Últimas notícias:

Loading...

Primavera dos Museus celebra 15 anos com programação gratuita

MIS, Museu da Imigração, Museu do Futebol, Memorial da Resistência, Pinacoteca e vários outros espaços promovem atividades online e presenciais

Por: Redação

Até 26 de setembro de 2021

Todos os dias

Diversos horários - confira programação completa

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Grátis

A Primavera dos Museus faz 15 anos e dá um presentão para os amantes de cultura e arte: uma programação gratuita com mais de 1.700 atrações presenciais e online! Essas atividades podem ser conferidas até o dia 26 de setembro em instituições espalhadas por todo o Brasil.

Aqui em SP vários espaços queridinhos do público recebem o evento realizado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Entre eles, estão o MIS-SP, o Museu do Futebol, o Memorial da Resistência, o Catavento e o Museu da Casa Brasileira e a Pinacoteca do Estado. Legal, né? 💚

Primavera dos Museus
Crédito: Pinacoteca: Reprodução - @PinacotecaSP/Facebook | Museu de Arte Sacra: divulgação | MIS: Ding Musa | Museu da Imigração: Vanessa CanosoVários espaços culturais de SP participam da 15ª Primavera dos Museus

Com o tema “Museus: Perdas e Recomeços”, a programação cria uma reflexão sobre o complicado momento pelo qual passam nossas instituições culturais e busca estimular mais pessoas a frequentarem esses espaços.

Sendo o museu um local para preservação da memória e para a construção de um patrimônio social, a ideia do evento é fortalecer a cidadania e as noções de pertencimento e identidade, contribuindo para o respeito à diversidade!

O que conferir?

  • Museu do Futebol
Crédito: Juan GuerraO Museu do Futebol é visita obrigatória para os alucinados por esporte

Mais do que a história futebolística nacional, o Museu do Futebol retrata a história do Brasil. De um jeito lúdico, divertido e muito emocionante, o espaço destaca a influência cultural do esporte em nossos costumes cotidianos.

Durante toda a programação da Primavera dos Museus, das 9h às 18h, você pode assistir ao documentário “Jogando em casa: Nossas memórias do Isolamento”, que reúne relatos dos profissionais do Museu do Futebol sobre o período de isolamento e como foi o desafio do trabalho remoto.

E ainda dá para conferir a mostra “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, que homenageia Moacyr Barbosa, um dos maiores jogadores  do país. Por meio de fotos, vídeos, textos e objetos desse craque, a exposição também cria uma reflexão sobre o racismo em nossa sociedade.

  • MIS – Museu da Imagem e do Som
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Crédito: Ding MusaMuseu da Imagem e do Som (MIS)

Um dos museus mais queridinhos da cidade, o MIS promove a palestra online “Medos, perdas e recomeços”, com Claudinei Cássio de Rezende, professor de História da Arte da PUC-SP. Ele fala sobre a história social da arte pela temática do medo diante do acúmulo de agressões que atingiram o Ocidente entre os séculos 14 e 16, como a peste e as perseguições religiosas.  Para participar da conversa, que acontece no dia 22, às 19h, é só se inscrever aqui.

Já o programa “Roteiros e Roteiristas” convida o roteirista Lusa Silvestre e o diretor Daniel Filho para um bate-papo online sobre o filme “O Silêncio da Chuva”. A conversa acontece no dia 22, a partir das 20h, no Youtube.

  • Museu da Imigração
Fachada do Museu da Imigração
Crédito: Vanessa Canoso - DivulgaçãoQue tal um passeio ao Museu da Imigração do Estado de São Paulo?

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.

Em seu novo projeto museológico, o espaço valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.

A instituição recebe a inauguração da instalação artística “Avoar” no dia 21, às 11h. Essa ação colaborativa reuniu ceramistas de todo o Brasil e da América Latina na produção de pássaros de cerâmica com mensagens positivas.

  • Museu de Arte Sacra de São Paulo + Pinacoteca do Estado de SP
Museu de Arte Sacra
Crédito: DivulgaçãoMuseu de Arte Sacra

Já pensou no que há em comum entre o Museu de Arte Sacra e a Pinacoteca do Estado? Uma visita em vídeo explora as relações entre esses dois museus, que possuem coleções tão diferentes. A primeira parte dessa atividade fica disponível no Youtube a partir do dia 22 de setembro; e a segunda parte, uma roda de conversa virtual, acontece no dia 29, às 14h30, com inscrições online.

O Museu de Arte Sacra está instalado no último exemplar de chácara conventual urbana da cidade e reúne inúmeras árvores frutíferas – ou seja, o local perfeito para uma expedição cheia de aventura ;)

Pinacoteca de SP
Crédito: DivulgaçãoA Pinacoteca é um dos museus mais lindos de SP <3

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da cidade!

Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final dos anos 90.

Além da atividade integrada com o Museu de Arte Sacra, você pode visitar duas exposições presenciais incríveis que ocupam a Pina: a “Enciclopédia Negra” (saiba mais aqui) e “John Graz: idílio tropical e moderno” (saiba mais aqui).


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? ❤


A programação completa pode ser conferida no guia da 15ª Primavera dos Museus.

Quer mais dicas para curtir SP? Dá uma olhada:

Compartilhe:

Tags: #Museu