Arte Moderna em casa: aproveite a programação online do MAM Rio

Confira dicas de filmes, oficinas lúdicas para crianças, vídeos, obras do acervo e até tour virtual

Por: Redação

Que tal usar essa quarentena para aprender sobre Arte Moderna? A programação online do MAM Rio está recheada de dicas iradas para você curtir no seu tempo livre e aliviar um pouco o tédio. Esse conteúdo é 0800 e pode ser acessado nas fanpages do museu no Facebook e no Instagram.

MAM Rio
Crédito: Dornicke/Wikimedia CommonsA programação online do MAM Rio está irada!

Você pode começar o rolé participando de um tour virtual pelas instalações do MAM Rio, que está instalado desde 1958 em um edifício modernista projetado pelo famoso arquiteto franco-brasileiro Affonso Eduardo Reidy. Além disso, os jardins e o paisagismo de todo o Parque Flamengo, onde o museu está localizado, são assinados pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx.

FAÇA TOURS POR FAMOSOS MUSEUS BRASILEIROS SEM SAIR DE CASA!

Nesse mesmo link, também é possível contemplar três exposições com obras do acervo da instituição: “Fotografia africana”, “Um museu carioca” e “Arquitetura e construção”.

E, desde o começo da quarentena, as fanpages do museu têm publicado fotos de outras obras do acervo com algumas curiosidades sobre os artistas.

View this post on Instagram

#Exposição | O trabalho de Wanda Pimentel (1943-2019) questiona a posição do feminino, a ambiência de uma feminilidade constantemente associada ao lar, a ideia da mulher como um ser doméstico. Essa tensão se nota por detalhes de sua anatomia (a mulher aparece sem rosto, sem identidade) e elementos como eletrodomésticos, móveis e peças de roupas, que aparecem na sua obra. ⠀ Para homenagear Wanda Pimentel, integrante da nova figuração brasileira (década de 1960), o MAM Rio inaugurou uma sala especial com obras da artista que fazem parte do acervo do museu, no terceiro andar do Pavilhão de Exposições. A mostra será reaberta ao público assim que sairmos da quarentena.⠀ ⠀ Imagens: ⠀⠀ 1. Detalhe de Sem Título, série Envolvimento (1969), vinílica sobre tela, 1.3 X 0.97m / 1.32 X 0.99 X 0.3m. Coleção Gilberto Chateaubriand MAM Rio.⠀⠀ 2. Obra completa⠀ Foto: Marco Terranova⠀ ⠀ #mamrio #exposição #wandapimentel #museumfromhome #museudecasa

A post shared by MAM Rio de Janeiro (@mam.rio) on

Para os cinéfilos de plantão, o MAM Rio tem dado algumas dicas de filmes que também pertencem ao acervo de sua cinemateca e estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Entre esses longas estão o brasileiro “Praia do Futuro” (2014), de Karim Ainouz; e a comédia inglesa “Monty Python em busca do cálice sagrado” (1975).

Além disso, nos stories e destaques do Instagram, você encontra outros filmes e vídeos, como uma apresentação da cantora Elis Regina no teatro do MAM Rio em 1971, o documentário clássico do Cinema Novo “Cinco Vezes Favela” (1962) e vários curtas-metragens.

Outra atração das fanpages do museu é o documentário “Me Cuidem-se, um filme processo” (2020), de Bebeto Abrantes e Cavi Borges, que reúne depoimentos e cenas da vida de oito pessoas de diferentes idades, crenças, profissões e grupos sociais que estão em confinamento nesta quarentena.

Se você procura atividades para estimular a criatividade da criançada, o museu também tem preparado algumas oficinas bem lúdicas, como “Diário de Bordo de Sonhos da Quarentena”, “Cidades Para Insetos” e “Inventar um Jogo de Tabuleiro”.

View this post on Instagram

Oficina 5 | Na atividade de hoje, vamos usar a criatividade para viver grandes aventuras. Pegue caixa de papelão, canetinha, dado, personagens variados e mãos à obra! Adulto, forneça o material e leia em voz alta o texto abaixo, caso a criança ainda não saiba ler.⠀ ⠀ Inventar seu Jogo de Tabuleiro⠀ ⠀ Quais pequenos objetos da sua casa podem virar personagens para viver um jogo de tabuleiro? Feijões? Milhos? Pequenos carrinhos e dinossauros! Desenhe seu universo de jogo no papelão e comece o jogo! Se você não tiver um dado, pode cortar pedacinhos de papel com cada número escrito e sortear eles :). Se você não vê, que tal usar uma caixa de ovo para guiar os caminhos do jogo? Cada personagem e função das casas pode ter um material diferente! Algodão, lixa da caixa de fósforo…⠀ ⠀ Atividade criada por Prili, MAM Rio #MuseumFromHome #museuemcasa #BlocoEscola #educativoMAMRio #museudecasa @p_r_i_l_i

A post shared by MAM Rio de Janeiro (@mam.rio) on

Quer mais programinhas virtuais para sobreviver à quarentena? Então, aproveite:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.