Confira a programação completa da #PinaDeCasa

Para matar a saudade da Pina, você pode conferir a primeira mostra virtual do museu, além de curtir um tour 360º e outras atividades imperdíveis

Por que você não usa o tempo livre da quarentena para aprender um pouquinho mais sobre arte? Um dos museus mais legais e bonitos de SP, a Pinacoteca do Estado lançou a programação online #PinaDeCasa. O destaque vai para a primeira exposição virtual do museu: “Distância”, em cartaz até o dia 3 agosto. Arraste a tela e descubra tudo! 😉

Pinacoteca do Estado
Crédito: @PinacotecaSP/FacebookPinacoteca te ajuda a sobreviver à quarentena com uma programação online incrível

Quem ainda não conhece o museu – ou simplesmente quer matar saudades da Pina – pode começar fazendo um tour virtual por esse prédio histórico. Por meio deste link aqui, você pode percorrer, com visão 360º, algumas das principais salas da instituição e contemplar de longe algumas obras do acervo permanente.

FAÇA TOURS POR FAMOSOS MUSEUS BRASILEIROS SEM SAIR DE CASA!

Se você quiser explorar centenas de obras do acervo da instituição mais de pertinho e ainda aprender um pouco mais sobre cada uma delas, basta clicar neste link aqui. No mesmo endereço, você encontra um aulão de respeito sobre a icônica pintura “O Mestiço”, do mestre brasileiro Cândido Portinari (1903-1962).

Quadro 'O Mestiço', de Cândido Portinari
Crédito: Acervo da Pinacoteca do Estado de São PauloConheça todos os detalhes sobre “O Mestiço” (1934), de Cândido Portinari, no Google Arts & Culture

Até 3 de agosto, está em cartaz a primeira exposição online da Pina: “Distância“. Com curadoria de Ana Maria Maia, a mostra reúne cinco trabalhos em vídeos e filmes.

São eles: “Da janela do meu quarto” (2004) de Cao Guimarães; “O batedor de bolsa” (2011) de Dalton Paula; “Tarefa I” (1982) de Leticia Parente; “9493” (2011) de Marcellvs L.; e “A banda dos sete” (2010) de Sara Ramo.

Para conferir a exposição virtual, basta clicar neste link.

A Pinacoteca ainda disponibiliza em seu canal no YouTube vários conteúdos interessantes, como vídeos de making of de montagem de algumas exposições que passaram por lá e um flashmob divertido com vários instrumentistas tocando o tema clássico “Bolero de Ravel” dentro do prédio.

Outro destaque é a roda de conversa “Desobediência Poética” entre a artista Grada Kilomba e a filosofa feminista Djamila Ribeiro. O bate-papo rolou por lá em 2019.

Outra conversa bacana é “Mulheres Radicais: arte latino-americana, 1960-1985”, sobre a exposição homônima que passou por lá em 2018 só com obras de artistas mulheres. Estão presentes no bate-papo as artistas Maria Eugenia Chellet, Maria Evelia Marmolejo, Paz Errazuriz, Cecilia Vicuña, Lole de Freitas e Vera Chaves Barcellos, além das curadoras da mostra Cecília Fajardo-Hill e Andrea Giunta.

A criançada também tem espaço na programação online da Pinacoteca. O site da instituição disponibiliza vários jogos e brincadeiras educativas sobre arte e as obras do acervo. Pode ser um momento bem bacana para passar em família.

jogos e brincadeiras para crianças no site da Pinacoteca
Crédito: Site da Pinacoteca de São PauloJogos e brincadeiras no site da Pina ensinam sobre arte para crianças

Além de tudo isso, às manhã durante o período de quarentena, a Pinacoteca posta em sua fanpage no Facebook fotografias de suas obras, com detalhes e curiosidades bem bacanas sobre cada uma delas.

Curtiu? Então, dá uma olhada nesses programões online para curtir sem sair de casa: