Poema de Wlademir Dias-Pino vira exposição no MAR

Mostra reúne mais de 800 peças do artista

Entre os dias 1º de março e 5 de junho, os cariocas podem conferir o trabalho de Wlademir Dias-Pino no Museu de Arte do Rio – MAR. A exposição  O poema infinito de Wlademir Dias-Pino reúne mais de 800 peças do artista. A visitação acontece de terça à domingo, das 10h às 17h. O ingressos custam R$8 e as terças e o último domingo de cada mês tem entrada Catraca Livre.

A exposição toma como eixo central quatro obras: O dia da cidade, Ave,Solida e Numéricos. No primeiro, o artista conecta os versos a linhas, descreve pontos de Cuiabá. No segundo, páginas transparentes e palavras soltas apresentam diversas possibilidades de leituras, como a apropriação da ambiguidade entre as palavras solidão e sólida. Já o último é uma brincadeira que associa palavras a números, gerando poesia a partir de formulações aritméticas, numa crítica à toda ideia de inspiração do artista.

A exposição ampliar a experiência sensorial dos trabalhos.  Outro destaque é a Enciclopédia Visual Brasileira, na qual o artista vem trabalhando nos últimos 20 anos. Composto por 1001 volumes, o trabalho pretende apresentar, por meio de pranchas resultantes da montagem alegórica de referências culturais diversas, a história da construção da imagem no mundo.

No dia 5 de junho, às 15h, acontece o Sarau em Libras, onde cada participante inscrito vai sortear um papel de dentro de uma urna e será desafiado a recitar poesias em Libras com as palavras sorteadas, que serão traduzidas para português. O contrário também pode acontecer, caso algum ouvinte queira participar da dinâmica.