Dia das Crianças 2020: caia na diversão com os pequeninos!

Tem shows, mostra de curtas, contação de histórias, espetáculos teatrais e muito amor ❤

Está chegando o Dia das Crianças e nada melhor do que curtir muito com os pequeninos, não? Estão previstos vários eventos para celebrar essa data – e é possível se divertir com toda a segurança!

Participe de um safari com dinossauros no “Jurassic Safari Experience”
Créditos: @jurassicsafaribr/ Instagram
Participe de um safari com dinossauros no “Jurassic Safari Experience”

Para te ajudar a decidir como celebrar em família, a Agenda Catraca Livre preparou uma lista recheada de programinhas diferentes… Bora conferir? 😉

  • “Meu Humano Saiu”

Quando: permanente | Todo domingo sai um novo episódio do podcast
Quanto: grátis
Onde escutar: pelo Spotify

Dori é a personagem do podcast “Meu Humano Saiu”
Créditos: Divulgação
Dori é a personagem do podcast “Meu Humano Saiu”

No podcast “Meu Humano Saiu”, criado pelo casal Nicole Marangoni (dramaturga, roteirista, diretora e atriz) e Eramir Neto (saxofonista e produtor musical), a personagem Dori, uma cachorra vira-lata, entretém as crianças em uma espécie de programa de auditório. Ela aproveita que seus donos foram dar uma volta para comandar a atração que conta com interações, brincadeiras e entrevistas com insetos e animais diversos.

É possível escutar a primeira temporada inteira, com participações especiais de Formiga, Mosquito, Joaninha, Lagartixa, Abelha, Minhoca, Libélula, Barata, Borboleta e Aranha.

  • “Histórias de Boca”

Quando: permanente
Quanto: grátis
Onde escutar: no Spotify

Terceira temporada do “Histórias de Boca” tem participações especiais
Créditos: Divulgação
Terceira temporada do “Histórias de Boca” tem participações especiais

Criado pelos atores Bia Borinn e Eduardo Munniz, o podcast traz histórias narradas em português para o público infantil e está comemorando o alcance de mais de 100 mil plays, em 53 países!

A terceira temporada traz fábulas de Esopo e contos populares brasileiros, com convidados ilustres para acompanhar os atores Bia e Edú nas narrações. São eles: Flávio Tolezani, Daphne Bozaski, Iberê Thenório, Daniele Valente, Márcia de Oliveira, Rai Teichimam, Thiago Adorno e Sidney Santiago.

  • “Musicar – Festival de Música Infantil”

Quando: de 10 de outubro a 15 de novembro
Quanto: grátis
Onde assistir: pelo YouTube do evento e pelo Spotify

Mundo Aflora é uma das atrações do festival
Créditos: Ana Catarina Duarte/ divulgação
Mundo Aflora é uma das atrações do festival

Tem festival de música para alegrar a criançada! Este ano acontece a primeira edição online do “Musicar”, evento que já ocorreu nos CCBBs de Brasília e Belo Horizonte e, em 2020, estava previsto para ocupar os palcos dos CCBBs de São Paulo e Rio de Janeiro.

A programação é intensa e diversa. Dá para aproveitar 50 atrações divididas em shows, vivências, oficinas e podcasts. Destacam-se a participação da moçambicana Lenna Bahule, dos mexicanos Chalanes del Amor, da carioca Bia Bedran e do paulista Hélio Ziskind. Veja a programação completa aqui.

  • “Reconto – Cada qual no seu recanto” | Mostra internacional de contadores de histórias

Quando: 12 de outubro, das 15h às 18h
Quanto: RS 20 | compre o ingresso aqui
Onde assistir: pelo Zoom

Bia Bedran é a idealizadora do “Reconto”, que acontece no Dia das Crianças
Créditos: Divulgação
Bia Bedran é a idealizadora do “Reconto”, que acontece no Dia das Crianças

Que tal acompanhar uma mostra internacional de contadores de histórias online e ao vivo? Esse é o “Reconto – Cada qual no seu recanto”,  projeto criado pela Belazarte Produções Artísticas.

Os espectadores podem aproveitar uma série de rodas de histórias temáticas, sempre com três convidados nacionais de estados diferentes e um convidado internacional. Desta edição participam José Mauro Brant (RJ), Bia Bedran (RJ), Benita Prieto (Portugal), Ana Sofia Paiva (Portugal), Roberto de Freitas (MG) e Luciano Pontes (PE).

Cada artista conta três histórias, intercalando as narrativas com canções, parlendas e poemas.

  • “Festival Arte como Respiro”

Quando: de 12 a 16 de outubro | Cada trabalho fica disponível por 24 horas no site da instituição, a partir das 15h
Quanto: grátis
Onde assistir: no site do Itaú Cultural

Entre segunda e sexta, o público pode assistir a uma série de espetáculos pensados para a criançada durante o “Festival Arte como Respiro”, do Itaú Cultural. São sete peças produzidas por grupos de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Veja quais são:

“O Som das Cores” é uma das atrações que abre a programação do festival
Créditos: @CatibrumTeatroDeBonecos/ Facebook
“O Som das Cores” é uma das atrações que abre a programação do festival

No dia 12, duas peças entram cartaz. Em “Seu Lobato em: Hoje É Dia de Festa!” (RJ), de Junior Pontes, ao se sentir entediado e sozinho em seu sítio, Seu Lobato convida todos os bichos para uma festa. Já “Som das Cores” (MG), da companhia de teatro de bonecos Catibrum, é baseado no livro homônimo de Jimmy Liao. A peça conta a história de uma jovem que, ao perder a visão, pensa que seu cachorro fugiu com seus olhos e sai em busca deles, enfrentando seus medos e inimigos.

O dia 13, terça, libera mais dois trabalhos. A contação de história “O Rouxinol e a Imperatriz”, do Coletivo Bassusseder (SP), reflete sobre nossos valores diante do medo, indicando como a apreciação da natureza e as relações de fidelidade são transformadoras. Por sua vez, o Clowns de Shakespeare (RN) exibe “Abrazo”. Em um lugar onde não é permitido abraçar, personagens atravessam um quadrado narrando encontros, despedidas  e situações de opressão, exílio, afeto e liberdade.

“Achados & Perdidos” é o espetáculo da Cia de Feitos no festival
Créditos: @defeitoscia/ Facebook
“Achados & Perdidos” é o espetáculo da Cia de Feitos no festival

Entre 14 e 16 de outubro, o “Arte Como Respiro” apresenta uma atração por dia. No primeiro, “Achados & Perdidos”, a Cia de Feitos (SP) trata de solidão ao contar sobre um garoto que se propõe a fazer uma longa viagem ao Polo Sul, perdendo sua própria história, para devolver um pinguim à sua terra natal. No segundo, “Entre Janelas”, do grupo Tato Criações (PR), um menino que esqueceu do seu melhor amigo, o cachorro Pitu, ao ganhar um computador, tem que descobrir como reconectar-se ao seu velho amigo.

O último espetáculo do evento é “sEUss”, da Ó1É Cia de Dança (SP). Inspirado em uma obra do escritor e cartunista norte-americano Dr. Seuss, a obra mostra que a travessia da vida precisa ser encarada com otimismo e diversão.

  • Semana da Criança – Vila Sésamo

Quando: de 12 a 17 de outubro
Quanto: grátis
Como participar: inscreva-se neste site

Aproveite a Semana das Crianças com a Sésamo
Créditos: Divulgação
Aproveite a Semana das Crianças com a Sésamo

Assim como a maioria das crianças de todo o Brasil, os personagens da Vila Sésamo, Elmo e Bel, também estão em suas respectivas casas cumprindo o distanciamento social! E para diminuir um pouco a saudade que estão dos pequenos, nas manhãs de 12 a 17 de outubro eles farão chamadas de vídeo para apresentar uma programação especial cheia de brincadeiras, música, dicas de atividades para as famílias.

Para deixar os encontros online ainda mais especiais, haverá participação de artistas brasileiros consagrados. Estão confirmadíssimas as presenças de Grandes Pequeninos, Quintal da Cultura, Barbatuques, Tiquequê, Hélio Ziskind, Warley Santana, Roberto Menescal e Tia Gê, Marcos e Paulo Sérgio Valle, Fortuna e Pato Fu.

Cada dia da semana é dedicado a um tema, como consciência do corpo, cuidado pessoal, saúde emocional, alimentação equilibrada, e atividade física. No sábado, dia 17, acontece um mix de tudo o que rolou e, às 16h, haverá uma live com especialistas da Sésamo e do Instituto Avisa Lá para responder dúvidas sobre hábitos saudáveis enviadas pelas famílias.

  • “Cine Curtinhas”

Quando: até 20 de outubro
Quanto: grátis
Onde assistir: no site do Itaú Cultural

Para quem adora assistir a animações, está em cartaz no Itaú Cultural a mostra “Cine Curtinhas”, dedicada ao público infantil. Até o dia 20 de outubro é possível ver sete curtas-metragens desse estilo produzidos por brasileiros.

Em “As Aventuras de Pety” (2019), de Anahí Borges, aparece um majestoso arco-íris no céu de Tutameia. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro.

Dalivincasso” (2013), de Marcelo Castro e Marlon Tenório, conta a história de uma obra de arte inédita que retrata dois pintores e chega a um museu em uma noite chuvosa. A água pinga sobre a pintura e liberta a dupla, que sai pela instituição interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.

“Dalivincasso” retrata o universo das artes
Créditos: Reprodução
“Dalivincasso” retrata o universo das artes

No curta “Eric Acorde” (2016), Telmo Carvalho conta a história de um menino de 10 anos que, com a ajuda de sua caixinha de música mágica, precisa enfrentar o metamórfico Pierrô para manter a harmonia dos mundos.

“Eric Acorde” é exibido gratuitamente no “Cine Curtinhas”
Créditos: Reprodução
“Eric Acorde” é exibido gratuitamente no “Cine Curtinhas”

“Gabi” (2018), de Claudio Furton fala sobre uma menina que precisa aprender a viver fora do mundo digital e fazer novas amizades após uma queda de energia.

“Hornzz” (2019), de Lena Franzz, mostra as escolhas e os desafios da menina Lu, que vive experiências únicas em cenários lúdicos e até surrealistas.

Na obra “Iemanjá Yemojá: a Criação das Ondas” (2015), de Célia Harumi Seki, a Rainha do Mar recebe de Olodumare o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.

Cena de “Iemanjá Yemojá: a Criação das Ondas”
Créditos: Reprodução
Cena de “Iemanjá Yemojá: a Criação das Ondas”

Por fim, o videoclipe da canção “Macacada” (2016), do grupo Angudadá, feito por Thomas Larson, apresenta um menino solitário que sonha em alçar voos cada vez mais altos. Com a ajuda dos amigos macacos, ele descobre novas formas de brincar e de perceber o mundo.

O videoclipe “Macacada” está na programação do “Cine Curtinhas”
Créditos: Reprodução
O videoclipe “Macacada” está na programação do “Cine Curtinhas”
  • “Festival de Música Infantil Peixe-Boi”

Quando: de 12 de outubro a 31 de dezembro | Novos vídeos saem sempre às 12h
Quanto: grátis
Onde assistir: no canal do YouTube Cultura Infantil

Grupo Capucheta é uma das atrações do “Festival de Música Infantil Peixe-Boi”
Créditos: Divulgação
Grupo Capucheta é uma das atrações do “Festival de Música Infantil Peixe-Boi”

A 4ª edição do evento apresenta artistas de destaque no cenário nacional, cujos trabalhos buscam o resgate, a preservação e a difusão da cultura popular e regional brasileira. O público pode curtir as performances de artistas como Grupo Girasonhos, Lili Flor & Paulo Pixu, Paulo Bira/Brasileirinhos, Meu Pequeno Coração Caipira, Cia. Cabelo de Maria, Grupo Capucheta/Henrique Menezes, Pé de Vento e Cris Barulins & Giba Pedroza.

No dia 12, Dia das Crianças, quatro vídeos ficam disponíveis: Giba Pedroza & Cris Barulins com “Maré”, Cia. Cabelo de Maria com “Mosquitinho”, Lili Flor & Paulo Pixu com “Seu Tatu” e Grupo Capucheta com “Brincou na Flor”. Até o fim do festival, 30 trabalhos podem ser vistos pelos espectadores. Acompanhe a programação aqui.

Bônus: curtindo com segurança fora de casa

#DicaCatraca: se quiser aproveitar o Dia das Crianças fora de casa, sempre lembre de medir a temperatura de todo mundo, usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e respeitar o distanciamento social. Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de mais cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?

  • Drive In – “Turma da Mônica”

Quando: de 10 a 12 de outubro, das 16h às 17h10
Quanto: R$ 150 (carros com até 4 pessoas)
Onde: Shopping Villa Lobos | Av. Doutora Ruth Cardoso, 4777 – Jardim Universidade Pinheiro

Tenha um encontro especial com a Turma da Mônica
Créditos: Reprodução
Tenha um encontro especial com a Turma da Mônica

Para os fãs da Turma da Mônica, é possível conferir sessões drive-in de “CineGibi 9” no Villa Open Air, anexo ao Shopping Villa Lobos, bem no fim de semana do Dia das Crianças. E para animar ainda mais o rolê, a Mônica, o Cebolinha, a Magali e o Cascão fazem uma aparição especial, interagindo com os carros.

O longa possui interpretação em Libras e conta as aventuras mais divertidas do Bairro do Limoeiro.

  • “Jurassic Safari Experience”

Quando: até 29 de novembro
Quanto: a partir de R$ 140 (carros com até quatro pessoas) | compre o ingresso aqui
Onde: Estacionamento do Parque Burle Marx | Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade

Viva uma experiência única no Parque Burle Marx
Créditos: @jurassicsafaribr/ Instagram
Viva uma experiência única no Parque Burle Marx

E se você pudesse ver diversas espécies de dinossauros bem de pertinho? É exatamente essa a proposta do “Jurassic Safari Experience”, que acontece no Parque Burle Marx.

O público percorre um trajeto de carro e tem a chance de contemplar 50 réplicas robóticas em tamanho real desses fascinantes seres. No trajeto existem alguns lugares para conseguir informações educativas sobre os animais em questão.

Ao final do percurso, todo mundo assiste a um show que conta a história de um grupo de cientistas que recriou dinossauros de diversos períodos a partir do DNA de fósseis. Nesse momento, os animais ganham vida e interagem com os carros.

  • “Snoopy 70 anos”

Quando: até 25 de outubro, das 12h às 20h
Quanto: grátis
Onde: Shopping Campo Limpo | Estrada do Campo Limpo, 459 – Campo Limpo

Exposição celebra os 70 anos dos quadrinhos do Snoopy
Créditos: Divulgação
Exposição celebra os 70 anos dos quadrinhos do Snoopy

A série de quadrinhos “Peanuts”, de Charles Schulz, que apresentou ao mundo o cão Snoopy e sua turma, completou 70 anos no dia 2 de outubro. Por isso, o Shopping Campo Limpo inaugurou uma exposição muito fofa com esses personagens!

Os fãs têm acesso a um boneco do Snoopy de três metros de altura, esculturas de Woodstock, Linus, Lucy, Charlie Brown e áreas “instagramáveis”. Em uma delas, o visitante pode até fotografar seu pet em cima da casinha do cachorrinho mais fofo das HQs.

Também tem um totem de realidade aumentada com molduras e stickers dos personagens para inserir nas selfies e até casinha para área de arrecadação de ração (para doação à ONG Cão Sem Dono)… Muito amor!

Quer mais dicas de programas culturais? Então se liga: