Peça online ‘Os Fins do Sono’ imagina sociedade que nunca dorme

Espetáculo do Coletivo Cardume é inspirado em questionamentos propostos pelo ensaísta americano Jonathan Crary

Até 09 de abril de 2021

Sexta - Sábado - Domingo

20h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Já pensou como seria trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana? Pois é esta realidade imaginada pela peça online “Os Fins do Sono”, do Coletivo Cardume. A trama é inspirada nas discussões evocadas pelo livro “24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono”, do pensador americano Jonathan Crary.

“Os Fins do Sono” é inspirado no best seller do americano Jonathan Crary
Créditos: Francisco Turbiani
“Os Fins do Sono” é inspirado no best seller do americano Jonathan Crary

A distopia é encenada ao vivo pelo Zoom, entre 19 de março e 9 de abril, de sexta-feira a domingo, às 20h. É só reservar seu ingresso neste link.

O livro de Crary sugere que o atual contexto social e econômico pode resultar em uma rotina de produção ininterrupta, na qual o expediente de trabalho não terminaria praticamente nunca e os momentos de sono seriam o último espaço não-comercializável do nosso cotidiano.

O espetáculo, que tem texto de Luis Felipe Labaki e direção de Francisco Turbiani, parte dessa premissa e imagina como seria na prática esse cenário. Na trama, uma cadeia de satélites em fase experimental começa a refletir a luz solar ininterruptamente sobre uma grande cidade, determinando o fim da noite.

As pessoas trabalham no esquema home office, confinadas em suas casas, por meio de um videochamada sem fim. Qualquer semelhança com a realidade é pura premonição! 😛

E, em uma agência de seguros de vida, três funcionários buscam maneiras de se adaptar à nova rotina e relatam o contínuo aumento do número de acidentes com pessoas que sentem os efeitos dessa realidade bizarra no próprio corpo.

Roberto Zink faz ilustrações ao vivo durante a peça
Créditos: Luis Felipe Labaki
Roberto Zink faz ilustrações ao vivo durante a peça

Além de conhecer todos esses relatos distópicos, o espectador confere maravilhosas ilustrações feitas ao vivo pelo artista Roberto Zink. E, para já entrar no clima da peça, você pode conferir aqui o site dessa agência fictícia.

Olhe que legal este outro trabalho do Zink:

Lá, na descrição dos serviços prestados, também tem algumas ilustrações feitas pelo ilustrador. O elenco fica completo com os atores Juliana Valente, Marô Zamaro e Pedro Massuela.

“Os Fins do Sono” é uma versão repaginada para um antigo espetáculo homônimo do Coletivo Cardume, apresentado em 2015 no Teatro da Vertigem. A primeira peça fazia uma crítica ao mundo burocrático dos escritórios. Já a nova montagem estende as discussões para o sistema de trabalho em home office.

Quer mais teatro online? Dá uma olhada nestas peças: