Últimas notícias:

Loading...

Peça com Mariana Ximenes e Silvero Pereira está disponível online

"Guerra em Iperoig", da Mundana Companhia, pode ser vista gratuitamente no site do Oi Futuro

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Até 31 de janeiro de 2021

Todos os dias

Peça fica disponível até 31 de janeiro

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Após uma ampla pesquisa sobre a Confederação dos Tamoios, uma guerra entre portugueses e tupinambás que aconteceu em meados do século 16, a mundana companhia estreou online o espetáculo “Guerra em Iperoig”. Para quem quiser conferir a peça com Mariana Ximenes e Silvero Pereira, basta acessar o site do Oi Futuro até 31 de janeiro. A exibição é grátis!

Peça com Mariana Ximenes e Silvero Pereira
Crédito: Renato Mangolin/ divulgaçãoPeça da mundana companhia reflete sobre as relações de exploração entre os europeus e os indígenas

Com duração de 50 minutos, a obra envolveu cenas pré-gravadas e ao vivo. A classificação indicativa é 14 anos.

O conflito foi longo: entre 1554 e 1567, diversas tribos que ocupavam o litoral do Brasil entre Bertioga e Cabo Frio se organizaram em uma forte resistência aos colonizadores. Tudo começou com a tentativa do colonizador português João Ramalho de escravizar os Tupinambás, logo após se casar com uma representante dos Guaianases.

Guerra em Iperoig
Crédito: Renato Mangolin/ divulgação“Guerra em Iperoig” esta disponível gratuitamente no site do Oi Futuro

Em 1563, ao perceber que a Confederação dos Tamoios tinha mais chance de vencer a guerra, Portugal enviou os padres Nóbrega e Anchieta para firmar a “Paz de Iperoig”, no local onde hoje fica a cidade de Ubatuba (SP). O acordo foi quebrado em 1567 pelos portugueses, o que levou a dizimação quase total da grande nação Tupinambá.

Com esse trabalho, a mundana revela como as relações de exploração dos povos indígenas se reflete até os dias de hoje. Além disso, a peça desconstrói a ideia de que a sociedade brasileira vive em harmonia.

Guerra em Iperoig, mundana companhia
Crédito: Renato Mangolin/ divulgaçãoTrabalho da mundana companhia estreou online em 2020

O texto é de André Sant’Anna e no elenco, além de Silvero, estão Aury Porto, Érika Puga e Zahy Guajajara. Entre as participações especiais, além de Mariana Ximenes, tem Anderson Kary Báya, Gui Calzavara, Igor Pedroso, Lian Gaia e Raquel Kubeo.

Quer outras dicas de programinhas culturais online?

 

 

 

Compartilhe: