Projeto gratuito Rotas Culturais revela regiões históricas do Rio

Projeto Rotas Culturais promove visitas guiadas gratuitas em regiões do Centro Histórico, da Zona Portuária e adjacências

site: Cidade

Por: Redação | Comunicar erro

As visitas guiadas gratuitas levam os participantes a bairros históricos, que revelam sua riqueza cultural de um jeito interessante e divertido

Conhecer o Rio é conhecer grande parte da história do Brasil. E você pode fazer passeios por regiões importantes da antiga capital do país em projetos como o Rotas Culturais, que promove visitas guiadas gratuitas a bairros históricos, revelando toda a sua riqueza cultural de um jeito interessante e divertido.

Roteiro Cinelândia, do projeto Rotas Culturais
Crédito: Yuri Maia/DivulgaçãoProjeto Rotas Culturais promove visitas guiadas gratuitas em regiões do Centro Histórico, da Zona Portuária e adjacências
Roteiro Rio de Glórias, do projeto Rotas Culturais
Crédito: Yuri Maia/DivulgaçãoQualquer pessoa pode participar dos roteiros oferecidos: Cinelândia e Pequena África

A iniciativa do Instituto Cultural Cidade Viva e parceiros, liderada pela Rede Windsor Hoteis, tem a intenção de contribuir mais para a valorização do corredor cultural que inclui o Centro Histórico, a Zona Portuária e adjacências. Qualquer pessoa pode fazer os dois roteiros que estão com inscrições abertas. São eles:

  • Cinelândia: Cine Odeon, Centro Cultural da Justiça Federal, Praça – Monumento Marechal Floriano Peixoto, Biblioteca Nacional, Theatro Municipal, Palácio Pedro Ernesto (Reforma de Pereira Passos), Largo da Carioca – Convento de Santo Antônio, Praça XV (através da rua Sete de Setembro): Antiga Sé, Paço Imperial, Travessa do Comércio e Arco do Telles (lendas urbanas), Rua do Ouvidor, Centro Cultural Banco do Brasil, Casa França-Brasil, Igreja da Candelária
  • Pequena África: Largo de Santa Rita – Antigo depósito de escravos, Rua do Acre – Prisão do Aljube, Rua Camerino, Largo de Depósito, Mercado de Escravos do Valongo, Jardim Suspenso do Valongo, Cais do Valongo, Pedra do Sal, Sacadura Cabral, Praça da Harmonia, Instituto Pretos Novos – IPN

Ainda há vagas para o roteiro Pequena África no dia 9 de agosto, às 9h, e para o roteiro Cinelândia no dia 10 de agosto, às 9h. Os passeios contam ainda com uma breve oficina de história sobre os pontos visitados. Irado, né? Para garantir sua participação, basta se inscrever no site ou pelo telefone (21) 2233-3690.

Compartilhe:

Tags: #Agenda Rio de Janeiro #Grátis #passeio #Passeio Guiado #passeios #Passeios gratuitos #tour
Autor: Por: Redação
1 / 8
1
03:00
Casa das Rosas: uma viagem no tempo na Avenida Paulista
Tem um cantinho histórico na Avenida Paulista, que é uma verdadeira viagem no tempo. Além de ser uma das construções mais …
2
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
3
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
4
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
5
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
6
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
7
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
8
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …