Museus literários têm programação online para quem ama histórias 📚

Descubra curiosidades sobre a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida

Por: Redação

Com tantos dias de isolamento social, fica difícil ter criatividade para driblar o tédio. Por isso, as instituições culturais têm criado várias atrações para manter o ânimo das pessoas nesse período. Para quem adora literatura, saca só: os três museus literários de São Paulo desenvolveram uma programação bem bacanuda e online!

fachada da casa das rosas com rosas rosa em primeiro plano
Crédito: DivulgaçãoEducativo da Casa das Rosas promove lives imperdíveis durante a quarentena

As lives acontecem semanalmente durante o mês de maio nas páginas de Facebook da Casa das Rosas (acesse aqui), da Casa Mário de Andrade (acesse aqui) e da Casa Guilherme de Almeida (acesse aqui), das 16h30 às 17h.

Mas, atenção: cada dia é dedicado a um museu diferente, então programe-se para não perder nada ;)

  • Casa das Rosas

Todas as quartas-feiras (dias 6, 13, 20 e 27) são focadas na Casa das Rosas. A equipe do educativo explora de diferentes formas vários assuntos relacionados à instituição. Acompanhe as novidades pelas redes sociais da casa.

Faça tours por famosos museus brasileiros sem sair de casa!

  • Casa Mário de Andrade

Já às quintas-feiras é a vez da Casa Mário de Andrade. No dia 7 de maio, o educativo explora os 100 anos da casa, contando a história da residência, de seus moradores e de como o local se transformou em patrimônio e museu.

No dia 14, o tema da live pode parecer um tanto inusitado: “A Faceta Musical de Mário de Andrade”. O escritor também foi um grande musicólogo, que além de produzir inúmeros ensaios e críticas sobre o assunto, foi professor de música.

Museus literários fazem lives na quarentena - Casa Mário de Andrade
Crédito: André Hoff/ DivulgaçãoÉ um tema mais legal que o outro nas lives da Casa Mário de Andrade

Duas formas de ensino são abordadas na transmissão online do dia 21, a educação formal e a não-formal. A ideia é traçar paralelos e conexões entre as duas vertentes, discutindo inclusive os desafios de utilizar uma combinação delas para estimular o aprendizado.

Por fim, dia 28, os educadores têm a missão de traçar um mapa afetivo da cidade de São Paulo utilizando poemas de Mário de Andrade e de outros autores. Durante a atividade, os participantes podem compartilhar suas poesias favoritas sobre as cidades onde vivem.

  • Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida está com as lives marcadas para as sextas-feiras (8, 15, 22 e 29 de maio). Acompanhe as novidades por meio das redes sociais da instituição.

Casa Guilherme de Almeida
Crédito: André Hoff/ DivulgaçãoAcompanhe as lives da Casa Guilherme de Almdeida

Já pensou em como seria a musealização da sua casa? Quem tem essa curiosidade pode se divertir com a live que acontece excepcionalmente na terça, dia 5, das 15h às 17h, pela plataforma Google Hangouts Meet. Prepare-se para entender um pouco mais sobre plantas arquitetônicas, desenhos e outros temas envolvendo a transformação de uma residência em museu. Para participar, inscreva-se no site da organização.

Gostou da programação online dos museus literários? Se quiser mais dicas para curtir a quarentena, se liga!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.