Últimas notícias:

Loading...

Passeio baratinho em SP explora edifícios icônicos de Niemeyer

Walking tour no centro passa pelos edifícios Copan, Eiffel, Montreal, Triângulo e Galeria Califórnia. Passeio foi adiado para o dia 28 de setembro

Por: Redação

28 de setembro de 2018

Das 10h às 13h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Que tal um tour diferentão por São Paulo no fim de semana? No dia 28, a partir das 10h, um rolê baratinho explora edifícios icônicos de Niemeyer. Organizada pelo Passeios Baratos em em SP, a caminhada custa R$ 35 e deve ser reservada pelo site. Em caso de chuva, a atração é cancelada.

Fachada do Edifício Copan
Crédito: Rhcastilhos - Wikimedia CommonsEdifício Copan é um dos símbolos da arquitetura moderna em São Paulo

A aventura na cidade cinza começa no Edifício Copan (Avenida Ipiranga, 200, em frente ao Café Florestal). Inaugurado em 1966, o prédio de ângulos curvos é considerado um símbolo da arquitetura moderna brasileira. É a maior estrutura de concreto armado do país: são impressionantes 115 metros de altura, 32 andares e 120 mil metros quadrados de área construída, dividida em seis blocos, com 1.160 apartamentos de dimensões variadas. Além das residências, o espaço abriga lojas, restaurantes, uma galeria de arte chamada Pivô e um mirante.

Ao longo do percurso,os participantes conhecem o Edifício Montreal, localizado no cruzamento entre as Avenidas Ipiranga e Cásper Líbero. O prédio tem espaçosos apartamentos-estúdio e uma fachada recoberta por brises, um importante referencial na paisagem urbana do centro.

Fachada do Edifício Montreal
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsO Edifício Montreal fica no cruzamento das Avenidas Ipiranga e Cásper Líbero

Ainda na década de 1950, Niemeyer projetou o Edifício Eiffel, inaugurado em 1956 na Praça da República. Com janelões de ponta a ponta, o edifício residencial foi revolucionário para a época: formado por duas abas laterais, é composto por 54 apartamentos dúplex com dois, três e quatro dormitórios, uma novidade para o período.

Fachada do Edifício Eiffel
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsEdifício Eiffel foi inaugurado em 1956

Interligando as ruas Barão de Itapetininga e Dom José de Barros está o Edifício e Galeria Califórnia. Fundado em 1955, a construção tem 13 andares e um mural mosaico de Cândido Portinari.

fachada do edifício e galeria Califórnia
Crédito: Dornicke - Wikimedia CommonsEdifício e Galeria Califórnia, projetado por Oscar Niemeyer no centro de SP

Quem quiser participar do walking tour também tem a chance de conhecer o Edifício Triângulo, na Rua José Bonifácio, 24. Também inaugurado em 1955, o prédio tem, na entrada principal, um grande painel de pastilhas de Di Cavalcanti, hoje bastante deteriorado.

Fachada do Edifício Triângulo
Crédito: The The Photographer - Creative CommonsEdifício Triângulo foi inaugurado em 1955

O fim do passeio não é em uma obra de Niemeyer. O público pode se despedir do tour cultural no Pátio do Colégio, lugar onde São Paulo passou a existir.

Compartilhe:

Tags: #Arte #Eventos