Últimas notícias:

Loading...

13ª Primavera dos Museus: mega programação gratuita ocupa SP

Selecionamos seis paradas obrigatórias em 2019! Vem ver:

Por: Redação

Até 29 de setembro de 2019

Todos os dias

Diversos horários - confira programação completa

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados

Grátis

Com o objetivo de democratizar a cultura e celebrar o início da estação mais florida do ano, até 29 de setembro acontece a 13ª edição da Primavera dos Museus!

A partir do tema “Museus por Dentro, Por Dentro dos Museus” , a programação busca estimular mais pessoas a frequentarem estes espaços, levando informações e experiências a respeito dos bastidores dos equipamentos.

Primavera dos Museus ocupa Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Imigração
Crédito: Divulgação | Vanessa Canoso Da esquerda para direita: Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu da Imigração

Sendo o museu um local para preservação da memória e para a construção de um patrimônio social, a ideia do evento é fortalecer a cidadania e as noções de pertencimento e identidade, contribuindo para o respeito à diversidade! Vamos junt@s?

Selecionamos alguns destaques da vez:

  • Museu do Futebol
Por tempo indeterminado, você pode curtir o Museu do Futebol de graça às terças-feiras!
Crédito: Juan GuerraPor tempo indeterminado, você pode curtir o Museu do Futebol de graça às terças-feiras!

Mais do que a história futebolística nacinal, o Museu do Futebol retrata a história do Brasil. De um jeito lúdico, divertido e muito emocionante, o espaço destaca a influência cultural do esporte em nossos costumes cotidianos. Ao todo, são cerca de 3.000 imagens e mais de seis horas de vídeos disponíveis em 15 salas!

O Museu do Futebol realiza, no dia 24, às 10h30, uma palestra sobre os bastidores do Museu, seguida de visita à área administrativa localizada sob os últimos degraus das arquibancadas do estádio do Pacaembu – as inscrições estão abertas e podem ser feitas por email: cultural@museudofutebol.org.br.

Você ainda pode conferir a mostra “Contra-ataque“, uma experiência questionadora que conta como as mulheres tiveram de lutar para conquistar o direito ao jogo, ao uniforme adequado para seus corpos, a participação na gestão esportiva, na arbitragem, na imprensa e a livre circulação nas arquibancadas; Clique aqui e descubra tudo!

  • MIS
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Crédito: Ding MusaMuseu da Imagem e do Som (MIS)

No dia 25, às 15h, o MIS promove o “Ciclo de Leitura e Imagens”, visita especial à exposição “Moventes”, que tem curadoria de Valquíria Prates. Parte da exposição FOTO MIS 2019, a mostra busca refletir sobre questões relativas ao trabalho e aos deslocamentos decorrentes dele.

Durante a visita, os participantes são instigados a compartilhar suas impressões e reflexões sobre a mostra. Esses pensamentos serão registrados em áudio e irão compor o acervo arquivístico (arquivo histórico) da instituição. Ao longo da Primavera de Museus, todos os grupos que realizarem visitas mediadas à mostra com o Educativo também irão registrar suas impressões.

  • Museu da Imigração
Fachada do Museu da Imigração
Crédito: Vanessa Canoso - DivulgaçãoQue tal um passeio ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo?

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.

Em seu novo projeto museológico, o espaço valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

No dia 27, a partir das 15h, o Museu da Imigração recebe o lançamento do livro “Infância Refugiada – Retratos de um Conflito”. Já no dia 28, às 15h, a atividade “O Museu, de dentro pra fora” reúne a equipe do museu para responder perguntas dos visitantes.

  • Museu de Arte Sacra de São Paulo 
Museu de Arte Sacra
Crédito: DivulgaçãoMuseu de Arte Sacra

No dia 28, a partir das 15h, o Museu de Arte Sacra de São Paulo organiza expedição aos seus jardins seguida de oficina de light painting, técnica fotográfica utilizada no registro de fontes luminosas.

O museu está instalado no último exemplar de chácara conventual urbana da cidade e reúne inúmeras árvores frutíferas – ou seja, o local perfeito para uma expedição cheia de aventura ;)

  • Pinacoteca de São Paulo
Pinacoteca de SP
Crédito: DivulgaçãoA Pinacoteca é um dos museus mais lindos de SP <3

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade!

Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

No dia 29, às 11h, a Pina disponibiliza ao público jogos relacionados ao acervo do museu, a fim de estimular a interação entre os visitantes e as obras em exposição.

  • Museu Afro Brasil
imagem externa museu afro brasil
Crédito: DivulgaçãoVista externa do Museu Afro Brasil, localizado no Parque Ibirapuera

No dia 29, o Museu Afro Brasil participa da Primavera dos Museus com uma visita à história do Parque do Ibirapuera e a experiência do encontro com as memórias, artes e histórias afro-brasileiras.

Por lá, você ainda pode conferir a mostra “A Arte de Elifas Andreato na Música Brasileira“, que reúne retratos de grandes artistas brasileiros, como Pixinguinha, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Cartola, Gilberto Gil e Clara Nunes!

 

Produzidos pelo artista plástico Elifas Andreato, autor de uma das mais importantes séries de obras iconográficas das principais referências da música brasileira, a seleção de obras inclui originais (alguns deles nunca antes expostos) e algumas reproduções, como o cartaz para os 50 anos da Semana de Arte Moderna.

Quer saber mais? A programação completa pode ser conferida no guia da 13ª Primavera dos Museus.

A Catraca Livre organizou um roteiro completinho para você conhecer mais ainda as instituições culturais da cidade:

Compartilhe:

Tags: #Museu