Racismo na infância é tema de debate na peça ‘Príncipe Crioulo’

A peça conta a história de Rafael, um jovem que acredita ser necessário raspar seus cabelos crespos para ser escolhido para dar vida a um príncipe em um espetáculo da escola. (Foto: Ítalo Iago/Divulgação)

site: spescoladeteatro.org.br

telefone: (11) 3775-8600

facebook: facebook.com/spescoladeteatro

Por: SP Escola de Teatro | Comunicar erro

No espetáculo, protagonista sofre preconceito por parte de colegas e professores por ser negro.

Discussões sobre raça e identidade são assuntos que precisam ser discutidos desde a infância, seja na escola ou em família. É sobre isto que fala o espetáculo “Príncipe Crioulo”, que entra em cartaz na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro nesta semana. A montagem, que tem classificação livre, poderá ser vista todos os sábado do mês de abril, sempre às 16h.

A mãe do protagonista, ao perceber o que acontece com o filho, procura ajudá-lo a entender a sua identidade racial. (Foto: Ítalo Iago/Divulgação)

O espetáculo, que foi uma das atrações da programação da última edição das Satyrianas, em novembro de 2018, conta a história de Rafael, um jovem que foi transferido para escola onde a mãe trabalha. Em meio a um cenário de mudanças e novas perspectivas, ele passa a almejar o papel de príncipe na peça de fim de ano do colégio.

Depois de sofrer preconceito por parte de colegas e professores, Rafael acredita ser necessário raspar seus cabelos crespos para ter a chance de dar vida ao personagem.

A mãe do jovem, ao perceber o que acontece com o filho, procura ajudá-lo a entender a sua identidade racial ao mesmo tempo em que ela precisa rever a relação que construiu com os seus colegas de trabalho. A montagem é resultado de um experimento desenvolvidos por estudantes e egressos dos cursos da SP Escola de Teatro.

Compartilhe:

Tags: #peça de teatro #sp escola de teatro #Teatro
Autor: SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem por atribuições a formação profissional na arte teatral.

1 / 8
1
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
2
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
3
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
4
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
5
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
6
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
7
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
8
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …