Polêmica, peça com Jesus travesti tem sessões gratuitas em SP

'O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu' se apresenta na Oficina Oswald de Andrade neste fim de semana

Desde o ano passado, o espetáculo O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu tem se envolvido em polêmicas por onde passa. Alvo de críticas de conservadores e de censuras, a peça já foi impedida judicialmente de ser apresentada no interior de São Paulo e de Pernambuco. Nesta sexta, 17, às 20h; e sábado, 18, às 18h; a montagem volta à capital paulista, agora com apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Em ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’, Jesus Cristo retorna como uma travesti
Créditos: Divulgação
Em ‘O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu’, Jesus Cristo retorna como uma travesti

A peça sugere o que aconteceria se Jesus Cristo vivesse nos tempos de hoje e fosse travesti. A partir desse questionamento, a atriz travesti Renata Carvalho, interpretando Jesus, reconta histórias bíblicas como “O Bom Samaritano” e “A Mulher Adúltera”, transpondo-as para a contemporaneidade.

Jo Clifford, que é transsexual e se identifica como católica, escreveu a peça como uma maneira de lidar com questões que, para ela, são colocadas como opostas atualmente. Assim, a montagem coloca em contraste a opressão e a intolerância sofridas por pessoas LGBT com os valores ensinados pela filosofia cristã – como amor, perdão e aceitação.

Com direção de Natalia Mallo, O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu estreou no Brasil em agosto de 2016. Desde então, a peça passou por várias situações polêmicas, incluindo dois episódios de censura. Em 2017, a justiça cancelou uma apresentação no Sesc Jundiaí, no interior de São Paulo, e em julho deste ano, a peça foi banida também pela justiça em Garanhuns, no interior de Pernambuco.

Informações complementares:
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: retirar com uma hora de antecedência

Em parceria com SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário SP Escola de Teatro

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.