4 peças de teatro gratuitas para assistir no Bom Retiro em agosto

A peça 'O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu' é um dos destaques da programação de agosto

Até 25 de julho de 2018

Terça - Quinta - Sexta - Sábado

Diversos horários - confira abaixo

Grátis

Que tal curtir vários espetáculos com a família e os amigos? De 2 a 21 de agosto, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, estreia quatro peças de teatro que tratam de temas diversos: marginalização social, religiosidade, o homem contemporâneo, humor e horror, democracia e capitalismo, e romance.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 1h antes de cada espetáculo. Confira todos os detalhes abaixo.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Créditos: Márcia Alves
Oficina Cultural Oswald de Andrade

E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse travesti? A peça ”O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu” é uma mistura de monólogo e contação de histórias, em um ritual que traz Jesus ao tempo presente, na pele de uma travesti. Narrativas bíblicas conhecidas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas por transgêneros e grupos marginalizados. O espetáculo provoca reflexão ao expor esses problemas sociais, e também emite uma mensagem de amor, perdão e aceitação. As apresentações, que são indicadas para maiores de 18 anos, acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 20h, e no dia 18, às 18h.

“O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”
Créditos: Ligia Jardim
“O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”

Escandinavos é uma peça repleta de subjetividades, que discute os paralelos entre a arte e a vida. Encenado de 2 a 11 de agosto, o espetáculo narra o esforço de uma atriz que tenta superar o fim de um denso relacionamento amoroso por meio da criação ficcional. Ela inventa uma nova história que se confunde com a sua: o fim de um romance entre um diretor sueco e uma atriz norueguesa. O texto não apenas revela aos poucos a confusa narrativa da protagonista, mas também adentra o domínio metalinguístico ao esmiuçar o processo cênico do espetáculo. Escandinavos é comandado pelas idas e vindas da mente da personagem, que cria ambientes e figuras apropriando-se das únicas três cadeiras que compõem a cenografia. A peça, que é indicada para maiores de 14 anos, será às 20h às quintas e sextas-feiras, e às 18h aos sábados.

O Coletivo Concreto apresenta, de 17 a 25 de agosto, a peça “Fio de Terra, que mistura teatro, música e performance. Vozes ecoam ao longe e, aos poucos, se enredam em cantos; elas se materializam em diferentes camadas de histórias e jornadas que atravessam os séculos. Sem texto, e por meio de um encontro vivo entre atores, espaço e público, o espetáculo se coloca diante de perguntas sobre o homem contemporâneo e suas origens. O sagrado e o profano são questões abordadas, deixando transparecer um presente e um passado que se espelham. Indicada para maiores de 16 anos, a peça se inicia às 20h às sextas-feiras, e às 18h aos sábados.

Já no dia 21 de agosto, terça-feira, às 20h, o Teatro Kaus Cia. Experimental apresenta a “Leitura dramática: Contra o processo, indicada para maiores de 18 anos. O espetáculo mistura humor e horror, e morte e comédia, ridicularizando – como um espelho que distorce a realidade – e traçando uma crítica ao progresso humano. A peça reúne cenas surrealistas, e faz parte da Trilogia da Indignação, que inclui também as peças Contra o Amor e Contra a Democracia, que também será encenada na Oficina.