Peça online ‘SobreVoar’ apresenta Santos Dumont para a criançada

A história inspiradora do inventor do 14-Bis, o primeiro avião do mundo, é contada  de maneira mágica e bem divertida no projeto ‘Diversão em Cena’

23 de maio de 2021

Às 16h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Considerado por nós brasileiros como o pai da aviação, o inventor Alberto Santos Dumont (1873-1932) persistiu mesmo diante dos inúmeros obstáculos para a construção do 14-Bis, o primeiro avião do mundo. E essa história é contada para os pequenos no espetáculo online “SobreVoar”, da Cia do Abração.

Conheça de maneira muito lúdica a trajetória de Santos Dumont no espetáculo “SobreVoar”
Créditos: Guga Melgar
Conheça de maneira muito lúdica a trajetória de Santos Dumont no espetáculo “SobreVoar”

Você pode conferir esse lindo trabalho juntinho com seus filhotes no projeto “Diversão em Cena”, que acontece neste domingo, dia 23 de maio, às 16h, por meio da página do projeto no Facebook e no YouTube. E o melhor: é grátis.

Na trama, Santos Dumont é transformado na figura do menino Albertinho Dumundo, que vive em uma dimensão atemporal de sonhos. Entre travesseiros, edredons, chapéus e uma mágica cama, ele dialoga com outros personagens instigantes em um mundo cheio de imaginação.

“SobreVoar” mostra aos pequenos a importância de enfrentarmos os desafios e seguirmos nossos sonhos
Créditos: Guga Melgar
“SobreVoar” mostra aos pequenos a importância de enfrentarmos os desafios e seguirmos nossos sonhos

As quedas sofridas por Santos Dumond durante sua trajetória, na busca das conquistas de seus experimentos aeronáuticos, são o fio condutor da história. A criançada conhece os sonhos, medos e desafios que levaram o pai da aviação a dominar o céu de Paris com seu 14-Bis em 1906.

A ideia dessa história de perseverança e muita coragem é falar sobre a descoberta do “eu”, que busca ser livre à revelia das convenções sociais.

Um pouquinho de história…

Aeronauta, esportista e inventor, o brasileiro Aberto Santos Dumont projetou e construiu os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Essa grande invenção foi reconhecida internacionalmente depois que ele contornou a Torre Eiffel, em Paris, na França, em 1901.

Os muitos experimentos aeronáuticos feitos por esse grande inventor também resultaram na construção do 14-Bis, também conhecido como “Oiseau de Proie” (ou “ave de rapina”, em francês), o primeiro avião no mundo a voar impulsionado por um motor a gasolina.

Espetáculo “SobreVoar” mostra a coragem de Santos Dumont para a criançada
Créditos: Guga Melgar
Espetáculo “SobreVoar” mostra a coragem de Santos Dumont para a criançada

No dia 23 de outubro de 1906, essa invenção incrível voou cerca de 70 metros a uma altura de até três metros no Campo de Bagatelle, em Paris, e revolucionou a história da aeronáutica nos que se seguiram.

Uma curiosidade sobre o 14-Bis é que o modelo tem esse nome por ter sido planejado incialmente como um aeroplano levantado por um balão 14. E o apelido da engenhoca vinha justamente por ser a repetição do feito desse balão.

Confira outras dicas incríveis da Agenda da Catraca Livre: