Imagem do Topo

Passeio baratinho em SP explora edifícios icônicos de Niemeyer

Walking tour no centro passa pelos edifícios Copan, Eiffel, Montreal, Triângulo e Galeria Califórnia. Passeio foi adiado para o dia 28 de setembro

Por: Redação | Comunicar erro

Que tal um tour diferentão por São Paulo no fim de semana? No dia 28, a partir das 10h, um rolê baratinho explora edifícios icônicos de Niemeyer. Organizada pelo Passeios Baratos em em SP, a caminhada custa R$ 35 e deve ser reservada pelo site. Em caso de chuva, a atração é cancelada.

Fachada do Edifício Copan
Crédito: Rhcastilhos - Wikimedia CommonsEdifício Copan é um dos símbolos da arquitetura moderna em São Paulo

A aventura na cidade cinza começa no Edifício Copan (Avenida Ipiranga, 200, em frente ao Café Florestal). Inaugurado em 1966, o prédio de ângulos curvos é considerado um símbolo da arquitetura moderna brasileira. É a maior estrutura de concreto armado do país: são impressionantes 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com 1.160 apartamentos de dimensões variadas. Além das residências, o espaço abriga lojas, restaurantes, uma galeria de arte chamada Pivô e um mirante.

Ao longo do percurso,os participantes conhecem o Edifício Montreal, localizado no cruzamento entre as Avenidas Ipiranga e Cásper Líbero. O prédio tem espaçosos apartamentos-estúdio e uma fachada recoberta por brises, um importante referencial na paisagem urbana do centro.

Fachada do Edifício Montreal
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsO Edifício Montreal fica no cruzamento das Avenidas Ipiranga e Cásper Líbero

Ainda na década de 1950, Niemeyer projetou o Edifício Eiffel, inaugurado em 1956 na Praça da República. Com janelões de ponta a ponta, o edifício residencial foi revolucionário para a época: formado por duas abas laterais, é composto por 54 apartamentos dúplex com dois, três e quatro dormitórios, uma novidade para o período.

Fachada do Edifício Eiffel
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsEdifício Eiffel foi inaugurado em 1956

Interligando as ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros está o Edifício e Galeria Califórnia. Fundado em 1955, a construção tem 13 andares e um mural mosaico de Cândido Portinari.

fachada do edifício e galeria Califórnia
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsEdifício e Galeria Califórnia, projetado por Oscar Niemeyer no centro de SP

Quem quiser participar do walking tour também tem a chance de conhecer o Edifício Triângulo, na Rua José Bonifácio, 24. Também inaugurado em 1955, o prédio tem, na entrada principal, um grande painel de pastilhas de Di Cavalcanti, hoje bastante deteriorado.

Fachada do Edifício Triângulo
Crédito: The The Photographer - Creative CommonsEdifício Triângulo foi inaugurado em 1955

O fim do passeio não é em uma obra de Niemeyer. O público pode se despedir do tour cultural no Pátio do Colégio, lugar onde São Paulo passou a existir.