Últimas notícias:

Loading...

27º Festival É Tudo Verdade volta para as salas de cinema

Programação acontece de maneira presencial e online. Assista a até 77 títulos de 34 países!

Por: Redação

Atenção, cinéfilos! Quem não perde a oportunidade de assistir a um documentário vai vibrar com a notícia de que o Festival É Tudo Verdade voltou para as telonas. A 27ª edição, que acontece entre os dias 31 de março e 10 de abril, exibe 77 filmes de 34 países – e de graça!

A História do Olhar, Mark Cousins, Festival é Tudo Verdade
Crédito: Reprodução - Filme A História do Olhar“A História do Olhar”, de Mark Cousins, é o filme de abertura do Festival É Tudo Verdade

Para garantir a segurança de todos(as), o evento segue os protocolos sanitários ainda vigentes: uso obrigatório de máscara, apresentação do comprovante de vacina e salas sem a capacidade máxima, respeitando o distanciamento social.

No entanto, se você é mais caseiro(a) ou ainda não se sente tão confortável em ficar em uma sala de cinema, o festival mantém uma programação online nas plataformas É Tudo Verdade Play, Itaú Cultural Play e Sesc Digital.

A programação conta com longas, médias e curtas-metragens que participam de mostras competitivas – isso significa que todos os premiados se qualificam à disputa pelo Oscar de 2023. E ainda tem uma série de debates, conferências, masterclass e outras atividades.

Por isso, fique ligado(a) na programação do Festival É Tudo Verdade e marque na agenda para não perder nadinha.

O que assistir no Festival É Tudo Verdade

Quatro cinemas de São Paulo recebem títulos desse super evento: Espaço Itaú de Cinema Augusta (Rua Augusta, 1475 – Consolação), Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso), IMS Paulista (Avenida Paulista, 149 – Bela Vista) e Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – República).

E, para facilitar a sua vida, vamos te contar o que esperar em casa sala. Vem com a gente!

Na sala 1 do Espaço Itaú Augusta, são exibidas as sessões de abertura e encerramento, bem como a competição brasileira de longas e médias-metragens.

Claro que o filme que inaugura o evento de 2022 é poderoso! “A História do Olhar” (2021), de Mark Cousins, acompanha o cineasta enquanto espera por uma cirurgia oftalmológica. Ele aproveita a oportunidade para explorar o papel da experiência visual em nossa vida individual e coletiva.

Embora a sessão seja apenas para convidados, o público tem a chance de assistir ao longa a partir das 21h do dia 31 de março, na plataforma É Tudo Verdade Play. Atenção: a obra fica disponível por 24 horas e tem um limite de 1.500 visionamentos.

O encerramento também é em grande estilo. “O Território” (2022), de Alex Pritz, premiado em Sundance, é uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e EUA, que acompanha um jovem líder indígena brasileiro na luta contra fazendeiros que ocupam uma área protegida da Floresta Amazônica.

Veja no dia 10 de abril, às 20h, no Espaço Itaú Augusta ou a partir das 21h no É Tudo Verdade Play, com limite de 1.500 visionamentos.

O Território, Alex Pritz, Festival É Tudo Verdade
Crédito: Alex Pritz/Amazon Land DocumentaryO premiado “O Território”, de Alex Pritz, é o filme de encerramento do evento

No Centro Cultural Vergueiro, a programação é curta. Entre os dias 1º e 3 de abril, os espectadores podem ver a “Retrospectiva Ugo Giorgetti”.

Um dos destaques é “Uma Outra Cidade” (2000). No documentário, São Paulo é revisitada pelos poetas Antonio Fernando de Franceschi, Rodrigo de Haro, Roberto Piva e Claudio Willer, e pelo músico e escritor Jorge Mautner. Assista no dia 2, às 16h.

No IMS Paulista, o foco está nos curtas-metragens. Quem der uma passada na instituição entre os dias 1º e 3 de abril confere os programas “Curtas Especiais”, “Clássicos” e “Competição Brasileira de Curtas-Metragens”.

“A Ordem Reina” (2021), de Fernanda Pessoa, é uma das produções brasucas competindo pelo prêmio do Festival É Tudo Verdade. No documentário, a diretora viaja no tempo por sete países que tiveram experiências revolucionárias no século 20, acompanhada por uma voz feminina que recita o último texto de Rosa Luxemburgo, escrito um dia antes de seu assassinato, em 1919.

A temática te interessou? Assista no dia 03, às 17h30, no IMS Paulista ou entre os dias 1º e 10 de abril na plataforma Itaú Cultural Play.

A Ordem Reina, Fernanda Pessoa
Crédito: Reprodução - Filme A Ordem Reina“A Ordem Reina” é um dos curtas brasileiros do festival

Já o Sesc 24 de Maio mantém exibições dos programas “Foco Latino Americano” e “Estado das Coisas”, entre os dias 7 e 10 de abril.

Para quem não sabe, o “Estado das Coisas” é uma mostra não competitiva, composta por obras nacionais e internacionais de viés informativo e jornalístico. É uma bela chance de conferir o longa “Vento na Fronteira” (2022), de Marina Weis e Laura Faerman.

O filme se passa na violenta fronteira do Brasil com o Paraguai, coração do agronegócio brasileiro. A equipe acompanha o crescimento do poder político ruralista e suas ligações com o governo de Jair Bolsonaro. Ao mesmo tempo, retrata a intimidade da resistência feminina indígena na região, seus ideais comunitários e sua luta pelo planeta.

Assista no dia 8 de abril, às 19h, ou no dia 9, às 15h, no Sesc 24 de Maio. Se preferir, a obra é exibida no É Tudo Verdade Play, às 17h do dia 9.

O Kaiser de Atlântida, Festival É Tudo Verdade, Sebastián Alfie
Crédito: Reprodução - Filme O Kaiser de Atlantida“O Kaiser de Atlântida” é um dos latino-americanos do Festival É Tudo Verdade

Quer curtir um título latino? Que tal colocar na lista “O Kaiser de Atlântida” (2022), de Sebastián Alfie, uma coprodução Argentina, Espanha e República Tcheca?

Trata-se de uma ópera alegórica que mostra o Terceiro Reich governado pela loucura e pela morte. Seus autores, Viktor Ullman e Peter Kien, escreveram e ensaiaram a obra em um campo de concentração, mas foram mortos na câmara de gás duas semanas depois do primeiro ensaio.

Veja no Sesc 24 de Maio nos dia 7 de abril, às 17h, ou 9, às 13h. Se preferir, assista na plataforma É Tudo Verdade Play no dia 9, às 11h.

São muitos filmes interessantes em  exibição no Festival É Tudo Verdade. Acompanhe toda a programação do evento no site oficial.

Quer mais dicas de eventos imperdíveis?

?>