Perifacine: fascinante, itinerante, nosso

Por: Catraca Livre

O Perifacine atua exibindo vídeos curtas-metragens gratuitos na Zona Leste desde 2008, com objetivo de formar público e difundir a produção audiovisual nacional na periferia de São Paulo.

Venha conhecer o universo audiovisual e participar do processo de popularização do cinema e vídeo nacional em sua região.

Conheça os projetos do Perifacine no site Mundo em Foco

Histórico do Perifacine:

O grupo “Perifacine: Fascinante, Itinerante, Nosso” vem atuando na região desde 2007, reunindo habilidades e talentos locais para atuar inicialmente em prol do desenvolvimento cultural e social nas periferias.

A primeira ação da equipe resultou na implantação da biblioteca comunitária Maria Cursi; em seguida, a produção de dois vídeos documentários (São Mateus em Movimento e CEC Maria Cursi).

Após as produções dos documentários fomos estimulados a produzir um evento que chamamos de “São Mateus em Movimento”, em busca do resgate histórico individual e coletivo do local (questões trabalhadas em pesquisa e produção dos vídeos). No evento produzido, ocorreram atividades voltadas à leitura, apresentação de monólogo teatral, exibição do vídeo documentário São Mateus em movimento e a exposição de fotografia “São Mateus em Foco”.
Após o evento, 95% das pessoas entraram em contato com o grupo para saber se existia previsão de novas ações; foi quando o edital “Criando Asas” abriu inscrições e decidimos nos inscrever, visando atender ao apelo de moradores (espectadores e 69 depoentes dos documentários) que a todo o momento solicitavam novas ações, dentre os pedidos surgiu a idéia de fazer um projeto de mostras itinerantes de cinema e vídeos na região de São Mateus.

Quando enviamos o projeto e resolvemos atuar com mais uma região “Sapopemba”, fomos selecionado conseguimos comprar um equipamento que não era muito bom, mas que supria a necessidade por um período. No decorrer do projeto construímos um acervo com aproximadamente 160 vídeos curtas-metragens (procedentes de escolas de vídeo como o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, Oficinas Tela Brasil, Cineasta Jeferson De e diversos grupos independentes como Cinema de Guerrilha).

Durante o projeto apoiado pela Red Bull exibimos 82 vídeos curtas-metragens, em 09 mostras que chegou a atingir 910 pessoas de diversas faixas etárias, porém todos moradores ou trabalhadores da Periferia.

E ainda neste momento acabamos participando do ENTRETODOS (Festival de Curtas Metragens Sobre Direitos Humanos), como grupo de projeção itinerante. Realizamos projeções em Ermelino Matarazzo, Moóca no Arsenal da Esperança, entidade que acolhe aproximadamente 1.500 homens em situação de rua, na Casa de Cultura de São Mateus e escola no Jardim da Conquista e Jardim São Francisco.

Em 2009 realizamos 8 mostras de curtas metragens na (AMSF) Associação de Moradores do Jardim São Francisco com programas do Coletivo de Vídeo Popular. Em 2010 o Perifacine realizou 19 mostras de curtas metragens em 14 unidades Fundação Casa das regiões Brás, Pirituba, Vila Leopoldina, Raposo Tavares e Franco da Rocha.

E agora pretendemos voltar a todos locais que passamos e atingir dois novos espaços como CEDECA e PAIF para continuar o processo de formação de público em cinema e vídeo nacional e estimular o interesse sobre o meio audiovisual.