Últimas notícias:

Loading...

‘Portinari para Todos’ explora universo de um dos maiores artistas brasileiros

Mega exposição do MIS Experience apresenta as obras e a trajetória de Candido Portinari em três áreas bem imersivas. Bora saber mais:

Por: Redação

Até 31 de julho de 2022

Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

De terça a sexta e aos domingos, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 18h.

Considerado um dos ícones da arte brasileira no século 20, o pintor paulista Candido Portinari (1903-1962) tem suas obras apresentadas ao público de forma inédita e imersiva! Estamos falando da exposição “Portinari para Todos”, que ocupa o incrível MIS Experience até 31 de julho.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta e aos domingos, das 10h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 18h. Os ingressos são vendidos aqui e custam entre R$30 (de quarta a sexta) e R$45 (aos sábados, domingos e feriados), mas a entrada é grátis às terças.

Crédito: Divulgação - site do MIS ExperienceA mostra “Portinari para Todos” reproduz os quadros do pintor nas telas gigantes do MIS Experience

#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolê, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Portinari em tamanho gigante

Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra é realizada em parceria com “Projeto Portinari”, iniciativa criada por João Candido Portinari (filho único do artista), com a missão de preservar e democratizar o acesso ao legado deixado pelo pintor

“Portinari para Todos” está dividida basicamente em três áreas expositivas. Você vai poder ver quadros icônicos de Portinari apresentados em enormes proporções nas telas em alta resolução e interativas do MIS Experience.

Na primeira seção, há sete instalações interativas que apresentam aos visitantes detalhes sobre a vida e o legado do homenageado. Em seguida, na sala “Portinari Imenso”, trabalhos icônicos do artista são apresentados em grande escala e de forma envolvente para que você tenha uma verdadeira imersão nas obras.

E, por fim, no terceiro espaço da mostra, o acervo de Portinari e a ligação dessa fera om a cultura e a história do país são contextualizados. O núcleo é uma grande reflexão sobre a importância de preservarmos a memória do artista.

Entre as inúmeras obras exibidas na mostra, você tem a chance de contemplar a famosa dupla de painéis “Guerra e Paz” (1956), que estampam, desde 1957, as paredes da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nos EUA. Uma curiosidade é que o artista não chegou a ver os trabalhos instalados, pois não conseguiu o visto para entrar no país.

Outro destaque da exposição é a famosa obra da série “Retirantes” (1944-1945), em que Portinari retrata a desigualdade e a miséria sob a forma de uma família que luta contra a seca. As telas da série foram expostas pela primeira vez em Paris, na França, em 1946, e estão expostas no MASP e no Centre Pompidou, na capital francesa.

Crédito: Quadro "Chorinho", 1942. João Candido PortinariS - João Portinari - divulgação - site do MIS Você tem a chance de ver preciosidades como o quadro “Chorinho”, de 1942

Você ainda vai encontrar os quadros “Lavrador de Café” (1934), “Palhacinhos na gangorra” (1957), “Café” (1935), “Chorinho” (1942), “Meninos Soltando Pipas” (1941) e outras tantas preciosidades!

Um pouquinho sobre Candido Portinari

Nascido no pequeno município de Brodowski, no interior de SP, em 29 de dezembro de 1903, Candido Portinari era filho de imigrantes italianos, de origem pobre. Ele começou a pintar aos 9 anos e foi morar no Rio de Janeiro aos 15 anos, quando passou a estudar na Escola Nacional de Belas Artes.

Crédito: Candido Portinari - autoria desconhecida - Domínio Público - Wikimedia CommonsCandido Portinari é um dos maiores artistas brasileiros do século 20

Em 1928, com apenas 25 anos, ganhou o Prêmio de Viagem à Europa com o quadro “Retrato de Olegário Mariano”, e muda-se de continente. Mora em Paris até 1931, quando decide voltar à sua terra natal e se dedicar a pintar os temas que mais marcaram sua carreira: a identidade brasileira, sobretudo a história e a cultura do nosso povo.

Crédito: Quadro "Café", 1935. João Candido PortinariS - João Portinari - divulgação - site do MIS Portinari ficou conhecido por extrair a “alma brasileira” em suas pinturas

Esse era o primeiro passo para que ele se tornasse um dos maiores pintores brasileiros do século 20, reconhecido em todo o mundo. Portinari morreu em 1962, por conta de uma intoxicação pelas próprias tintas que ele usava.

Saiba mais sobre a brilhante trajetória do artista aqui no site do “Projeto Portinari”.

SP está cheia de exposições maravilhosas! Dá uma olhada nestas outras dicas:

Compartilhe:

?>