Pedalada com música agita as ruas de Itaquera

Onze bandas se apresentam ao longo de quatro trajetos pelo bairro

22 de setembro de 2018

Das 9h às 13h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

E se você pudesse andar de bike enquanto aproveita alguns shows ao ar livre? Esta é justamente a proposta da Ciclovia Musical, evento que agita as ruas de Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo,nas manhãs do Dia Mundial Sem Carro, que acontece em 22 de setembro. A pedalada com música oferece quatro roteiros gratuitos que saem do Atacadão da Jacú Pêssego (Estrada do Pêssego, 100) ou do Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308 – Portão 3). É preciso se inscrever no site.

Onze bandas participam dos roteiros, explorando diversos estilos. O Quarteto Groove Guys é formado por violino, viola e violoncelo e mescla pop, jazz, soul, funk e MPB. O show acontece às 9h30 no Atacadão da Jacú Pêssego.

A banda Teko Porã carrega uma mistura étnica com letras em guarani, ritmos africanos e instrumental cigano. O grupo é formado por músicos de rua que há cinco anos tocam nos corredores e vagões do metrô de São Paulo. Eles se apresentam às 9h30 no Anfiteatro da Piscina, que fica no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

Formado por músicos da Orquestra Sinfônica da USP, o Quinteto Vento Tropical interpreta um repertório variado de música de câmara, dando ênfase a sonoridade peculiar da flauta, do oboé, do clarinete, do fagote e da trompa. O grupo toca às 10h30 na Quadra de Areia, que fica no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

O Trio Urutau, mescla fagote, acordeon e contrabaixo acústico. Em seu repertório, sonoridades bem distintas, como Bach e John Coltrane. A apresentação acontece às 10h30 no Jardim da Sede Social do Sesc Itaquera (Avenida Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000).

O Sopra Trio é formado apenas por mulheres e mostra um repertório eclético com obras de grandes compositores da música popular brasileira e clássicos da música erudita. Este show acontece às 10h30 no Gazebo, localizado no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

Dedicado também a música de câmara, o Quinta Essentia tem mais de uma década de trajetória e é um dos poucos no mundo a explorar a flauta doce em diferentes universos musicais. A apresentação acontece às 11h no Planetário do Parque do Carmo (Rua John Speers, 137).

O Trio & Arte Jazz Band recria o jazz que surgiu nas cidades de New Orleans, Chicago e Nova Iorque nos Estados Unidos na década de 1920. No repertório, composições de King Oliver, Sidney Bechet, Jelly Roll Morton, Louis Armstrong, Scott Joplin, Buddy Bolden, Irving Berlin, Tin Pan Alley, entre outros. A apresentação acontece às 11h na Varanda da Sede da Guarda Civil Metropolitana, que fica no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

Há também uma atração infantil! Vencedor, em São Paulo, dos prêmios APCA 2013 Melhor Musical Infantil e FEMSA na Categoria Especial pela Divulgação da Música Erudita e Folclórica, o espetáculo “Operilda na Orquestra Amazônica”, conta a história da música erudita do Brasil… em uma hora! A atração começa às 11h na Casa de Vidro, localizada no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

Criado em 2011, o Grupo Ôncalo adotou as ruas de São Paulo como palco, disseminando o conceito de Street Band, com instrumentos de metais e bateria desmembrada. Em seu repertório, rock brasileiro dos anos 1980, Tim Maia e MPB. A apresentação acontece ao meio-dia no Atacadão da Jacú Pêssego.

O Quarteto Paulista de Saxofones mostra toda a versatilidade do instrumento com um repertório que mistura obras populares e clássicas, de Bach a Pixinguinha. O show ocorre às 10h na Praça Nossa Senhora do Divino Pranto (Rua Professor Leonardo Van Acker, 104).

Unindo músicos da Jazz Sinfônica e da Orquestra do Theatro São Pedro, o Quarteto Real existe há seis anos e toca MPB e mestres da música clássica, como Mozart, Beethoven e Tchaikovsky entre outros. Quem quiser apreciá-los deve se dirigir à Varanda da Sede da Guarda Civil Metropolitana, às 9h. Fica no Parque do Carmo (Rua Osvaldo Pucci, 308).

Todos os roteiros serão acompanhados por monitores do Bike Anjo, responsáveis por fazer a assistência ao longo do trajeto, e por monitores artísticos, dedicados a fornecer informações sobre cada apresentação. E os batedores da Porto Seguro garantem a segurança nas ruas.

Para se informar sobre os roteiros, acesse o site.