CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Programação infantil: atividades para divertir os pequenos na quarentena

Colônia de férias virtual, podcasts, teatro, contação de histórias, audiolivros e cursos estão entre as dicas para driblar o tédio da criançada!

Por: Redação

O período de quarentena não está fácil, não é mesmo? Principalmente para as crianças, que sempre querem brincadeiras novas. Para ajudar a entreter os pequenos e dar aquela chacoalhada nos ânimos, a Agenda Catraca Livre preparou uma lista com uma intensa programação infantil para eles curtirem muito em casa <3

criança brincando em casa
Crédito: IStock | Halfpoint Temos dicas maravilhosas para driblar o tédios dos pequeninos!

São muitas opções para deixar todo mundo bem ocupado ao longo do dia: tem peças de teatro, atividades para colorir, cursos, audiobooks e mais!

  • Desenhos

A Turma da Mônica está preocupada em manter as pessoas em casa e saudáveis durante essa quarentena. Por isso, o canal do YouTube desse pessoal maravilhoso está cheio de conteúdos bacanas para entreter as crianças.

Anota aí: duas vezes por semana, os conteúdos da Mônica Clássica e da Turma da Mônica Toy ganham novas montagens na forma de maratonas temáticas. E olha que vários personagens ganham espaço nesses conteúdos, como Chico Bento, Zé Lelé, Xaveco Franjinha, Milena e o Jotalhão. É só apertar o play e se divertir!

Ainda é possível navegar por outros conteúdos gratuitos.

Tem mais dica dessa turminha! Até dia 25 de abril, 188 gibis históricos da Turma da Mônica estão disponíveis gratuitamente! Para acessar, basta acessar o aplicativo Banca da Mônica, que está disponível em iOS e Android.

  • Podcasts

Os podcasts chegaram para ficar e tem algumas opções bem bacanas voltadas aos pequenos. Alguns, inclusive, são feitos por crianças. Legal, né? Se liga nessas dicas!

“Coisa de Criança”: a ideia aqui é explicar como as coisas funcionam de um jeito bem divertido. A primeira temporada abordou os fenômenos da natureza, como raios e trovões. E quem comanda o podcast são as próprias crianças!

“Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes”: as maravilhosas escritoras Elena Favilli e Francesca Cavallo se dedicam a uma louvável missão: contar a história de mulheres inspiradoras como Frida Kahlo, Harriet Tubman. E as narrações são feitas por outras manas incríveis, como a Jout Jout e a Daniela Mercury. Esse podcast é voltado a um público um pouquinho mais velho, mas vale super a pena conhecer, não?

“E se…Podcast”: outra boa pedida para os curiosos é esse podcast, dedicado a responder dúvidas incomuns, como “e se os dragões existissem”? E o melhor: quem responde tudo são o Bruno (de 8 anos) e a Luiza (de 5 anos).

  • Contação de histórias

Diversos artistas estão fazendo contações de histórias nesse período de quarentena. É uma mais legal que a outra! Se liga nas dicas:

Camila Genaro: diariamente, às 15h, Camila presenteia a criançada com histórias contadas ao vivo em sua página no Instagem @camila.genaro. Se perdeu alguma contação, alguns vídeos ficam disponíveis na fanpage  da Camila Genaro no Facebook.

Eliane Correia: criadora da página Mais um Ponto, Mais um Conto, Eliane conta uma história por dia até o fim da quarentena. Você acompanha tudo pelo canal dela no YouTube ou pela página do Facebook.

Karina Giannecchini: a atriz, que também é integrante do bloco Sainha de Chita, tem contado histórias de segunda a sábado por meio de lives em sua página do Instagram @kgianne. Para acompanhar seu trabalho, também dá para seguir a fanpage Histórias da Ká.

Samara Rosa: bonequeira e contadora de histórias, Samara tem feito lives às 16h na página @samaracontadora. Em seu perfil, há muitas dicas de livros com protagonismo negro. Também dá para acompanhar o trabalho dela na fanpage Samara Contadora.

Samara contadora
Crédito: Samaracontadora/ FacebookSamara Rosa privilegia histórias com protagonismo negro
  • Teatro

Também é possível incluir na programação infantil vários espetáculos teatrais!

A produtora Palavra Z tem disponibilizado diariamente, e durante algumas horas, algumas peças para os pequenos. É preciso estar atento (a) na agenda para não perder nada! Acompanhe tudinho direto do site.

A Cia. Le Plat du Jour liberou quatro espetáculos na íntegra no seu canal do Youtube. No repertório estão adapptações de contos de fadas: “Cinderela lá lá lá” tem uma gata borralheira super antenada com o mundo da moda, “Rapunzel” apresenta trilha sonora de Toquinho, “Os 3 Porquinhos” é contado por dois açougueiros bem doidinhos, e em “João e Maria” as aves Bicudinha e Bicudona falam sobre a floresta em que vivem, que sofre com o desmatamento.

  • Literatura

Stories Audible: esse período de isolamento pode ser ótimo para treinar novos idiomas, não? Por isso, a Stories Audible disponibilizou diversos audiolivros infantis com contos em seis idiomas. São histórias em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e japonês que podem ser transmitidas pelo desktop, notebook, celular ou até mesmo o tablet. É só escolher a favorita e apertar o play.

Auti Books: a editora disponibilizou audiolivros gratuitamente para a criançada. Entre as opções estão “Ali Babá e os 40 ladrões”, “O Pequeno Polegar” e “Pinóquio”. Para acessar, basta entrar neste link.

DarkSide: semanalmente, a editora DarkSide, conhecida por suas obras sombrias, libera atividades gratuitas para as crianças se divertirem nesses dias de isolamento social.

Tem ilustrações para colorir, caça-palavras, jogos de cartas e mais. Dá tanto para eles se divertirem sozinhos quanto para virar uma atividade em família. Para saber sempre das novidades, basta acompanhar o blog da editora.

programação infantil na quarentena
Crédito: Darksidebooks/ FacebookDarkSide tem liberado atividades semanais para a criançada
  • Música

Teatro Mágico: para derreter os corações dos pequenos – e das mães e pais  😉 -, o Fernando Anitelli realiza lives no Instagram @oteatromagico diariamente, às 11h. A ideia é preencher os dias com muita poesia e positividade, ajudando todo mundo a enfrentar a barra do coronavírus de um jeito mais leve.

Beatles para Crianças: a banda publica conteúdo novo nas redes sociais todos os dias, às 14h, no Instagram @beatlesparacriancas e na fanpage do Facebook, o grupo ensina a fazer instrumentos musicais, contam histórias sobre o rock e, aos sábados, fazem lives cantando.

  • Cursos e brincadeiras

DinoMundi: e se existisse uma colônia de férias online perfeita para entreter a criançada durante esse período de isolamento social? Desenvolvida pela Immplay, empresa especializada em tecnologia para brinquedos, os pequenos agora tem mais uma opção de diversão!

DinoMundi, programação infantil
Crédito: @Dinomundiworld/ FacebookNada como uma colônia de férias virtual, não é mesmo?

Inspirada naqueles acampamentos de verão maravilhosos eternizados em filmes que todo mundo já sonhou em ir, a Colônia de Férias disponibiliza diariamente, das 8h30 às 18h, inúmeras atividades lúdicas. Para participar, basta se cadastrar aqui.

A ideia é ser algo divertido para a família inteira. Tudo começa cedinho, com um café da manhã seguido por meia hora de exercícios – mas é para todo mundo participar, tá? Depois, entre às 9h20 e às 11h, os pequenos podem desvendar grandes mistérios na Floresta da Tijuca, explorando temas como tecnologia, matemática, arte e ciências, com especialistas em cada um dos assuntos.

Para a hora do almoço, tem um montão de receitas para a família cozinhar junto. Há uma pausa e os recrutas podem voltar a ativa às 14h, no momento de desenvolver o “projeto do dia”, que será elaborado física ou virtualmente, estimulando a criatividade e resolução de problemas, além de aplicar os conceitos apresentados durante as aulas da manhã.

Mas o aprendizado ainda não acabou! Às 16h, as crianças aprendem inglês com o Ursinho Snow. Em seguida, o Menino Dinossauro dá uma aula sobre as diferentes espécies dos gigantes que habitaram a Terra há muitos milênios. E quem completar todas as tarefas ganha um prêmio.

Faber-Castell: para quem ama desenhar, a empresa liberou sua plataforma de cursos online até o dia 19 de abril. Basta preencher um login e se inscrever. São muitas opções para soltar a criatividade (para crianças e adultos!): Galáxias em Aquarela, Monstros Incríveis, Lettering, Desenho realista, entre outras. Para acessar, clique neste link.

Happy Code: a rede de escolas de programação, maker e robótica desenvolveu uma proposta diferentona para a quarentena. A ideia é tirar as crianças e adolescentes da frente do computador. Para isso, criou a plataforma Despluga Aí com várias atividades offline para estimular estimular o raciocínio lógico e as habilidades manuais.

Um dos jogos é o do “algoritmo”, em que o aluno deve seguir instruções de um algoritmo para criar um origami. Até o fim do isolamento social, a plataforma será atualizada com novas brincadeiras.

Gostou das dicas de programação infantil? Aproveite para navegar por outras programações online: