Programa Igual Diferente

Por: Catraca Livre

Acesso livre para todos

Tendo como missão tornar a arte contemporânea brasileira acessível ao maior número possível de pessoas, o MAM-SP considera fundamental que todas as pessoas que desejem entrar em contato com a arte, independente de sua condição física, social ou psíquica, percebam e sintam realmente que esse universo lhes pertence.

Com esse intuito, a Área de Acessibilidade do MAM-SP cuida de que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas, sensoriais ou intelectuais.

Buscamos promover o acesso não só ao espaço do museu, mas a toda a programação e à equipe profissional. A diversidade de públicos é muito bem-vinda, e as atividades são elaboradas visando à conexão das diferentes linguagens, assim como às diversas percepções da arte contemporânea.

Inaugurada em 2010, essa área é resultado da união de diversas ações de uma gestão que pensa e promove o real acesso aos espaços culturais e à arte com o Programa Igual Diferente, desde 2002 responsável por projetos e atividades especializadas para o público diverso.

Por meio de parcerias com instituições de saúde e educação especial e com projetos sociais, o Programa Igual Diferente promove cursos regulares de diferentes modalidades artísticas. As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Pessoas com ou sem necessidades especiais, alunos com experiência ou iniciantes compõem os grupos das diversas atividades.

Desde sua implementação, 2.466 mil participantes puderam usufruir os cursos de artes anuais.

Confira a agenda de cursos do projeto Igual Diferente no MAM na Rede Catraca Livre.