Últimas notícias:

Loading...

Pina Estação sedia a maior mostra já realizada de José Damasceno

Exposição reúne 80 trabalhos, entre peças inéditas e remontagem de obras famosas

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Até 30 de agosto de 2021

Segunda - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De quarta-feira a segunda, das 11h às 17h (é obrigatório reservar os ingressos online)

Saudades de dar um rolê por SP? Tem exposição nova desembarcando na Pina Estação. É a maior mostra já realizada de José Damasceno… E sabe quanto custa? Nada! Você leu certo! A entrada é gratuita, é só reservar ingresso no site.

José Damasceno na Pina Estação
Crédito: Pedro Motta / divulgação Na obra “Trilha sonora” (2002) o desenho de uma cordilheira é formado por martelos pregados na parede

“José Damasceno: moto-contínuo” fica em cartaz na instituição até dia 30 de agosto, de quarta-feira a segunda, das 11h às 17h. Mas, atenção: é obrigatório reservar o ingresso com antecedência.

A mostra apresenta cerca de 80 obras, cinco delas inéditas e 40 apresentadas pela primeira vez na cidade, todas criadas entre 1989 e 2021. Incrível, não?

Damasceno é reconhecido pelo uso de múltiplas linguagens, peças com grandes escalas, além do caráter reflexivo de seus trabalhos. O curador, José Augusto Ribeiro, selecionou esculturas, desenhos, instalações e fotografias que se reportam ao cinema, à música, ao teatro, à arquitetura e ao próprio campo da arte.

José Damasceno
Crédito: Pedro Motta / divulgaçãoObra “Trilha Sonora” em destaque

Na obra “Trilha sonora” (2002) é possível ver como longas fileiras de martelos pregados na parede dão forma ao desenho de uma cordilheira. Montada na Bienal de São Paulo de 2002, a obra retorna à cidade 20 anos depois. Na exposição, o visitante também tem acesso a trabalhos jamais vistos em São Paulo.

É o caso da obra “Snooker” (2001), composta de uma mesa de sinuca sobre a qual se derramam emaranhados de lã amarela de 2 mil novelos, pendurados em um par de luminárias presas ao teto da sala. Apesar de ser um trabalho bastante conhecido do artista, ele nunca havia sido apresentado na cidade.

Snooker, José Damasceno
Crédito: Divulgação“Snooker” é uma obra impressionante de José Damasceno

A obra “Snooker”, não é a única produzida a partir de uma grande quantidade do mesmo material. A curadoria selecionou também “Paisagem crescendo”, constituída por cigarros de aproximadamente 160 maços e “Monitor-crayon”, formado por cerca de 75.000 bastões de giz de cera. 😱😱😱 Já imaginou? Não é bolinho não!

A exposição ainda tem uma sessão com desenhos e fotografias produzidas pelo artista. Bora passear?

A Pina Estação manda avisar que todos devem ter a temperatura aferida, usar máscara e que não é permitido tirar a máscara em nenhum momento, nem para selfies! Também é preciso manter o distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


Quer algumas dicas para curtir de casa mesmo? Então se liga: