Petra Belas Artes rebatiza duas salas com sessão e brejinha na faixa

Sala 2 e 3 do cinema passam a se chamar Sala Leon Cakoff e Sala Rubens Ewald Filho, respectivamente

Reaberto com todos os protocolos de segurança desde o dia 10 de outubro, o Petra Belas Artes realiza nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 19h30, uma cerimônia simbólica para homenagear dois importantes nomes para o cinema nacional: Leon Cakoff (1948-2011), fundador da “Mostra Internacional de Cinema de São Paulo”, e Rubens Ewald Filho (1945-2019), jornalista e crítico de cinema.

Durante o evento, o cinema irá rebatizar as salas 2 e 3 em homenagem a estes dois grandes incentivadores da sétima arte no Brasil. Na sequência será exibido o filme “Dias”, do cineasta malaio-taiwanês Tsai Ming-liang, que foi um dos destaques da “Mostra”. A sessão terá ingressos gratuitos para os 50 primeiros que chegarem ao Petra Belas Artes, com direito a brejinha na faixa para os presentes!

Petra Belas Artes rebatiza as salas 2 e 3, que passam a se chamar Sala Leon Cakoff e Sala Rubens Ewald Filho, respectivamente
Créditos: Divulgação
Petra Belas Artes rebatiza as salas 2 e 3, que passam a se chamar Sala Leon Cakoff e Sala Rubens Ewald Filho, respectivamente

De acordo com André Sturm, responsável pela iniciativa, Leon Cakoff criou e manteve a mostra, que durante muitos anos, foi a única maneira de ter acesso ao que se produzia de melhor no cinema mundial. Já Rubens Ewald Filho tornou o cinema um assunto popular e com sua incrível memória estava sempre estimulando as pessoas a conhecerem filmes por meio de matérias em jornais e revistas, ou na TV.

“O Belas Artes tornou-se o templo da cinefilia em São Paulo. O cinema mais querido de quem ama o bom cinema. Nada mais justo que suas salas homenageiem dois críticos que foram dos mais importantes para despertar e valorizar este amor na cidade”, finaliza Sturm.

  • “Dias”

No filme, Kang mora sozinho em uma casa grande. Através de uma fachada de vidro, ele olha para as copas das árvores açoitadas pelo vento e pela chuva. Sente uma dor estranha de origem desconhecida que mal consegue suportar e que se espalha por todo o seu corpo. Non vive em um pequeno apartamento em Bancoc, onde prepara metodicamente pratos tradicionais de sua aldeia natal. Quando Kang encontra Non em um quarto de hotel, os dois homens compartilham sua solidão. Ambos esquecem o lado duro da realidade por uma noite, e talvez até se aproximem da verdade, antes de retornarem ao seu cotidiano.

O filme foi exibido no “IndieLisboa” e no “Festival de San Sebastián”, e recebeu a menção especial do Prêmio Teddy no “Festival de Berlim”. Confira o trailer:

  • Protocolos de segurança

Em setembro, a prefeitura assinou os protocolos de retomada do setor cultural. As regras para os cinemas preveem capacidade reduzida a 60% do público, horário de funcionamento limitado a oito horas, obrigatoriedade do uso de máscaras, medição temperatura dos frequentadores e disponibilização de álcool em gel. Além disso, é preciso manter um distanciamento físico de 1,5 metro entre as pessoas, dentro e fora das salas, o que interdita algumas poltronas.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Que tal curtir mais cinema pela cidade?