Paola Carosella faz palestra GRATUITA no Sesc Pompeia

Bate-papo tem como tema o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em restaurantes

Por: Redação Comunicar erro

Vinagreira, taioba, serralha, ora-pro-nóbis, dente-de-leão, araçá do campo, tupinambor, astromélia, clitória e malvavisco. Sim, é tudo para comer! O uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) em restaurantes é o tema da palestra da cozinheira Paola Carosella no projeto “Comer é PANC”, do Sesc Pompeia. O bate-papo é grátis e acontece no teatro da unidade no dia 19 de setembro, às 20h30.

Paola Carosella ministra a palestra “Uso de PANC em Restaurantes – Responsabilidade Ambiental e Social” no Sesc Pompeia

A polêmica jurada do reality show MasterChef conta sobre a sua bem-sucedida experiência de introduzir no cardápio de seu restaurante Arturito espécies vegetais convencionais e não convencionais produzidas por agricultores da própria capital.

Ela conta como uma sólida parceria com uma cooperativa de produtores agroecológicos urbanos trouxe benefícios tanto para o menu do restaurante como para a alimentação dos próprios funcionários.

As PANCs são hortaliças riquíssimas em nutrientes que muitas vezes são consideradas como mato, invasoras ou ervas daninhas por brotarem em plantas convencionais. Além de complementar a alimentação, elas podem ser usadas para diversificação das fontes de renda familiar.

Cozinheira, sim!

Filha de imigrantes italianos, a argentina Paola Carosella chegou ao Brasil em 2001 para abrir e dirigir a cozinha do restaurante Figueira Rubaiyat. Além do Arturito, ela é proprietária do café de empanadas La Guapa. Antes de morar em São Paulo, ela cozinhou em vários países, como Argentina, Uruguai e França.

Apaixonada por bichos e plantas, Paola se considera uma autêntica e tradicional cozinheira, como as suas ancestrais, que plantavam, colhiam e cozinhavam intensamente.

Comer é PANC!

Além da cozinheira, o Sesc Pompeia recebe até novembro uma série de bate-papos sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais com chefs, nutricionistas, produtores, agrônomos, pesquisadores e outros convidados.

A ideia é ensinar formas de preparo dessas hortaliças para que o público possa introduzi-las em seus cardápios diários e, dessa forma, ter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Outros convidados do evento são o gestor ambiental Guilherme Reis (4/7), a educadora ambiental Beatriz Carvalho (11/7), o autor Carlos Oliveira Stan (8/8), o bioquímico Antonio Salatino (22/8), o biólogo Marcelo Sulzbacher (5/9), a médica Thais Mauad (10/10), o biólogo André Benedito (11/10), a escritora Miles Irving (17/10), o chef Diego Prado (18/10), o chef Douglas McMaster (24/10), a nutricionista Irany Arteche (25/10) e a nutricionista Neide Rigo (14/11).

Confira a aqui a rogramação completa do projeto “Comer é PANC”.

  • Quer uma exposição imperdível? Olha só: