfônica de Heliópolis dá um presentão para os fãs de música: um concerto online e gratuito, com a participação especial da cantora Paula Lima.

Essa mistura incrível entre o swing da música popular e a classe da música erudita pode ser conferida no próximo domingo, dia 13 de setembro, às 11h, no YouTube do Instituto Bacarelli. Reserve aqui seu ingresso e receba o link do concerto por e-mail.

Orquestra Sinfônica de Heliópolis e Paula Lima - concerto online
Crédito: Rogério Mesquita | divulgação - Instituto BacarelliUm concertão desses não dá para perder!

A apresentação é transmitida direto do Auditório MASP, sem público, respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A orquestra sobe ao palco com apenas 45 instrumentistas, sem instrumentos de madeira (flauta, oboé, clarinete e fagote) e as cadeiras estarão dispostas no palco a pelo menos, 1,5 metros de distância umas das outras.

O programa desse concerto online é dividido em duas partes. Na primeira, a orquestra toca a “Serenata para Cordas”, do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).

Na sequência, Paula Lima canta vários sucessos que marcaram sua carreira, como “Meu Guarda Chuva”, de Jorge Ben Jor; “É isso aí”, de Sidney Miller; e “Tirou Onda”, de Acyr Marques, Arlindo Cruz e Maurição.

O concerto tem regência de Edilson Ventureli, e quem apresenta a live é a violinista Julliana Cavalcanti, professora do Instituto Baccarelli. Ela também comanda a interação entre a cantora, o maestro e o público por meio das redes sociais.

Um pouquinho de história…

Criado em 1996, o Instituto Baccarelli surgiu depois de um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, a favela mais populosa de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Sensibilizado com todas as famílias atingidas por esse acidente, o maestro Silvio Baccarelli começou a ensinar música para crianças e jovens da comunidade.

A Orquestra Sinfônica de Heliópolis também surgiu nessa época e hoje é considerada um dos principais grupos de música clássica de São Paulo, responsável por formar gratuitamente dezenas de jovens instrumentistas.

O último concerto da orquestra aconteceu em novembro de 2019, pois, por conta da pandemia do novo coronavírus, o grupo teve sua temporada de 2020, que começaria em março, adiada.

Quer mais música boa? Então, olha estas dicas da nossa Agenda Online: